Jogo de Damas David Coimbra

Resenhas - Jogo de Damas

Monique | @moniqueeoslivros 08/06/2022

{Leitura 28/2022 - ?? Brasil}
Jogo de Damas - David Coimbra

Essa foi a primeira releitura de 2022 que eu fiz, e por uma triste coincidência, aconteceu exatamente na semana em que David Coimbra faleceu. Entretanto, sua linguagem alegre permanece nos livros, inclusive nesse aqui.

Sobre o livro, Jogo de Damas é um conjunto de textos que transita entre a crônica e o ensaio, numa forma despretensiosa e divertida, dizendo o que a gente já sabia: são as mulheres que movem a engrenagem do mundo...

Filósofos, césares, rainhas, pensadores, muitos são mencionados, desde o início da civilização. E claro, a beleza das mulheres, que têm, desde sempre segundo David, os homens nas mãos. Afinal, quando a mulher entendeu que podia plantar e colher, naquele instante nasceu a Civilização, e o homem das cavernas deixou de ser livre.

Confesso que entrei nessa releitura com uma certa apreensão. Sempre tive um carinho pelos textos do David Coimbra e, por isso mesmo, não queria encontrar um tom machista no texto. E, na minha opinião, o que li foi um texto equilibrado e divertido, que fala de sedução, de amor, de inteligência, e de poder, principalmente de poder feminino.

E com bom humor, a gente também pode dizer o que precisa ser dito.

Passion Eyes 12/05/2016

Jogo de damas David Coimbra
Maravilha de livro! Simples e objetivo. Viva as mulheres!

James 18/07/2012

Jogo de Damas
Neste livro de crônicas, David Coimbra conta a história de inúmeros ícones femininos e, contrariando a ideia de que o homem é o responsável pela evolução do mundo, mostra o quanto as mulheres foram importantes para essa evolução, até mesmo sendo as responsáveis pela criação da sociedade.
Achei o livro bem humorado e de fácil leitura.

Priscila S G 02/05/2009

É uma leitura bem gostosa. Um passeio divertido pela história da civilização. Em certo ponto me zanguei um pouco com o autor: então todas as mulheres importantes dos últimos 120 séculos só o foram por meio do sexo e da beleza? Em seguida me resignei: é isso mesmo. No modelo patriarcal, predominante até há pouco tempo, era a única maneira de uma mulher se destacar a ponto de ficar conhecida mundialmente por todas as gerações que a sucederam. Felizmente, há algumas décadas, a mulher já não está mais restrita à casa e a prole. Sendo assim, é possível que as mulheres que entrarão para a história nos próximos séculos o façam por suas realizações, não necessariamente por beleza e sexo.

Andréia KS 12/02/2009

Homem sem a mulher é dificil
Davi Coimbra, conseguiu mostrar que realmente os homens não conseguem de forma alguma viver sem as mulheres. Divertido, levemente arrogante, humilde em assumir os rancores e devaneios dos caras que foram o que são hoje devido a influencia de nós mulheres, muito bom.