A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

letAcia203 26/12/2023

?Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara.?

A história é maravilhosa, tocante, emocionante e te faz pensar demais, eu amo a maneira que esse livro é escrito e foi uma leitura muito fluida apesar de pesada, eu simplesmente não queira largar!! Todo mundo deveria ler esse livro!!

Dani 25/12/2023

A Cor Púrpura
Então.... não encontro palavras para esta resenha em especial...Fiquei meio que muda e reflexiva em relação á ela...Mas vamos lá né...
A história é contada através de cartas para Deus,cartas estas escritas por Célia....
Através dessas cartas acompanhamos o desenrolar da vida de nossos personagens, é tanto sofrimento que deu-me vontade de coloca-los em um potinho ,guardar junto ao coração e protege-los!!!Que livro sofrido!!!
Percebemos ao longo das missivas,o amadurecimento e evolução dos personagens...
Célie,nossa correspondente,e personagem principal, passa por muitas coisas as quais não encontro palavras para descrever aqui,no entanto,ao fim,ela dá a volta por cima,descobre um propósito de vida,além do amor é claro....
Livro bom,recomendo, porém contém alerta de gatilhos...

drygo 25/12/2023

Emocionante
No início pensei que fosse cansar da leitura por tanta carta para deus, mas fui me apaixonando pela história dela, chorando em algumas partes e só querendo que ela vencesse e então reencontra-se a irmã. Pensei várias vezes se haveria um final feliz, se haveria sossego. Recomendo a leitura!

Ytalo_devil 24/12/2023

Você faz uma pergunta pra você mesmo e ela leva  você afazer mais quinze. Eu comecei a imaginar por que a gente precisa de amor. Por que a gente sofre. Por que a gente é preto. Por que tem homem e tem mulher. De onde as criança vem mesmo.Num demorou muito pra discobrir que quase num sabia nada.E se você pergunta por que você é preto ou é um homem ou uma mulher ou uma moita isso num quer dizer nada se você num pergunta por que é que você tá aqui, pronto.
Ananias3 26/12/2023minha estante
Livro sensacional

Alle_Marques 24/12/2023

“Existem tantas coisas que nós não compreendemos. E tanta infelicidade acontece por causa disso.”
...
“A incredulidade é uma coisa terrível. Como também é o mal que fazemos aos outros sem saber.”
...
Não é difícil de entender o porquê desse livro ter se tornado o clássico obrigatório que se tornou. É uma obra provocante e dolorosa do início ao fim e tão necessária quanto os temas abordados exigem que seja.

Cada passagem, situação, sofrimento, cada injustiça, tudo é trabalhado para nos fazer simpatizar e sofre junto com a Célia e as pessoas a seu redor, e funciona, é impossível ler e não sentir, seja tristeza, revolta ou nojo, seja felicidade, alivio ou determinação. É uma história que vai muito além do sofrimento e da violência, é sobre identidade, conquistas, amor próprio, autonomia e resiliência, mas sem cair em moralismo cego e fútil, Célia nos ajudar a compreender, graça a seu jeito ingênuo e espontâneo de pensar, como até mesmo em meio aos mais cruéis sofrimentos, abusos e provações, mesmo nas situações mais sombrias, podemos ter breves momentos de alivio e felicidade verdadeira, e devemos aprender a reconhecer e aproveitar o máximo possível disso enquanto temos tempo.

Alice Walker tem uma sensibilidade única na escrita que torna seu trabalho arrebatador, ela é direta, visceral e poética, nos entrega uma obra profunda e comovente. É uma história que machuca, mas que nos recusamos a largar até a última página finalizada e que nos acompanha durante muito tempo, mesmo depois do livro terminado.
...
“... E eu num podia entender porque a gente vive se tudo que a vida faz na maior parte do tempo é fazer a gente se sentir mal.”
11° Livro de 2023, 16ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

Angra 23/12/2023

Vai tomar no c%
mort3 aos humanos pra sempre mano. sério

a todas as celias, toda a compaixão do mundo e se vcs quiserem mat3m sim os senhores

Barreto 23/12/2023

Poder e o encontro de si mesmo
Um livro que tem um começo marcado por uma tragédia que afeta todo o restante da vida da personagem principal, entretanto, a construção narrativa mostra de onde realmente podemos encontrar o nosso próprio poder!

Uma leitura fantástica e bem fluída, com um ritmo diferente por separados como se fossem cartas endereçadas. Frases marcantes, narrativas que se remetem a uma diversidade de personalidades e a desconstrução de outros.

A cor púrpura apresenta relações de pessoas pretas, com um olhar pela realidade de uma mulher preta e demonstra a trajetória da ancestralidade e como pode-se quebrar conceitos que foram idealizado por brancos que acabou decaindo sob o próprio julgamento de pessoas pretas para com seus iguais.

É um livro lindo, delicado, forte e que mudou totalmente minha percepção para a realidade. É cativante e faz vc se sentir parte de uma grande família que é construída no decorrer da narrativa. Uma ótima indicação, para saber mais sobre uma realidade em foi passada a muito tempo, porém, as cicatrizes ainda permeiam até a realidade atual. Mas claro, existem muitos gatilhos que podem ser difíceis de ler durante a história!

Luiza 22/12/2023

Não sei resenhar esse livro e nem descrever a importância dele no meu processo de auto descoberta, só sei que estou em prantos neste exato momento.

sarah587 22/12/2023

Com uma narrativa madura mas também muito sensível, A cor púrpura explora temas fortes, ainda tão presentes nos dias de hoje.
todo mundo deveria ler

Beatriz 22/12/2023

Arrepiante
Um total clássico, uma história emocionante e que tem um peso imenso de realidade. Você tem vontade de conhecer mais sobre a Celie e como suas lutas, tristezas e momentos de solidão, podem ter um desfecho diferente.

Fabi 21/12/2023

Lições
Terminei A Cor Púrpura. Ao mesmo tempo que foi uma leitura difícil pelas diversas passagens de crueldade, tortura, injustiça, sofrimento, abandono, preconceito, racismo, machismo... a história caminha para um tema que eu adoro: o amadurecimento pessoal. E este livro tem várias personagens nessa jornada. Não foi bonito ver esse crescimento, mas foi realista e inspirador. Celie é uma criança que foi abusada, teve seus filhos retirados de si e posteriormente foi obrigada a se casar contra sua vontade. Através de cartas endereçadas a Deus (por um motivo que dói na alma) e posteriormente para sua irmã Nettie, acompanhamos toda a vida de uma mulher que sofreu calada por muitos anos, mas conseguiu, com ajuda de uma amizade inusitada, superar o papel de humilhação e abandono destinado a ela. Gostei muito da leitura, principalmente pela importância dada às outras personagens também: Shug Avery, Albert, Harpor, Sofia... Todos ao redor de Celie têm sua própria história para contar. E eu sofri demais com a da Sofia, me surpreendi com a da Shug, compreendi a do Harpor, refleti sobre Albert e respeitei e admirei muito a da Celie. O final, na varanda, me lembrou muito aquele jantar do Filho de Mil Homens do Valter Hugo Mãe em que cada um estava numa cadeira diferente trazendo a sua diferença também. Óbvio que chorei horrores, mas foi um grande aprendizado. Acompanhar pessoas por tanto tempo assim, diante de tanta crueldade e injustiça nos mostra como um trauma pode te acompanhar a vida toda, como uma ferida pode nunca cicatrizar completamente.

Marina 21/12/2023

A personagem principal, Celie, vai nos conquistando ao longo do livro, conforme acompanhamos seu crescimento, suas dores, decepções e descoberta do amor. O livro é escrito em forma de cartas e isso é algo que eu adoro. Chorei, ri, sofri e amei cada pedacinho desse livro que permeia vários assuntos.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Eu amei a Celie! E tem tantas personagens (femininas, em sua maioria) cativantes! É uma história rica e que aborda ou tangencia diversos assuntos (opressões de gênero, étnicas, questões lgbt, guerra, religião...). Não vejo a hora de reler!

Lizalu 19/12/2023

Esperava uma leitura melhor, o livro é bem importante não tem como negar, mas acho que acabou sendo maçante.