Ilusões Perdidas

Resenhas - Ilusões Perdidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jacy.Antunes 03/09/2022

Leituras na pandemia
Balzac e os personagens da Comédia Humana foram meus companheiros em 2020. Foi muito interessante acompanhar as vidas de Lucien Rubempre, Horácio Bianchon e outros que passavam de protagonistas à coadjuvantes nos nove volumes da obra. Há uma adaptação recente para o cinema disponível no NOW, que pretendo conferir.
Paulo Sousa 04/09/2022minha estante
Adoro Ilusões perdidas! Todo estudante de jornalismo deveria lê-lo!

Jacy.Antunes 04/09/2022minha estante
Assisti também o filme, de 2021 e ele é bem fiel ao livro.

Paulo Sousa 04/09/2022minha estante
Vou procurar!

Jacy.Antunes 04/09/2022minha estante
Assisti no NOW

Maitê 23/08/2022

Um bom encerramento para essa história tão complexa sobre amadurecimento e ilusões, agora que tem um tempo que já terminei, consigo até fazer uma conexão bem direta com a nossa relação com as redes sociais.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 12/08/2022

Resenha de Ilusões Perdidas-Balzac Editora: @lepmeditores

Lucien o jovem protagonista deste romance, quer ser um poeta admirado e aclamado. Do alto da ingenuidade, convencido de seu talento, ele cai nas graças de uma dama da sociedade e parte para a ilusão de conquistar Paris, desenhando de forma minuciosa seu caminho para fama e para a glória, que começa no outro lado da cidade onde vive e prosseguirá na selva parisiense, que não perdoa ninguém.
É neste livro que Balzac explode sua ira contra os críticos literários e setores da imprensa da época.

O que eu achei?

Realizando a leitura de Ilusões Perdidas, um grande clássico da literatura vamos perceber o quanto essa narrativa é descritiva e extremamente detalhista e isso posso afirmar: contribui muito para que possamos entender a história e perceber todos os momentos importantes dela.

Mas afirmo também que por ventura, a leitura pode ao mesmo tempo se tornar cansativa. Embora seja completa, Balzac possui uma escrita bem densa e um tanto complexa e todos os elementos textuais usados podem em certo momento, fazer com que o leitor queira desistir de certas passagens, mas claro, precisamos lembrar que o livro foi escrito em meados do século XIX.

Uma das coisas que (como poetisa) gostei muito, foi a descrição da paixão de Lucien pela poesia. Isso fez com que eu me sentisse cada vez mais conectada com o texto e gostasse bastante dessas passagens. Temos todos os tipos de personagens aqui, complexos, engraçados, necessários e desnecessários. Uma obra que se sustenta do inicio ao fim!

Uma obra que vai além da apresentação dos costumes de uma sociedade parisiense do sec. XIX! Cativante, inteligente e reflexiva! Um clássico necessário!

No mais, a edição está caprichada, muito bem organizada e belíssima. Fiquei muito feliz com esse recebido, não nego! Recomendo para todos e aqueles que tiverem interesse em saber mais, visitem o site da LPM!

E você? Já leu o livro? Ah, e se gosta do meu conteúdo, não esquece de curtir, comentar, salvar e compartilhar e me seguir para acompanhar mais postagens!
Até o próximo post!

#parceirolpm22 #lpmeditores #parceirolpm #ilusoesperdidas #balzac #resenha #

DeaGomes 03/08/2022

NÃO LEIA ANTES A INTRODUÇÃO DESSA EDIÇÃO!
Como eu já estou calejada da patifaria que a Penguin Companhia faz enfiando spoiler nas introduções, deixei para ler depois e, obviamente, lá estava toda a história e os desfechos descritos em letras garrafais! ????? Por isso, deixo a dica de ler a introdução somente depois de terminar a leitura do livro. Inclusive, lá você encontrará o desfecho de alguns personagens que em Ilusões Perdidas não é revelado, para isso seria preciso ler os livros que Balzac escreve na sequência desse (todos indicados na introdução).

Enfim, críticas (para essa edição e não para a obra) à parte, passei muita raiva com essa história MARAVILHOSA e estou apaixonada por Balzac! Síndrome de Estocolmo? Deve ser ? Ele escreve lindamente os costumes ardilosos de sua época.

Com esse livro só reafirmei o que a vida vem me ensinando:

? O ser humano é desprezível;
? O que aqui se faz, aqui não se paga;
? A ingenuidade não é uma virtude;
? Todo capitalista só enriquece por meio da exploração humana;
? O ser humano é desprezível ²
? O ser humano é muuuito desprezível ³...

Ed Carvalho 05/07/2022

Sem igual!
Um livro como este deve ter demandado muito tempo, muita intelectualidade e uma imensa dedicação do autor. É uma obra realmente incrível, muito bem escrita e que prende-nos do começo ao fim, dos detalhes sórdidos às ações mais importantes para a trama. Enfim, tudo no livro é muito bem elaborado e faz-nos ter uma ideia da potência do intelecto literário de Balzac.

Talvanes.Faustino 15/05/2022

Balzac a sombra
Outra leitura que fiz no ensino médio, peguei esse livro porque estava numa vibe, muito das trevas, quando li o título disse: p*,ra que título f! Fui ler, gostei especialmente das referências a Lord Byron.

O que vou dizer vai ser um tanto polêmica, entre leitores de clássicos, chatos, metido a besta. Sempre pensei em Balzac na sombra de Víctor Hugo. Balzac me parece enfadonho ou ao menos, foi assim que o entendi no ensino médio e essa impressão me impediu de voltar a ler Balzac.

Quem sabe, depois de ler VH eu queria me aventurar mais uma vez...

Maitê 25/04/2022

Primeira parte de um livro bastante complexo, que por diversas vezes me deixou perdida e confusa com seus inúmeros personagens políticos/literários/jornalistas que eram tão similares em si, tornando quase impossível distingui-los. Uma tentativa até inútil, pois no fim, a confusão estava também nesse personagem principal, que almeja tanto a glória, sem tentar entender o processo, que o final desastroso é esperado. Mas, não é um final, ainda temos muitas páginas pela frente no segundo volume.

Carlos Nunes 31/03/2022

Classicão absoluto
E chego ao fim da leitura de mais um classicão, nessa edição em dois volumes da Editora Abril, deliciosa de ler. Uma obra que para mim era uma questão de honra, porque eu já havia tentado fazer essa leitura algumas vezes na minha juventude e nunca prossegui. E esse também é um exemplo de uma obra que certamente não agrada a muitas pessoas, mas que para mim foi excelente. O livro conta a história de dois amigos do interior, Lucien e David, que têm aspirações poéticas e um deles, o Lucien, vai para Paris tentar a ascensão social e a carreira de escritor, mas lá vai se ver enredado em todas as armadilhas que aguardam um ingênuo jovem do interior, se envolvendo em tramoias, amores, jogo e outras situações que o afastam cada vez mais dos seus ideais e da sua integridade inicial, prejudicando não só a si como à sua família que permaneceu no interior. E curiosamente esse livro não tem capítulos, é todo um texto corrido, dividido apenas em três partes, a primeira de apresentação, a segunda contando a vida do Lucien em Paris e a terceira, de volta ao interior, mostrando o que aconteceu com David nesse período e após a volta de Lucien. Não vou dizer que é um livro fácil de ler, é bem detalhado e descritivo, e o Balzac é bastante prolixo, esticando demais certas cenas e sendo econômico em outras. Mas eu gostei demais dessa história, e recomendo a leitura para quem não tem medo de encarar esses clássicos intimidadores.

Mateus Sant'Ana 20/01/2022

Excelente romance, primeiro que leio do autor. Acostumado com a leitura folhetinesca do mesmo período, ler Ilusões Perdidas foi um choque: dividido em três partes, o livro não possui uma divisão em capítulos, contém poucos diálogos, e quando os tem, são longos, além dos parágrafo gigantescos que podem se estender por até quatro páginas. Esses elementos podem assustar o leitor contemporâneo, mas a história de Lucien de Rubempré (ou Chardon) é extremamente cativante. Muitos que apreciam as artes já tentaram de alguma forma produzi-la, e outros ainda ousaram sonhar em viver dela. É o que acontece com Lucien, que como muitos de nós, se vê surpreendido em um mundo em que a qualidade da obra tem menos importância do que sua as estratégias comerciais usadas para vendê-la. Escrito em uma época em que essa industrialização do processo literário se iniciava, o romance diz muito sobre o próprio Balzac e como ele se encaixa nesse contexto. Enquanto outros autores de sua época, notadamente Alexandre Dumas ou Eugène Sue, faziam fortuna publicando romances gigantescos, cheios de reviravoltas, personagens e subtramas do passado, Balzac concentra-se em ilustrar o caráter psicológico dos personagens e dramas que mais tem a ver com as dificuldades enfrentadas pelas pessoas comuns. Ilusões perdidas é um romance de fácil identificação, apesar de muitas de suas características serem difíceis de traduzir para o nosso tempo. O constante detalhamento dos números financeiros usados no mercado editorial, por exemplo, deixam o leitor perdido entre sous, francos, escudos e cartas de compensação bancárias, entre outros. Confesso que às vezes decidi ignorar esses detalhes, me atendo à conclusão que o autor nos entrega: que esse ou aquele personagem se encontra bem ou mal financeiramente. Ainda que seja um texto datado nesses aspectos, a trajetória de Lucien ainda tem forte apelo aos jovens que ainda ousam ter alguma ilusão, e que eventualmente as perdem.

val 19/08/2021

Lento
O livro tem apenas 3 capítulos longuíssimos que se desenvolvem lentamente pra acelerar tudo no fim.
Para mim, valem as observações do autor sobre a profissão de jornalista e as tramas por trás das intenções que parecem boas. Os personagens deixam-se levar pelos "bons" conselhos e me identifiquei com essa inocência deles que acaba levando ao título da obra.

Lorena Tostes 05/03/2021

Maravilhoso! Fiquei impressionada e enojada(raiva sorridente também)pelos acontecimentos, pois no fim das contas você acredita que o final será com sempre é, e ele acaba de dando uma rasteira ! Valeu cada página e cada agonia passada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6