Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Mari 12/05/2024

Um outro olhar...
Admiro muito a tragédia Medeia, especialmente porwue estudei Gota d'água no mestrado.
Acho ambas as peças geniais!
E gosto do quanto elas possibilitam um outro olhar para as protagonistas femininas e suas ações, julgadas pelo senso comum como delírios,mas, no fundo, representantes da falta de alternativas para mulheres abandonadas e traídas em múltiplos níveis e sentidos.

Gê Galvao 09/05/2024

Uma Feminista?
O livro conta a história de uma mulher que faz qualquer coisa para se vingar de seu ex marido. no fim ela ainda é salva de carruagem pelos Deuses com os corpos de seus filhos ao seu lado. história fabulosa

Rute31 30/04/2024

Medeia é uma das peças mais polêmicas da antiguidade por mostrar a tenebrosa história da mulher que se vinga do ex atacando a rival e em seguida os próprios filhos. Pra mim também é a história de um homem burro. Por Deus, Jasão é burro demais.

kiki.marino 29/04/2024

Uma simples mortal. A mais perfeita das mulheres poderia existir, porém de nada serviria, está na natureza do homem amar mais a glória e riquezas.

Davidson.Chagas 20/04/2024

BOOM!!!
Eurípides, mais uma vez, me surpreendendo. Após ler "As troianas" e "Hécuba", sendo esse último o meu favorito, acreditei que Eurípides não conseguiria me surpreender novamente. Eu estava completamente enganado.
Temos aqui a história de Medeia após os acontecimentos que fizeram ela ficar com Jasão (E QUE ACONTECIMENTOS). Perdidamente apaixonada e cega de amor, descobre, já no início que foi traída. A partir disso, Eurípides constrói toda aquela tragédia que ele sabe fazer muito bem.
Diria que Medeia se encontra dentro do meu top 5 do gênero drama.

Emilson5 28/03/2024

Uma heroína nada heroica
Medeia é uma tragédia de Eurípides que tem o mérito de revelar as profundezas do coração de uma mulher ferida e ultrajada, completamente entregue à vingança. Não se engane, embora Medeia seja constantemente chamada de heroína, está longe de sê-lo. Ela usa toda sua malícia em suas poções e no impressionante poder de convencimento. Medeia utiliza-se, até mesmo, das opressões sofridas pelas mulheres para ganhar a simpatia do coro. Medeia quer vingança e não justiça. É por isso que ela não poupará nem mesmo seu próprio sangue, só para ver o sofrimento de Jasão. Eis aí uma peça sensacional!

Marcela 01/03/2024

Ciúme, traição e vingança
Eurípides nessa peça consegue desenvolver muito bem os personagens e faz de Medeia uma das anti-heroínas mais fascinantes de todas!

Jucieli2 28/02/2024

O teatro para os gregos é semelhante a homilia da Missa para os católicos, onde busca-se aprender a moral, a tradição e como bem viver. A peça é muito bem escrita, envolvente e com grandes lições, recomendo muito.
Madu_o 24/03/2024minha estante
Nossa, nunca tinha feito esse link do teatro grego e a igreja católica, realmente faz muito sentido

Louise Mariane 20/02/2024

Apesar da linguagem ser bastante rebuscada, foi uma excelente leitura. Talvez seja um dos melhores livros que já li esse ano... e ainda é fevereiro.
Sugiro aos leitores que desejem o ler, que busquem conhecer primeiramente a história de Medeia; somente após, iniciar este livro.

v de vanisse 06/02/2024

Livro de mulher maluca
Uma deusa, uma louca, uma feiticeira? MEDEIA É DEMAIS! Pra quem ama história de mulher maluca esse livro é um prato cheio. Recomendo.

Tutu1301 20/01/2024

Medeia
Sendo minha primeira tragédia grega, me surpreendi com a qualidade da peça de Euripides. Uma história assustadora de vingança de uma mulher traída por Jasão, contra o mesmo, que à traiu, mesmo após ela ter dedicado sua vida a ele. Medeia representa a libertação de uma mulher injustiçada por todos, em uma Grécia que as desvalorizava (não considerando-as nem mesmas cidadãs). Porém a linguagem da peça é extremamente robusta, então muitas vezes tive dificuldade de entender palavras ou frases, o que atrapalha de vez em quando a leitura. Apesar de tudo a peça é grandiosa e com uma história interessante, e mesmo após séculos continua sendo apreciada.

Vitoria.Bueno 18/01/2024

Literalmente uma tragédia. A cada verso vc fica com a cara igual a da fleabag lendo a bíblia na banheira