Medéia

Medéia Eurípides




Resenhas - Medéia


215 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Tutu1301 20/01/2024

Medeia
Sendo minha primeira tragédia grega, me surpreendi com a qualidade da peça de Euripides. Uma história assustadora de vingança de uma mulher traída por Jasão, contra o mesmo, que à traiu, mesmo após ela ter dedicado sua vida a ele. Medeia representa a libertação de uma mulher injustiçada por todos, em uma Grécia que as desvalorizava (não considerando-as nem mesmas cidadãs). Porém a linguagem da peça é extremamente robusta, então muitas vezes tive dificuldade de entender palavras ou frases, o que atrapalha de vez em quando a leitura. Apesar de tudo a peça é grandiosa e com uma história interessante, e mesmo após séculos continua sendo apreciada.
comentários(0)comente



Vitoria.Bueno 18/01/2024

Literalmente uma tragédia. A cada verso vc fica com a cara igual a da fleabag lendo a bíblia na banheira
comentários(0)comente



Manu 13/01/2024

Um ótimo retrato da corrupção da alma e da personalidade de alguém quando algo terrível ocorre. a maioria das ações da medeia não são justificáveis, porém elas ocorrem por um único motivo que degradou a medeia.
comentários(0)comente



Gabriel.AraAjo 11/01/2024

Meu faltou o grego para fazer uma comparação adequada entre os versos, mas acredito que esta é uma ótima adaptação, pode ser dificílimo para leitores inexperientes, porém perfeito para aquele que buscam a beleza em uma adaptação.
comentários(0)comente



eurenato 09/01/2024

Lembranças bonitas
Sophia traduz a tragédia das tragédias. Ela tem uma profunda ligação com a língua grega e também com as ilhas que são sempre presentes. Esse texto é profundo e poético, Sophia traz Medeia como uma mulher que não se dobra ao desejo dos homens e nem se deixa abater por ameaças. O final trágico vira um ato revolucionário contra os que apelam pela submissão feminina. A poesia de Sophia dá vida às imagens sem precisar que mais nada componham as páginas.
...
Em tempo, outra reconstrução poética de Medeia, dessa vez pelo grego Dimitris Papaioannou em 2008, uma das coisas mais marcantes que Marcelo Denny mostrou (dentre tantas centenas de vídeos e referências). Como o texto aqui não faz falta alguma, como tudo é trazido pela combinação de imagem, ação, presença e criatividade. Uma colagem arrebatadora transforma uma história milenar numa experiência surpreendente. Só ver e rever esse trailer me faz pulsar vida. E agradecer e agradecer.
comentários(0)comente



Gabriel Dummer 08/01/2024

Tragédia e dor...
Não há heróis neste drama. E há dor... A dor da traição, a dor da revolta, a dor da vingança e a dor da morte e do luto. Nunca havia pensado nas tragédias gregas como contos de terror, até ler este livro. Medéia e Jasão apresentam o pior do ser humano, ao mesmo tempo em que entendemos as suas dores. Trágico... Trágico... Ao final do livro, os textos extras sobre a história do teatro são um bom complemento para o aprendizado.
comentários(0)comente



Medusa_jess 07/01/2024

Uma tragédia realmente...
No início foi difícil de entender os diálogos, mas depois que me acostumei por emocionante ver o desenrolar das cenas, consegui imaginar a peça se desenvolvendo e chegando ao ápice. Por um instante, pensei que Medeia voltaria atrás em seus planos, mas depois de concretizados entendi porque de tê-los feito.

Ela precisava ser vingada depois de o marido fazê-la sofrer. Seria esse o preço correto a se pagar? Creio que não há dor maior que ela o fez passar. Ela é eterna vingadora de todas as mulheres trocadas e ditas como loucas em seu sofrimento.
comentários(0)comente



Gabriel1994 04/01/2024

Ótima tragédia grega
Uma leitura que traz difíceis questões de se imaginar por serem absurdas. Em certos momentos os personagens são tão contraditórios que fica difícil escolher um lado para apoiar ou criticar, sendo estes a mágica dessa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viní 19/11/2023

Icônico e atemporal
Esse livro é um clássico, é icônico e atemporal. Confesso que tragédia não é um gênero que me agrada muito, mas, após reler Medéia pela segunda vez, eu peguei um certo gosto por essa história. São tantas nuances, tantas possibilidades pra se questionar. Tive o prazer de ouvir discussões sobre essa leitura em um clube do livro que participei, e é realmente muito interessante como uma história tão antiga consegue ser tão atemporal. Recomendo a leitura, acho que vale a pena dar uma chance e conhecer essa obra de Eurípedes. :)
comentários(0)comente



Nike.K 12/11/2023

Se vingança tem gosto doce... O que dizer sobre a de Medéia?
Esta leitura provocou reações intensas em mim; era como se eu estivesse no cenário, compartilhando suas ações e soltando minhas reclamações. Acredito que uma obra capaz de gerar tal envolvimento vale a pena ser lida.

Se você gosta de dramas envolventes, essa peça grega pode ser uma boa opção. Com momentos de tensão e desconforto, proporciona uma experiência intensa para quem busca emoções mais profundas.
comentários(0)comente



silvia 10/11/2023

O amor e ódio andam lado a lado
Nessa tragédia grega, nós vemos como a intensidade do amor pode se reverter a um ódio intenso rapidamente.
Medeia, a protagonista faz grandes gestos de amor a sua paixão Jasao, como por exemplo matar seus próprios familiares. Porém, quando ela é ultrajada por ele, todo esse amor se reverte a ódio, na mesma intensidade. O que significa que, se ela matou por amor, por ódio ela mata também, inclusive os que ela ama.

Essa edição é muito boa pois nos traz um contexto da situação, além de sempre nos dar uma explicação quando algo diferente aparece no texto (uma cidade ou um deus).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR