Antígona

Antígona Sófocles
Donaldo Schüler
Cegalla




Resenhas - Antígona


289 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Bruelds 20/08/2023

Antígona
Eu tive que ler para uma aula na faculdade e é um livro muito bom e curtinho com uma reflexão em torno do enredo, vale a pena ler e eu sou suspeita p falar pq amo peças, mas essa é muito boa mesmo!
comentários(0)comente



Andrecruz.psi 19/08/2023

As leis sociais não podem ser maior que as naturais
Antigone foi a primeira leitura que o professor de psicanálise do sexto período passou.

Inicialmente fiquei meio com o pé atrás, mas após ler alguns parágrafos percebi que estava diante de uma história incrível.

Que além de ser empolgante é também angustiante, porque somos apresentados a tirania de um rei que pune quem só quer seguir as leis naturais da vida que é poder enterrar o seu parente.

Há muitos conflitos morais e psicológicos que esse livro aborda.

Um leitura indispensável para quem deseja compreender um pouco sobre a mente humana e suas interações sociais.
comentários(0)comente



Laiza0 01/08/2023

A rebeldia necessária
Título: Antígona
Autor: Sófocles

Um livro sobre a desobediência civil, Antígona deseja enterrar o cadáver do irmão considerado um traidor pelo rei de Tebas.

Etéoclos, o irmão de Antígona que lutava ao lado das tropas tebanas é enterrado como manda as tradições fúnebres e já corpo de Polinices, o rebelde, fica ao relento.

O rei Creontes decreta quem prestar homenagens fúnebres será punido severamente. Antígona se rebela contra o déspota e enterra Polinices.

É comovente ver a desobediência de Antígona, mesmo com um histórico familiar trágico ela reúne as suas forças, defende a lei divina e se contrapõe a lei do Estado.

Uma mulher reivindicando seus direitos incomoda muita gente, tiranos, líderes religiosos e obviamente os machistas de plantão.

Somente os corações que clamam por liberdade podem entender apelo de Antígona. O protesto da personagem vai muito além do sepultamento do irmão, ele denuncia perigo dos ditadores e a importância de resistir diante das opressões.

Super indico essa leitura porque ela é um estímulo a ação popular contra as injustiça. Antígona é um estímulo para pensar, questionar, agir e insurgir contra tantas injustiças nos são impostas diariamente.
comentários(0)comente



Pedro Osorio 31/07/2023

Um clássico enxuto, mas denso
Um clássico da literatura grega, uma peça simples mas com um bom argumento reflexivo.

Entre a lei dos homens e a leis do Olimpo, como dosar a sentença? Talvez o central nem seja a própria Antígona, mas o dilema em que se vê Creonte na posição de poder em que se encontra.

No egoísmo do deleite do controle e buscando firmar-se sobre a terra que reina, acaba sacrificando o que mais preza por falta de ponderação e por inflexibilidade.

"Belo governante seria, sendo o único numa cidade deserta", lauda Hemon a Creonte. Uma síntese bastante didática da situação criada pelo próprio rei.

Que levemos, quiçá, ao menos essa lição.
comentários(0)comente



yaschreave 20/07/2023

Tirando a dificuldade que é de entender algumas partes devido ao vocabulário e até da estrutura do livro, achei que a leitura foi uma boa experiência. tem algumas lições de moral e frases marcantes, e com o ?plot twist? - pensei que as tais mortes realmente não fossem acontecer - é encerrado essa peça de sófocles
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela 14/07/2023

Excelente!
Antígona é desses livros que só ficam melhores a cada releitura. Cada vez que entro em contato com esse texto, me surpreendo com a riqueza de seu conteúdo e com o quanto uma visão cada vez mais madura dos proporciona uma interpretação melhor da peça.

A coragem de Antígona em desafiar o autoritarismo de Creonte para cumprir com os ritos do sepultamento e enterrar dignamente seu irmão sempre me comove, sempre me motiva a não fraquejar diante das dificuldades. É uma coragem que nos mostra que a honra e os princípios não têm preço, que não se pode viver em paz virando as costas para os seus.

Uma grande peça. Para mim, o ápice do teatro grego.
comentários(0)comente



Gabriella440 05/07/2023

Gostei muito
Antígone é uma tragédia grega que pode ser usada como analogia da disputa do direito natural do homem, versus o direito que é dado pelas autoridades. O direito ao sepultamento, a obediência aos deuses foi mais importante para a personagem que o decreto do Rei Creonte, não importando as consequências.
comentários(0)comente



Babi 12/06/2023

É primeira vez que leio uma tragedia grega na vida e pensei que seria chato e maçante ler uma história com um lirismo tão presente mas me surpreendi,a história é muito boa e o diálogo de creonte e Antígona onde os dois personagens debatem se o que vale é o direito natural dela de enterrar o seu irmão morto em batalha ou o direito (positivo) dele de ter a sua ordem de governante cumprida foi definitivamente o melhor ?embate? e questão para mim em toda a peça.Uma bela tragédia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



guilhermevasq 03/06/2023

Eu nasci para amar, e não para odiar
Não terminei de ler esse livro agora, mas esqueci de adicionar aqui, então lá vai. li esse livro por causa da faculdade, um professor comentou em aula e me interessei. a peça é uma obra muito bacana, centro de grandes discussões dentro do mundo do direito. a antígona é uma personagem incrível, porque ela ama, seu pai, seu irmão, apesar do que eles possam ter feito. sofremos com ela a pena tão dura estabelecida pela lei. apesar disso, a história não é feita de herói vs. vilão, mas sim de diferentes pessoas, com suas convicções e personalidades próprias, que entram em conflito. ou seja, a sociedade.
?mas saibas que, mesmo insensata, os que tu amas te amam mesmo assim.?
comentários(0)comente



Lema 02/06/2023

Antígona
Surpreendentemente muito bom. texto bem curto, margem grande, letra grande, leitura muito rápida e interessante.
comentários(0)comente



bebs 28/05/2023

É, a princípio, uma peça pequena e simples, mas traz muitas questões atuais. Dá para ler facilmente em menos que uma hora, então recomendo.
comentários(0)comente



Adriana1037 27/05/2023

Surpreendente
Uma tragédia incrível! A história é muito interessante e suscita várias reflexões. Li com a tradução do Millôr Fernandes que foi muito boa. Linguagem muito acessível. Gostei muito.
comentários(0)comente



Joyce231 27/05/2023

Consequências do orgulho exacerbado
Antígona é uma mulher que, em meio ao patriarcado fortificado da sua época, desafiou a ira de um rei para poder honrar o seu irmão com os ritos funerários que ele merecia. Essa peça discorre sobre Creonte, rei de Tebas, que se tornou tão prepotente que não escutava os conselhos de absolutamente ninguém e erroneamente puniu Antígona pelos seus atos. Creonte destruiu a vida de todos ao seu redor quando decidiu se fixar no ódio e orgulho, quando não admitia estar errado. Em síntese, essa peça foi entendida por mim como uma história de moralidade que mostra o que acontece quando você não abdica do orgulho e não escuta conselhos de quem deseja ajudar.
No geral, gostei bastante de Antígona. Tanto a história quanto os personagens foram instigantes do começo ao fim, e a tradução disponibiliza uma leitura descomplicada, que facilita o entendimento e me fez apreciar ainda mais a leitura.
Cicero26 07/06/2023minha estante
Sua leitura colocou a culpa da tragédia em Creonte. Mas ele estava fazendo cumprir uma lei promulgada. O irmão de Antígona havia traído e atacado seus concidadãos. Você acha que o governante Creonte deveria abrir uma exceção na lei diante de seu povo? E Antígona foi uma vítima, mesmo orgulhosamente descumprindo uma lei do Estado e sabendo das consequências de seu ato?




289 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR