O Abraço de Nemésis

O Abraço de Nemésis Steven Saylor

Resenhas - O Abraço de Nemésis

Reccanello 23/12/2022

Crasso, Crasso, rico como Creso!
Desta vez, toda a beleza e a corrupção de Roma se deslocam para o Golfo de Putéolos, região onde os ricos de Roma costumavam passar suas "férias", perto da base do Vesúvio. Ali, próximo de onde estourou a rebelião de Spartacus, um horrível assassinato - creditado a dois escravos - precisa ser desvendado em tempo recorde ou, como manda a lei romana (que é dura, mas é lei), todos os mais de cem escravos da casa deverão ser mortos como exemplo. Em mais uma história repleta de viravoltas, Steven Saylor mais uma vez nos coloca ao lado de Gordiano e de diversos personagens históricos romanos, com destaque para Marco Licínio Crasso, o homem mais rico de toda Roma, mantendo-nos hipnotizados pelos rituais e pelas tradições romanas, bem como por seus jantares e suas extravagâncias, todas ricamente detalhadas. Demonstrando-se ainda mais humano (falho, covarde, mesquinho, tal qual todos somos), Gordiano consegue fazer com que gostemos ainda mais dele, principalmente no trato com seu filho Eco.