O General em seu Labirinto

O General em seu Labirinto Gabriel García Márquez

Resenhas - O General em seu Labirinto

1 | 2 | 3 | 4

Bolivar 23/02/2012

Carajos! Como vou sair deste labirinto?
É nítida a diferença entre um escritor e um ganhador de prêmio nobel! Garcia Márquez foi simplesmente genial ao relatar as últimas viagens do grande general Símon! O livro é maravilhoso, desde a pesquisa feita pelo autor e por terceiros, até a linguagem utilizada. Gabriel conseguiu introduzir nessa história, de melancolia e tristeza, uma magia que não acredito que algum outro escritor teria conseguido fazer o mesmo!

Hudson 04/01/2011

Uma Trajetória, sem Igual...

Acho que é um livro sem precedentes,"Gabito" foi muito cuidadoso ao escrever, a fidelidade e também a
confiabilidade biográfica fazem do livro um ponto muito forte, as múltiplas e confiáveis fontes, estão de parabéns.

Simon Bolivar, é uma figura que infelizmente passa despercebida a todos,nós pouco se fala deste grande homem
e o que se fez, é quase exíguo nos tempos de escola,lembro eu o que acho que não deveria ser feito visto a sua importância como figura histórica e humana nas Américas.

O livro é bastante detalhado, em muitos aspectos absurdamente surpreendente, passa facilmente sem precedentes
muito do que Bolívar tenha passado, em suas "guerras" tanto pessoais, quanto "profissionais" aliás pode-se dizer tranquilamente que todas as guerras tinham motivos pessoais, visto que o grande sonho era um só.

As vezes é uma leitura difícil, pois no decorrer do livro mostram-se situações "desoladoras" que realmente vem
a questionar vários valores que nos são ensinados desde de pequeno.

Bolívar teve sem dúvidas uma vida bastante plena em todos os sentidos, sejam eles bons ou ruins conheceu tudo
o que um homem poderia conhecer, a alegria de vencer a tristeza das derrotas dos seus ideais, e grandes amores
com toda certeza, nem só de glórias vive um héroi de seu "quilate".

O lado "ficcional" da história, fica por conta de "Gabito" que imprime em algumas passagens, algumas marcas
que são presentes em cem anos de solidão, o fantasma passando em um certo quintal, as cruzes de cinza e os bichinhos feito de açúcar pro exemplo, são algumas delas deixando o livro interessante, e mostrando um pouco do seu estilo literário, com narrativas próprias fortalecendo assim o reconhecimento do seu estilo.

O retrato sul-americano, também e descrito com uma precisão sem igual, apesar de vivermos em um imenso continente, somos muito parecidos, mesmo nos idos de 1800 e alguma coisa, apesar de sermos brasileiros, temos muita coisa em comum com os costumes dos nossos queridos amigos e vizinhos, os planos de Bolívar, quiçá eram extensíveis ao brasil.

Os valores descritos no livro também são fortemente colocados ao longo das páginas, a lealdade as suas ideias, a união comum em uma causa e o bem estar de todos, o sentimento do que é nosso enfim mostram o quanto o personagem mereceu esse livro sem dúvidas.

Bolívar é uma personalidade sem precedentes, um sonhador e um realizador ao mesmo tempo mas que infelizmente é humano e sofre tudo quanto um ser humano pode sofrer, grandes desventuras, mas ainda sim fazem da história algo único que com certeza dificilmente será "batido" por alguém.

Recomendo a leitura, para quem quiser saber mais sobre essa grande personalidade e o seu ideal, de uma América única, para todos, um dos heróis pouco falados por nós devido a nossa colonização ser diferente, injustamente citado até as vezes, mas não pode ser esquecido.

"Gabito" também não deixa nada a dever, como escritor apesar de ter sido exaustivamente pesquisado, em fontes confiáveis fazendo do livro um grande trabalho, para qualquer pessoa que goste de um bom livro.
ANA VALÉRIA 14/07/2012minha estante
Estou lendo o livro e vou ler essa crítica novamente quando terminar a obra de Gabriel. Gostei muito da sua descrição do livro e do Autor, Hudson; pretendo ler críticas suas de outros livros.

Adriano Barreto 12/03/2017minha estante
undefined

Renata 15/11/2010

As metáforas do general
Embora de ficção, o livro consegue captar a personalidade de Bolívar e as problemáticas da independência da América Espanhola. Destaque para as metáforas do livro, como a do cachorro que resiste bravamente a um ataque dos cães de estimação de Bolívar e acaba recebendo o seu nome e a cozinheira Fernanda "Sétima", que o faz engolir o que não quer (lembrando que Fernando VII era o rei da Espanha na época).

Fábio Valeta 28/09/2010

Excelente
Outro excelente livro de Gabriel Garcia Marquez (04 lido em 04 anos).

Narrando os últimos dias de vida de Simon "El Libertador" Bolivar, o principal traço narrativo do escritor continua forte, a solidão que marca seus personagens principais. Mostrando o General, com o corpo e alma em frangalhos, bem como o seu sonho de ver uma américa espanhola unida em um único país forte faz uma ultima viagem na tentativa de voltar A Europa após renunciar ao poder.

A narrativa de Garcia Marquez é bem marcante como sempre fazendo o livro emocionante e triste e recomendado para amantes de literatura.

Gláucia 22/08/2010

Mais uma vez a solidão
É, mais uma vez a solidão é tema central num romance de Gabo e aqui ela parece mais pungente, talvez pela importância histórica de seu personagem, Simon Bolivar, el Libertador. Apesar de todo seu feito, coragem e conquistas terminou doente, triste e sozinho em seu labirinto de lembranças.

Ana Cristina 30/07/2010

A vida intensa do General Simon Bolívar até mesmo em seus últimos dias, pela pesquisa e pena de Gabriel Garcia Marques, ganham ares de fidedignidade e impressionam, pois transportam você aos momentos de guerra, amor e ódio do General.

Raquel Lima 28/01/2010

Descrevendo os últimos dias do Didatos Simon Bolivar, doente, sofrendo fisicamente seu abandono, social e político, Gabriel nos conta a luta deste homem quanto a loucura dos últimos momentos. Um livro angustiante, triste. Apesar de não ter sido santo é muito triste ver o sofrimento da morte de alguém na solidão.

1 | 2 | 3 | 4