Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Julio.Jose 17/09/2022

Cuidado com Medeia
Tragédia grega que coloca a mulher como protagonista em uma época totalmente patriarcal. Retrata uma mulher abandonada e traída que não se abate e busca vingança.

Para quem gosta de mitologia grega igual a mim, é imperdível.

Não aconselho ninguém a se meter com Medeia?

Joana.Sabino 10/09/2022

O meu pano é preto com glitter roxo
Estava certa e passo pano sim, (menos a parte dos filhos, aí não tem como defender Medeia).
No final bem plena na sua carroça flutuante.

Regis 03/09/2022

A Personificação da Vingança...
Medéia após ser traída e abandonada por  seu marido Jasão, que se casa com Glauce, filha do rei de Corinto, Creonte. Decide se vingar de ambos, e para isso arquiteta uma terrível vingança.

Nessa tragédia Eurípides trata do amor de uma mulher, que após ser traída, se transforma em puro desejo de vingança, essa, levada as últimas consequências para fazer com que o traidor sinta toda a dor que lhe foi impingida.

Medéia é a personificação da vingança e de certa forma Jasão mereceu tal sorte.
Ela abandonou Cólquida, sua terra, e incitada por Jasão: causou a morte de  seu irmão, Pelias, traiu seu pai, Aietes, (ajudando Jasão a roubar o Velocino de ouro) e após lhe jurar fidelidade eterna no templo de Hecate, Jasão a abandona e permite que seja exilada pelo Rei de Corinto.

Ela com certeza teve seus motivos para se vingar.
"Sim, lamento o crime que vou praticar, porém maior do que minha vontade é o poder do ódio, causa de enormes males para nós, mortais!"

Não concordo com tudo que Medéia fez, mas a devastação de sua alma fica clara durante a leitura e seus atos (exceto um), são completamente justificados pelo teor de sua ira.

Essa peça é intensa e brutal, me fez sentir asco em vários momentos pelos atos praticados tanto por Jasão, quanto por Medéia, mas também me causou pena pelo destino dessa mulher, que abriu mão de tanta coisa pelo marido e, que foi paga com a mais desleal das traições.

A leitura é rápida e empolgante, a tradução é ótima e torna a leitura prazerosa.
É uma peça trágica que com certeza,  adoraria ver encenada. Recomendo.
DANILÃO1505 03/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 03/09/2022minha estante
Obrigada Danilo! ?

Tai 03/09/2022minha estante
Deu muita vontade de ler... Mas, me diz: a leitura é fácil?

Regis 04/09/2022minha estante
Sim Tai, é muito fácil.
Pega da Editora 34 ou da Zahar que não vai se arrepender.
A tradução é ótima e a linguagem é bem atual.

mpettrus 04/09/2022minha estante
Sinto que vou ?passar pano? para todos os atos de Medéia! ???

Regis 04/09/2022minha estante
Acho que apenas um vai te incomodar mpettrus. Fiquei triste com esse ato dela, os outros eu apoiei e achei merecidos.
Caso leia, lembre de me falar se também te incomodou. ?

GiSB 04/09/2022minha estante
Li Medeia na edição zahar de bolso. Fiz resenha. Dê uma olhada e diga o que você achou.

Rafaela 31/08/2022

a mulher é braba
gostei mto, o tradutor faz umas notas mto interessantes q ajudaram a entender um monte de coisa no enredo. Eurípedes meu irmão vc é mto pic4. q peça maneira, eu fiquei mto envolvida mesmo sabendo td q ia acontecer

Namira 27/08/2022

Top
Eu gosto bastante dessa história, e a tradução é ótima (pelo menos para minha visão de estudante né). Super fácil de ler, tanto que deu para terminar em um dia.
As falas são de um português bem elaborado, mas não chega a ser incompreensível. Resumindo, gostei bastante

zoni 24/08/2022

Medeia não se importa se a vingança nunca é plena, ou se mata a alma e envenena, nesse caso, ela própria usa o veneno...
Enquanto me deliciava com essa história magnifica, não conseguia deixar de pensar que o problema de se casar com um babaca narcisista, é que se divorciar dele não vai ser nada fácil ou bonito. Medeia é aquele tipo de personagem profunda e intensa, que por mais odiosa que se torne, nós conseguimos compreender e aceitar com boa fé (às vezes) as suas atitudes. Narrando o infortúnio e a vingança contra seu ofensor, essa peça pode não agradar a todos, mas, do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra-prima!

cessie 11/08/2022

Sempre que comentavam dessa peça comigo, eu ficava chocada com os acontecimentos e pensava: "Meu Deus, impossível. Não teria essa coragem." Mas lendo, a personagem é realmente profunda e é possível compreender o ódio, a cólera dela. Não é uma leitura tão rápida quanto imaginei, pois o texto traz tamanha aflição que as vezes é preciso parar
Me marcou muito! Já estou aqui adicionando outras obras dele para ler.
Como bônus, essa edição vem com um debate sobre o teatro que eu achei super interessante. Recomendo.

Citação: "Mortais, devemos suportar a infelicidade com paciência."

Francisco240 03/08/2022

Uma tragédia grotesca
Uma tragédia grotesca que vai unir diversas elementos trágicos e vários mitos e recontos gregos antigos.
História se desenvolve a partir da traição o marido de Medeia, que por sua vez vai tramar uma grande Vingança que irá aniquilar o rei da sua filha seu marido e até seus próprios filhos.

DeaGomes 25/07/2022

Um dos melhores do Teatro Grego
Aquele que não dá vontade de parar de ler até descobrir o desfecho. Medeia é traida por Jasão e planeja vingança, e sério, essa mulher me deu medo, que ardilosa! É daqueles que se lê em um dia.

Henrique Vaz Martins 20/07/2022

Uma tragédia grega em sua perfeição. Narrando o infortúnio e a vingança de Medeia contra seu ofensor de forma lindamente poética.

Debora32 14/07/2022

Tragédia. (2/2)
A esposa que escolhe sem dificuldades encerrar com a vida da família após uma traição.
Medeia de cara leva a pensar no nosso eu obscuro, corrompido, que após uma enorme decepção pode nos levar a escolhas inimagináveis, escolhas que podem determinar drasticamente nosso futuro.

Sandra 09/07/2022

Leitura nota 10
Tive que ler esse livro por causa da faculdade, e foi um dos melhores que eu li da matéria, se não, o melhor.