Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

ciliane.ogg 06/11/2023

Leitura deliciosa, tradução maravilhosa feita pela editora 34. Primeira peça desse autor que eu li.
Medeia, uma mulher unida pelo interesse à Jasão, depois de vinte anos é trocada pela princesa de Corinto. Nada para a fúria de uma esposa abandonada.
Leitura mais do que indicada. Clássicos gregos tem histórias muito boas.

Luiz 08/10/2023

***********
****************************************************************************************************

mila 07/10/2023

Medeia como símbolo feminino e estrangeiro
Li Medeia porque é uma leitura obrigatória da faculdade rs, mas me surpreendi com essa peça. O gênero dramático ganhou meu coração no 9° ano com Auto da compadecida, mas, ler Medeia que, além de peça teatral, também se caracteriza pela mitologia grega (e eu amo a mitologia greco-romana), foi incrível. A leitura é super rápida e, apesar de bater a cabeça com a escrita rebuscada digna do século V a.C., é fácil de entender. Eu não conhecia o mito de Medeia, então foi uma experiência ler e compreender a dor de uma mulher traída, apátrida, enganada por aquele que deveria ser seu companheiro. Deixar pátria e família, fazer a aliança com Jasão e ser traída por sua ganância, não sei o que você acha, mas, para mim, é motivo suficiente para uma vingança de tal dimensão. Não pretendia escrever uma resenha sobre esse livro, mas deixo aqui minhas anotações para o trabalho acadêmico.?

Kinos0 02/10/2023

Paralelos
Eu acho que o mais importante quando a gente tá lendo uma peça grega é relacionar aquilo com nossa vida, nessa conversa de passado e presente a filosofia é feita. Sou um homem do ocidente e na cena final estava comemorando o sofrimento de Jasão, causado pela morte dos seus filhos o que é bem louco. Quando o coro se questiona e finalmente consente as ações de Medea é você que está lá desfrutando da honra e justiça Grega porque nas suas experiências de vida não se dobrou a lógica quando a emoção te disse o que era justiça, aos oprimidos e oprimidas dedico a honra merecida mas injustificada.

José 01/10/2023

Eu amo uma tragédia grega
Amei a leitura, sinto que as tragédias gregas têm muito a nos ensinar. Medeia é uma história macabra de vingança e fúria, mas que vale muito a pena ser lida.

Carla 25/09/2023

A vingança nunca é plena
Medeia é uma história sobre traição e vingança e uma reflexão sobre ter filhos.

Medeia traiu seu pai e seu país para ajudar Jasão, fugiram, casaram, tiveram 2 filhos. Mas Medeia não era grega e não lhe atribuía nenhum poder, assim, Jasão achou interessante largar Medeia e desposar a filha do rei de onde viviam.

Medeia ficou furiosa, abandonada, sem amigos e sozinha em terra estranha. Brigou, gritou e ameaçou. O rei a baniu do país junto com os filhos o que contribuiu para o crescimento de seu ódio.

Medeia quis se vingar e o fez. Usando seus conhecimentos sobre veneno, acabou com o casamento de Japão e... O que ela faz além disso é chocante e triste.

Todos ficaram do lado de Medeia e entenderam sua dor, mas o que ela faz com os filhos é imperdoável. Uma tragédia ímpar e que mexe bastante com quem tem filhos.

Mas é impressionante como esse escrito grego de 431 a.C. tem um discurso atual sobre a liberdade feminina, sobre a subserviência, sobre o direito das mulheres.

Jasão chega a dizer que as mulheres só servem porque os homens não podem procriar sozinhos e Medeia se revolta!

"Mas também sofres. Nossas dores são as mesmas, Medeia!"
"É claro, porém sofro menos se tu não ris."

¨Cain¨ 22/09/2023

Muito mais perigosa que bala perdida
Medeia nesse livro é o ícone contra o patriarcado. Vai mulher!
Assim como outras peças gregas, Medeia é cheia de críticas ao sistema atual que desvaloriza as mulheres, as pondo em segundo lugar.
Existem histórias antes e depois desse livro, mas ele por si só já vale cada centavo.

Jasão que se lasque.

Mi_ 03/09/2023

Medeia, de Eurípedes, tragédia grega, datada de 413 a.C

Jasão, foi horrível com Medeia, por ambição, traiu, abandonou o lar, esposa e filhos, suas atitudes falam por si.
Medeia é audaciosa, vingativa, orgulhosa e sem pudor.
A vingança respinga por todos os lados, machuca, corrói e nunca vale a pena. É veneno para a alma.

Yaruro 25/08/2023

Gostei da história! É bem completa e reúne o elemento básicos de uma tragédia. Não esperava esse final, más adorei, algo inesperado.

Luiza 09/08/2023

Medeia e a sede de vingança
Eu simplesmente amo o quanto essas tragedias são cativantes. São histórias curtas, mas o que se percebe de riqueza historicamente falando é infinita. Esta foi uma das primeiras tragedias que li de fato por conta própria, a maioria havia lido para alguma aula de clássicos. Em geral, é uma história muito cativante sobre uma tremenda vingança.

Carlos Henri 09/08/2023

Gostei muito desta peça. É bem pesada mas mesmo assim é uma peça bem feita e bem escrita. Me deu vontade de ler mais peças.

Isis 06/08/2023

Então...
Acredito que eu não tenha sido uma boa interpretadora para essa obra. Pois, ao invés de enxergar sentido na vingança, só conseguia ficar assustada com os acontecimentos e em como funcionava a mente dessa mulher. É claro que eu enxerguei por esse ponto, mas ao invés de ver arte, acredito que só tenha ficado perplexa mesmo.

samy 01/08/2023

Não me dou muito bem com tragédias gregas, li para uma prova de português mas de fato é muito bom
desperta sentimentos e faz refletir e discutir sobre várias ações dos personagens

Philipe 30/07/2023

Um dos maiores clássicos da história, leitura boa e rápida a pesar de simples e bem conhecida , medeia sempre vai valer a leitura.