Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

annikav.a 24/07/2023

A eterna condição de tragédia sobre ser mulher
Sófocles pensou uma personagem feminina como muitos autores não conseguem hoje. Retratou em tragédia as desgraças em nascer mulher nesse mundo, porém sem fazer de Medeia uma caricatura. A peça arranca fortes emoções pelas semelhanças à nossa realidade mesmo após quase 2500 anos, e sobretudo após quase 2500 anos. Não se trata de justificar o infanticídio cometido por Medeia contra o próprio sangue, e sim mostrar a hipocrisia da sociedade egeia, extremamente patriarcal e xenófoba. A vingança é de fato contra o marido Jáson e sua nova cúmplice esposa, porém pode ser sentida através de todas as épocas e lugares.

Cristiane 22/07/2023

Medeia
Medeia une-se a Jasão, abre mão de sua terra natal, trai seu pai e vai para uma terra estrangeira, Corinto. Tem dois filhos com Jasão.
Um dia descobre que o marido vai se casar com a filha do rei de Corinto. Ela fica revoltada, indignada com a traição.
O rei decide exilar Medeia e seus filhos, com uma mão na frente e outra atrás. Porém nossa heroína terá sua vingança... E que vingança...

Layane105 16/07/2023

Perfeito, quem não gosta da Medeia é louco, defendo mesmo. Leitura obrigatória para todo mundo, um livro perfeito.

larevv 14/07/2023

A maior obra de Eurípides
Medéia é uma das personagens mais conhecidas da dramaturgia universal e a obra é definitivamente uma das mais icônicas da antiguidade grega. muitas tragédias têm mulheres como protagonistas, o que demonstra a curiosidade que a sociedade grega — absolutamente centrada na figura masculina — tinha em relação à condição da mulher. como vemos até a modernidade, o universo feminino foi sempre retratado sob o olhar masculino, o que tornou as personagens femininas rasas e sem personalidade. por isso, foi uma surpresa imensa ter encontrado, em uma obra de quase dois milênios e meio, uma personagem mulher tão bem delineada — sob os padrões da dramaturgia grega, é claro.

a protagonista é uma mulher que está absolutamente certa de que merece se vingar de seu marido, jasão. medéia cometeu inúmeras atrocidades por ele: traiu o pai, matou o irmão, incitou duas filhas a matarem o próprio pai... por isso, quando jasão aceita se casar com a filha do rei de corinto, medéia se revolta completamente contra a situação e decide ir ao extremo. a peça trás várias reflexões sobre a condição da mulher em um mundo dominado por homens, principalmente no que tange o casamento. a leitura é bem fácil e fica ainda melhor para quem já conhece a história de jasão. é talvez, o primeiro exemplo da chamada "female rage" — ou "raiva feminina" — hoje tão discutida entre as mulheres. super recomendo :)

Telma77 04/07/2023

Em choque!
Esses antigos são muito bons de tragédia!
Incrível, como a trama é atual. As relações de amor e ódio levadas até consequências absurdas. Aquelas que hoje você encontra em notícias de jornal, apenas que ... Muito bem escrita.

Elisa 25/06/2023

De heroína a anti-herói
A história de Medeia começa antes dessa peça. Ela trai pai, irmão e súditos por amor a Jasão.

Eles fogem e a peça começa nesse ponto: os dois fugitivos (com seus dois filhos) já em Corinto onde Jasão decide se casar com a filha do rei, abandonar Medeia e se afastar dos filhos. Então Medeia se vê traída, sozinha e desamparada e vai atrás de vingança!

É um drama só!

Recomendo assistir no YT resumos e explicações antes de ler pois, embora as traduções sejam belíssimas, a forma do grego antigo de apresentar as peças é bem diferentona do que estamos habituados.

Marcelo Purificação 11/06/2023

Breve Resenha: Medéia
Apresenta Medeia como uma personagem complexa e multifacetada, retratando seus conflitos internos e seus desejos conflitantes de vingança e amor maternal. Aborda temas como traição, vingança, amor e poder, e é considerado uma das obras mais importantes da literatura grega antiga.

Gabriela 05/06/2023

Uma história de vingança
?Medeia? é uma tragédia grega clássica em que a personagem principal, homônima ao título, articula o assassinato de Glauce, atual esposa de seu ex marido (e muito mais jovem e bela), e dos próprios filhos como vingança por Jasão não ter honrado o compromisso matrimonial que possuíam. Medeia de fato concretiza sua vingança e, como efeito colateral, Creon, rei de Corinto e pai de Glauce, também morre.

Obviamente, não é uma história bonita ? como nenhuma tragédia grega é. Mas é bem escrita, possui excelentes falas de Medeia e participações fantásticas do coro, formado por mulheres.

Essa tradução mantém muitos aspectos sonoros e rítmicos do original em grego, tornando a leitura em voz alta muito agradável e repleta das conflitantes emoções que o texto transmite.

Recomendo ler com um dicionário do lado e com algum conhecimento da ?Poética? de Aristóteles, que proporciona mais conhecimento e imersão dentro dos aspectos da tragédia.

Gio Lopes 05/06/2023

Conta a história de Medeia que após sair da sua casa e trair sua família pelo homem que amava precisou sair do seu lar e viver como uma estrangeira em outro reino.
Mesmo estando longe de casa estava tudo bem até que seu marido a trai e pretende anular seus votos com ela para se casar com a princesa daquele novo lugar.
Ela, após tantas decepções, planeja uma forma de se vingar da maneira mais cruel que ela poderia para afetar seu marido traidor.

lena130 28/05/2023

A atualidade desse texto é absurda, é essa a potência de um clássico: sempre atemporal, arquetípico. Uma mulher igualada aos grandes deuses em 431 a.c é sim algo revolucionário na literatura grega.

Vanêssa 15/05/2023

"Chama-me agora, se quiseres, de leoa e monstro; quis apenas devolver os golpes de teu instável coração como podia."

Asdfg8 25/04/2023

Plano de vingança exitoso
Mulher preterida por outra e de gênio realmente maligno, há as falas em que ela justifica os atos que planeja e, mais de uma vez, ela cita que não vai deixar os inimigos rirem dela - isso seria motivo pra tanto? Na concepção do plano tem uma parte que ela diz que vai sofrer também com isso, mas segue adiante. Tudo corre como o planejado, mas após as últimas falas, não é exposto como ela se sentiu com tudo que fez. Será que compensou?