A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Gabi 01/05/2024

Quando terminei de ler, fiquei alguns minutos em silêncio para digerir tudo que li. Como não se sentir atravessada por tudo que ela coloca em suas cartas a Deus? A gente acompanha a trajetória de Celie desde sua adolescência até a maturidade. Passamos junto com ela pelas transformações de sua vida, tão marcada por dores, angústias e amor. Apesar de ser um livro com temáticas tão sensíveis e impactantes, Celie faz ser leve, mesmo quando rodeada de acontecimentos ruins. Ela e sua irmã, Nettie, são inesquecíveis. Celie vê o mundo ao seu modo, enxerga as cores da vida com o seu olhar de quem nunca saiu do país, mas que através da escrita, da amizade e da curiosidade, o mundo conseguiu se transformar aos poucos. Tudo ganha o tom púrpura. É uma estória que questiona muitas coisas, inclusive a figura que Celie fazia de Deus, como onipresente, onipotente, porém branco. Com certeza é um daqueles livros que você carregará por muito tempo dentro de si depois da leitura.

Rony Diego 30/04/2024

Mais um clássico para a lista
Gostei do protagonismo negro e da história epistolar, apesar de ter muitas passagens difíceis de serem lidas, pela história de vida dos personagens.

Juliana 30/04/2024

Cara que livro incrível!

Queria comentar primeiro da própria escrita, o livro é feito em forma de cartas e muitas vezes vai fugindo da gramática, nem sempre segue aquela linha de escrita mais tradicional e isso só enriquece MUUUUITO a história porque faz dela muito humana. E eu acho que esse livro é muito sobre ser humano e encontrar nossa humanidade, ainda mais pensando na Cellie, a personagem principal.

Bem, ela é uma mulher negra, que sofreu desde jovem uma série de violências, que demorou a se sentir amada, que se descobre apaixonada por outra mulher e que aos poucos vai recobrando essa humanidade que é negada às pessoas que estão na margem da sociedade. É muito bonito como isso não é feito individualmente, mas em coletivo, com várias formas de afeto, sempre também com mulheres negras, que vão dando esse apoio para que ela possa ser quem ela é. Fora as super críticas à religiosidade, colonialismo.

Livro sensacional!

Duda 30/04/2024

O começo é uma porrada daquelas que você quer parar de ler, mas se engana quem acha que o livro é só sofrimento, é uma história linda de vida, luta e principalmente de amor.
O crescimento de Celie é grandioso durante o livro, ver ela mudar as suas crenças e preocupações da vida nos deixa com coração quentinho. O amor e a amizade entre mulheres grandiosas guiam Celie ao aprendizado e a aprender a ser feliz.

Que livro lindo, gente!
Não passem a vida sem lê

nick 30/04/2024

Que livro fenomenal!!! a leitura é extremamente fluida e é impossível não se cativar com a dona Célia!
eu não sabia NADA sobre a história e nossa, já fiquei em puro choque nas primeiras páginas. Me agarrou de jeito que foi difícil largar de ler para fazer outra coisa
é um livro simples, profundo, terrivelmente humano e palpável com a realidade. consigo ver Célias em todo lugar, apenas mulheres sobrevivendo pq nunca aprenderam, ou cansadas demais para, lutar

Brenda.David 29/04/2024

Ontem eu assisti o filme de 1985 dirigido pelo Steven Spielberg e protagonizado pela Whoopi Goldberg e me inspirei a tecer essa resenha.

A cor púrpura de Alice Walker foi, sem dúvidas, o melhor livro que li no ano de 2024 (e olhe que eu li ele em fevereiro!).

A obra tem uma escrita tão simples, mas aqui a simplicidade não é sinônimo de superficialidade. Adentramos na história marcada por diversas violência cometidas contra a Celie e tão longo a nossa empatia por ela e por sua vida e sofrimento assume níveis superiores.

É um livro tão forte, e sobretudo tão humano. Celie é a todo momento humilhada e neglicenciada por aqueles ao seu redor, acaba errando em alguns momentos, por só conhecer a violência que a alcança, mas consegue se sobressair com uma força dentro de si que desconhece, ainda latente.

Alice Walker ainda nos escreve, na visão da Celie e também da Shug, sobre o etéreo no livro, e naquelas páginas eu passei a acreditar junto com elas sobre as suas filosofias acerca do divino. Lindo, lindo, lindo.

Eu inicio a resenha comentando sobre o filme, pois foi o assistindo que percebi que a película mesmo que tentando não chega aos pés da leitura. Alice Walker produziu uma obra-prima, e penso que todo ser humano deveria passar pela experiência de ler o livro caso tenha a oportunidade.

Lindo, arrebatador. Um livro que eu gostaria de ler todos os anos se possível como se fosse a primeira vez.

Eu te amo, Alice Walker!

Joyce463 28/04/2024

Um livro emocionante
Relato impactante da vida de Celie, uma mulher negra do sul dos Estados Unidos, que enfrenta inúmeras adversidades, desde abusos físicos e emocionais até a separação de sua irmã e a luta pela independência e autoaceitação. Ambientado em um contexto de segregação racial e patriarcado opressivo, o romance é uma comovente exploração da resiliência humana, da busca pela identidade e da capacidade de encontrar beleza e esperança mesmo nos momentos mais sombrios da existência.

Juliane.Clarice 28/04/2024

Que livro necessário! Eu não sabia nada da historia quando comecei a ler, e a partir da segunda folha eu já fiquei em pedaços...
Aborda tanta coisa atual e necessária, desde a violência contra a mulher, machismo, racismo, descobertas e ainda a forma como fala da religião, de Deus.
Um grande livro!

Gustavo 28/04/2024

Livro de suma importância, que aborda assuntos de suma importância (estu#pr@, ab@andono, mal trato a mulher, pobreza...) nunca imaginei que um livro desse, que estava parado na minha estante, poderia me tocar tanto. Recomendo para todos

Camarada dos livros 27/04/2024

Mais do que eu esperava
Todo mundo diz que chora com o final, mas eu chorei com o começo. Gente, as primeiras páginas doem no coração de um jeito...
Adorei os personagens, todo mundo tem um desenvolvimento muito profundo, e eu senti orgulho real da Celie quando ela resolveu encarar o mundo.
A confusão da Nettie com a esposa do pastor eu achei meio desnecessária, faltou uma comunicação ali.

"Eu não sei lutar, Nettie, eu só sei sobreviver"

DidiVioletta 26/04/2024

Eu sei que a história no fundo é boa. Só que o fato dela escrever errado me tirava muito a atenção. Me incomodava. Eu entendo porque a autora fez isso. Retratar como ela era pela escrita e tal, mais achei muito chato, não conseguia me concentrar na história pelos erros na ortografia. E esse negócio de ficar falando sinhó pra cá e pra lá tmb era muito chato.
Brenda.David 29/04/2024minha estante
Na minha opinião a sensibilidade ultrapassa a ortografia e a gramática.

yasmimdeluca 24/04/2024

Amo tanto esse livro. Amo a história, amo a escrita, amo as personagens, amo a capa, amo o título. Briga com O sol é para todos pelo primeiro lugar no meu coração.

Mahalia 24/04/2024

10 estrelas
Um dos melhores livros que já li. A escrita, a estória, as personagens, tudo é bem construído. Não vi defeitos.
Celie é o retrato de muitas mulheres que são abusadas e que não encontram meios para sua libertação, até que, na relação com outras mulheres, as ajudam a enxergar as opressões e violências as quais foram submetidas durante toda a vida.
A forma como a autora trouxe os temas da homoafetividade, do racismo, machismo, da heteronormatividade/masculinidade, o choque entre culturas distintas, a sororidade entre as mulheres, entre outros pontos, foi fantástica.
Um livro que merece ser lido, debatido e apreciado.
Debora.Rosa 24/04/2024minha estante
Maravilhoso

Olga.Saad 23/04/2024

Recomendo muito
É uma daquelas leituras que tocam profundamente a alma. A escrita é comovente e poderosa, te leva a uma jornada emocional através das experiências de Celie. A forma como a autora dá voz à luta e à resistência de mulheres negras é incrivelmente inspiradora. Este livro me fez refletir sobre questões de identidade, injustiça e esperança, deixando uma marca indelével em minha mente e coração. É uma leitura que todos deveriam fazer.

HeloCantu 22/04/2024

Ver a construção dos personagens e os desdobramentos é um acalento pro coração.
O livro começa bem pesado, é como se no início não pudessem ver e no fim as vendas fossem retiradas.

As discussões sobre Deus de Shug com Célia são muito interessantes. Todos personagens pra mim são ótimos pra compor a história, eu os vejo como uma grande família. Agora quero assistir o filme.