Ilusões Perdidas

Ilusões Perdidas Honoré de Balzac




Resenhas - Ilusões Perdidas


84 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Ed Carvalho 05/07/2022

Sem igual!
Um livro como este deve ter demandado muito tempo, muita intelectualidade e uma imensa dedicação do autor. É uma obra realmente incrível, muito bem escrita e que prende-nos do começo ao fim, dos detalhes sórdidos às ações mais importantes para a trama. Enfim, tudo no livro é muito bem elaborado e faz-nos ter uma ideia da potência do intelecto literário de Balzac.
comentários(0)comente



Theodoro.Rusenvar 26/01/2016

Um livro inesquecível
Não se pode ler Balzac sem antes ler sua obra prima. Se isso ocorrer, não teremos ideia da real genialidade desse autor francês do século XIX, discípulo de Walter Scott e um dos criadores do naturalismo/realismo. Esta obra é obrigatória a todos aqueles jovens sonhadores que almejam o sucesso literário. O livro mostra a história de um jovem poeta e as facetas do desejo do sucesso megalomaníaco, assim como suas consequências. A inocência, o amor platônico, os desejos pueris e os golpes do destino que atingem aqueles que não estão preparados para lidar com qualquer tipo de sucesso. O livro começa lento e cheio de detalhes, mas ele se liberta na sua metade e a leitura flui fantasticamente.
comentários(0)comente



Talvanes.Faustino 15/05/2022

Balzac a sombra
Outra leitura que fiz no ensino médio, peguei esse livro porque estava numa vibe, muito das trevas, quando li o título disse: p*,ra que título f! Fui ler, gostei especialmente das referências a Lord Byron.

O que vou dizer vai ser um tanto polêmica, entre leitores de clássicos, chatos, metido a besta. Sempre pensei em Balzac na sombra de Víctor Hugo. Balzac me parece enfadonho ou ao menos, foi assim que o entendi no ensino médio e essa impressão me impediu de voltar a ler Balzac.

Quem sabe, depois de ler VH eu queria me aventurar mais uma vez...
comentários(0)comente



Lucas1429 08/04/2020

Leitura deliciosa
Balzac nos contextualiza num cenário político francês turbulento. É um livro com personagens muito cativantes, Lucien é ótimo protagonista, muito bem desenvolvido. As críticas que o livro faz as relações de poder, do jornalismo e da monarquia são muito precisas. Assim como ele também não perde ao constituir um belíssimo romance de formação baseado em sonhos e frustrações, amor e melancolia. Trabalha com maestria todos os sentimentos que evoca. Ótimo livro.
comentários(0)comente



João 29/07/2014

É um livro importante de Balzac.
Lucien de Rubempré é uma personagem bem construída e é fascinante (e convincente) a descrição do ambiente literário da época
Proust considerava esse livro como o melhor de Balzac. Concordo com Proust.
comentários(0)comente



Renato 18/05/2024

De volta a Angouleme
O volume II de Ilusões perdidas trata do retorno de Luciena à província, após a sua queda diante da sociedade de Paris. Essa parte do romance detalha mais a situação de David Search e sua família esposa Eve, e a luta que eles travam contra seus fiadores para evitar a falência e manter a sua subsistência.
comentários(0)comente



gabri.fonseca 30/08/2020

É um livro que ilustra bem o começo do jornalismo na Europa, que era super panfletário e pouco informativo. Tem um enredo pessimista como já sugere o título.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caroline 13/06/2015

As ilusões perdidas de Lucien
O "Ilusões Perdidas" veio parar em minhas mãos por um acaso. Nunca havia pensado em ler Honoré de Balzac e confesso que as quase 900 páginas da obra me causaram um certo espanto, justamente por ser um terreno desconhecido.
Balzac é bastante descritivo e me fez conhecer o espírito de cada personagem. A forma com que ele mostra alguns sentimentos - a ambição, o desejo, a corrupção, a inveja, entre outros - conduz toda a história. É envolvente.
Tudo se passa na França do século XIX. Lucien Chardon é um jovem sonhador. Na província de Angoulême, onde vive, é considerado um rapaz de espírito, digno de admiração. Sua mãe, sua doce irmã, Ève, e o seu amigo David Séchard acreditam em seu talento e se sacrificam para que Lucien cresça. É em Angoulême que Lucien conhece a senhora de Bargeton e por ela se apaixona. Aqui cabe um adendo: se apaixona também pelo status que ela lhe proporciona. Ela, encantada pelo rapaz, o leva para Paris, a fim de respirarem novos ares.
Em Paris, tudo muda. Lucien é ofuscado pelos outros rapazes da cidade. E é a partir de então que o jovem Lucien trava uma batalha para se destacar e sobreviver na sociedade parisiense. O rapaz tenta publicar suas obras e percebe que não é tão fácil se destacar no meio literário. Persuadido, acaba entrando no universo do jornalismo onde artigos não são mais do que mercadorias. Os hábitos dos parisienses, por sua vez, também são moldados conforme as circunstâncias
É incrível como podemos relacionar uma obra que começou a ser escrita em 1830 com as relações sociais de hoje. A descrição da sociedade parisiense (e provinciana também) de Balzac é um prato cheio para todos os que vivem nessa sociedade cheia de artimanhas.

site: vivendo-o-dark-side.blogspot.com
comentários(0)comente



Pdrmcd 28/01/2024

Um retrato da vida
Decidi ler ?Ilusões Perdidas? depois que uma professora na faculdade, na aula de Ética do Jornalismo, disse que todo jornalista tinha que ler essa obra.

A princípio, eu achava que seria parecido com outro livro do mesmo autor, que se chama justamente ?Os Jornalistas?.

Mas Ilusões Perdidas é muito mais do que isso. É um retrato de todos os sentimentos que temos durante a vida na constante busca de uma consagração. Julgamos Lucien pela sua avareza em alguns momentos, mas quem nunca pensou, ou mesmo tentou, dar tudo de si em prol do reconhecimento.

É um romance difícil de ler, especialmente pela extensa descrição que Balzac faz nos capítulos, mas, quem tiver paciência e apreço pela história, vai encontrar inúmeras lições de vida que nos ajudam a refletir sobre nossas próprias atitudes.
comentários(0)comente



Lorena Tostes 05/03/2021

Maravilhoso! Fiquei impressionada e enojada(raiva sorridente também)pelos acontecimentos, pois no fim das contas você acredita que o final será com sempre é, e ele acaba de dando uma rasteira ! Valeu cada página e cada agonia passada.
comentários(0)comente



Antunes4 02/07/2023

Foi um sacrifício terminar esse livro, lembro que terminei depois de longos meses após ter comprado.

A história em si em bem fraca e desinteressante, com detalhes excessivos de lugares e objetos (o que deixa extrememante maçante).
Eu esperava muito mais do Balzac.
comentários(0)comente



Mariele 16/02/2021

Grande obra
Mej primeiro livro do Balzac surpreendeu. Eu não esperava muita coisa. A história é envolvente e interessante e as histórias e escolhas do protagonista nos fazem pensar em nossas próprias. O sjcesso vale tanto a pena assim?
comentários(0)comente



Rodrigo Kimura 13/12/2023

Uma aventura sobre ingenuidade
Enquanto se acompanha a história, percebe-se a ingenuidade presente nas relações humanas que envolvem interesses, ambições e poder.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6