As Aventuras de Sherlock Holmes

As Aventuras de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - As Aventuras de Sherlock Holmes

Fabio Shiva 23/11/2019

um de meus favoritos
Acho que todo mundo deveria ter alguns livros favoritos, desses que nunca cansamos de reler. Já perdi a conta de quantas vezes revivi essas amadas “Aventuras de Sherlock Holmes”! Cheguei ao ponto de quase saber de cor alguns dos imortais diálogos trocados entre Holmes e seu fiel escudeiro Watson enquanto deslindavam os mais intrincados e sinistros mistérios...

Quanto às histórias em si, claro que estão gravadas em meu coração. O que não diminui em nada o prazer da leitura, renovado e aumentado a cada vez. Sempre encontro algum novo aprendizado. Dessa vez, por exemplo, me chamou a atenção o fato de as histórias serem conduzidas por um senso de justiça implacável. Não é incomum, nas aventuras de Sherlock Holmes, que o malfeitor seja punido em consequência direta de suas próprias más ações, por uma justiça mais refinada que a dos homens. Mesmo antes de abraçar a doutrina do kardecismo, ao final da vida, Conan Doyle já demonstrava ser bastante sensível à inapelável lei do karma...

Outra surpresa que tive nessa releitura foi constatar o quanto algumas questões abordadas no livro continuam (infelizmente) muito atuais. No conto “A Faixa Malhada”, por exemplo, Holmes afirma:

“Quando um médico desvia-se do bem, torna-se o pior dos criminosos.”

Li essa frase em sincronicidade com algumas tristes reflexões sobre como atualmente a prática da medicina, ao menos em nosso país, está tão emaranhada com interesses financeiros que ficou difícil distinguir o que é medicina e o que é comércio...

Outra sincronicidade chocante foi me deparar, no conto “As Cinco Sementes de Laranja”, com a seguinte descrição da infame KKK:

“Ku, Klux, Klan é o nome derivado da semelhança imaginária com o som produzido ao carregar uma espingarda.”

Será que a obsessão por armas está sempre ligada ao racismo e à intolerância? O nome KKK, com sua associação a armas de fogo, devia evocar o mesmo tipo de prazer pervertido nos capuzes brancos que hoje o símbolo da “arminha” evoca em alguns “cidadãos de bem”, com seu novo partido treisoitão e seu racismo (e homofobia e misoginia e intolerância religiosa etc. etc. etc.) cada vez mais mal disfarçado. Como bom baiano e apreciador de Freud, não posso deixar de pensar que a origem de tanta agressividade mal direcionada só pode estar em sérios problemas sexuais.

E como músico e fã de Sherlock Holmes, só posso concordar com meu herói quando ele diz:

“Não há mais nada a fazer e a dizer hoje mesmo, por isso dê-me meu violino e vamos experimentar esquecer por meia hora esse tempo miserável e o procedimento ainda mais miserável dos nossos semelhantes.”

E viva Sherlock Holmes!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
May | @vidadaleitora 23/11/2019minha estante
Ainda nao tive o prazer de ler todas as aventuras desse personagem que é um querido! Mas é lógico que terei oportunidade!

As cinco sementes de laranja eu li, e concordo com vc!

Novamente, que personagem!

Fabio Shiva 24/11/2019minha estante
Oi May! Gratidão pelo comentário e por sua Lucidez somando!

Camila1856 24/11/2019minha estante
Que bacana! Suas resenhas são sempre incríveis! O meu favorito que não canso de ler é Dom Casmurro :)

May | @vidadaleitora 25/11/2019minha estante
Eu concordo com vc, Mila! Vou ver o do livro Dom Casmurro, quem sabe não me cativa a lê-lo?

Camila1856 25/11/2019minha estante
Você vai adorar May! Toda vez que o leio mudo de opinião quanto à traição rsrsrsrs

Camila.Santos 18/08/2020minha estante
Amei a resenha! As histórias de Sherlock Holmes sempre me encantaram, e nesse momento sombrio estão sendo mais do que uma distração. É como se mesmo estando em isolamento eu pudesse reencontrar dois amigos de longa data. É reconfortante.

May | @vidadaleitora 21/09/2020minha estante
E eu li Dom Casmurooo por causa da resenha: ADOREI

Josana.Baltazar 26/06/2021minha estante
Adoroooo Sherlock, livro, séries, filmes tudo

Ju 17/04/2013

As Aventuras de Sherlock Holmes
Eu estava morrendo de saudades dos clássicos!! É que a fila de leitura está realmente complicada por aqui... Então fiquei imensamente feliz por este ser o tema de março de um dos desafios de que estou participando, o que me obrigou a parar para ler um livro que estava há bastante tempo esperando pela sua vez.

Nem me lembro desde quando sou apaixonada por Sherlock Holmes. Mas confesso que nunca tinha lido nenhum dos livros escritos por Sir Arthur Conan Doyle. Já sabia que a narração era do Dr. Watson, mas não sabia que As Aventuras de Sherlock Holmes era um livro formado por diversos contos, cada um contando um caso que o detetive desvendou (ou não). Holmes foi enganado quatro vezes em sua carreira - três vezes por homens e uma vez por uma mulher - e um desses episódios faz parte do livro.

"Ao repassar minhas anotações sobre os setenta e tantos casos curiosos nos quais tenho estudado os métodos de meu amigo Sherlock Holmes nos últimos oito anos, encontrei muitos trágicos, alguns cômicos, um bom número de simplesmente estranhos, mas nenhum trivial. Pois, trabalhando mais por amor à arte que para ganhar dinheiro, nunca começava uma investigação que não se inclinasse ao incomum e mesmo ao fantástico."

A cada caso que lia, ficava mais espantada como a capacidade de dedução do detetive. Seja fumando seu cachimbo, lendo ou livro, ou indo assistir a um espetáculo, ele chega à solução de grandes mistérios como se fossem completamente óbvios. Mostra uma capacidade de observação absurda, nenhum detalhe passa despercebido por ele. Coisas que, para simples mortais como nós, pareceriam insignificantes, são a chave que ele precisa para desvendar seu caso do momento.

"É um erro monumental construir uma teoria antes de ter dados. Insensivelmente, começa-se a deformar os fatos para que se ajustem à teoria, quando são as teorias que devem se ajustar aos fatos."

O livro é formado por doze contos, e meu preferido foi A Liga dos Cabeças Vermelhas. Muito criativo criar uma sociedade para a proteção e propagação dos ruivos!! hahaha...

Adoro ser surpreendida, e Holmes causou esse efeito em mim em todos os momentos. Amei a leitura, a linguagem não é nada inacessível, como as pessoas muitas vezes presumem ao ver qualquer clássico. Espero ter a oportunidade de ler os outros livros do meu querido detetive!

Para finalizar, uma curiosidade: em nenhuma das histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle está presente a expressão "Elementar. meu caro Watson". Ela surgiu em peças de teatro que tinham Holmes como personagem, e foi imortalizada nos filmes.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/03/resenha-as-aventuras-de-sherlock-holmes.html.
Dani 18/04/2013minha estante
Eu não conheço muito bem Sherlock, mas posso dizer que não gostei daquela série de TV com a Luci Liu, achei o Dr. House mais parecido com Sherlock do que aquele cara... Já li o Cão dos Baskervilles e achei Sherlock Holmes o máximo *-*

Adriane Rod 18/04/2013minha estante
Sherlock é tudo de bom, eu quero completar a minha coleção logo logo. E a série é fantástica.

;)

Lua 18/04/2013minha estante
Lembro que tinha pedido indicação de livros e me disseram esse, só que infelizmente ainda não li. Eu até gostei porque envolve o tema que amo, investigação, tem coisa mas legal em uma leitura do que você tentar descobrir o que acontecerá e, ser surpreendida pela astucia do personagem desvendando o mistério?! pra mim não rs. Clássicos, me atraem tanto *---* que esse com certeza já está indo pra minha lista.
ótima resenha, ju!
Beijos!

Thaís 18/04/2013minha estante
Sou apaixonadissima por Sherlock Holmes,desce pequena saia pela casa com um lençol "camuflado" pra me desfaçar, e como eu não tinha lupa usava a mão msm kkkk pra mim, tudo era caso de mistério (até uma formiga) Eu era louca por detetives, e hoje está passando filme dele kkk infelizmente nem do meu pai, quanto menos da minha mãe gostava dessas coisas de detetive nunca soube porque, mas, isso não vem ao caso.. Adorei a sua escolha, sou apaixonada em clássicos e eu tenho certeza que se eu pudesse esse livro já estaria na minha estante ;)

Baah 19/04/2013minha estante
achei mega interessante, gostei demais da resenha e achei super positivo vc trazer essa curiosidade, curti muito , parabéns!

Mari 26/05/2021

Sherlock holmes: ?o mestre da Baker street?
Livro perfeito pra quem quer começar a ler as aventuras do famoso detetive ou menos para quem quer variar um pouco de gênero literário, pois por ser contos é uma leitura bem leve e divertida. Só não dei 5 estrelas porque acho que alguns contos poderiam ter sido substituídos por outros.
Danny 26/05/2021minha estante
Essa edição é boa???

Mari 26/05/2021minha estante
Danny essa edição é perfeita, mesmo sendo de bolso não me atrapalhou em nada, inclusive a qualidade da capa ( dura??????) é muito boa esse livro vivia na minha bolsa da escola no meio de todos os materiais e continua intacta

Danny 28/05/2021minha estante
Aiii que bom saber. Queria comprar essa edição mas tava com receio. Muito obrigada?

Alex 09/08/2022

As Aventuras de Sherlock Holmes
Primeiro, preciso deixar claro que se trata de uma obra prima, o apanhado com todos os contos e romances de Sherlock Holmes.

Dito isso, as aventuras de Sherlock Holmes contém 12 contos publicados entre 1891 e 1892 Os quais são excelentes.

Entre eles consta um dos mais interessantes, O Escândalo da Boêmia, único conto em que Sherlock demonstra algum interesse por uma mulher, interesse esse que chega ao ponto de uma veneração exaltada. Sua mente sempre fervilhante não o permite se apaixonar, mas a deseja claramente.

Além disso, friso que essa edição da Zahar é de uma riqueza sem igual, com a quantidade de ilustrações, notas e comentários. Tudo para enriquecer a obra.

Se você gosta de contos policiais, livros investigativos e não conhece as aventuras, memórias e casos de Sherlock Holmes, vc precisa, imediatamente conhecer.

São clássicos. São ótimos. E são referência.
Núbia Cortinhas 11/08/2022minha estante
Anotado! Estou adentrando por esse mundo maravilhoso do suspense, seja psicológico, seja policial e estou gostando muito. Eu já tinha pensado em ler Sherlock, mas a sua resenha só me fez ter certeza disso.

Alex 11/08/2022minha estante
Ahhh aproveite muito. Eu depois dele adentrei na obra da Ágatha, mas ainda me falta provar também, Maurice Leblanc, e o pai do gênero, Alan Poe.

Núbia Cortinhas 11/08/2022minha estante
O que vc acha do Georges Simenon? Tem bastante livros dele num sebo perto de casa, aí bate aquela dúvida se compro ou não compro kkk.

Raise 22/01/2023

Meu caro Holmes
De início criei muitas expectativas por ser minha primeira leitura dos casos de Sherlock Holmes e posso dizer que todas foram devidamente atendidas. Sendo uma ótima edição, o livro reúne alguns dos mais curiosos e excepcionais casos do detetive e seu parceiro.
Com personagens interessantes e algumas vezes complexo, Sherlock Holmes nos traz a solução de cada caso na sua maneira mais comum, com deduções extraordinárias e investigações sucintas, fazendo jus ao seu título de detetive mais famoso das histórias do gênero. Sua amizade com Watson é uma das coisas mais singelas que se destacam em todas as suas histórias, bem como a lealdade e confiança que o doutor tem no seu amigo.
Destaco a habilidade de Sherlock Holmes em encontrar a solução para seus casos observando os simples detalhes que muitas vezes são ignorados pela maioria das pessoas.
Nesta edição, destaco também os casos de "Escândalo na Boêmia" e o "Mistério do Vale Boscombe" como meus preferidos.
narlinda 22/01/2023minha estante
Escândalo na boêmia é o meu preferido! ?

Raise 22/01/2023minha estante
Siimm, a maneira de como o Holmes é enganado foi a melhor coisa kskksks

narlinda 31/01/2023minha estante
amo que ele tenha sido enganado por uma mulher ou, como ele chama, A mulher!

caroline ww 31/05/2021

eu amo todos os contos dessa edição, sério, tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!! recomendo pra todos
Adryelle 31/05/2021minha estante
Comprei esse livro e ele chega essa semana, estou mega animada para lê-lo, parece ser ótimo

caroline ww 31/05/2021minha estante
@adryelle a edição dele e super linda! sem contar nas narrativas impecáveis do Doyle nessa edição... na minha opinião, essa edição tem as melhores e mais icônicas histórias!

Lulu 30/12/2014

"São em momentos de descuido que a verdade está." - SH
"Ele era, na minha opinião, a mais perfeita e observadora máquina de raciocinar que o mundo já viu (…)"

Basicamente, Sherlock Holmes tem boa parte dos seus casos registrados pelo seu amigo médico John Watson. As Aventuras de Sherlock Holmes é um livro que reúne 12 contos presenciados pela dupla, sendo esses os primeiros originalmente publicados entre 1891 e 1892. Como Watson conta as histórias, muitas vezes criamos um elo com o narrador por igualarmos os pensamentos acerca dos casos.

Cada conto tem seu ponto principal que o diferencia dos outros, como Escândalo na Boêmia, o qual mostra Irene Adler, a mulher que fez Holmes parar de zombar da inteligência do gênero feminino e A Banda Malhada, em que vi o tom de mistério habitual se unir a um suspense não visto nos outros casos do livro.

As diferenças continuam pois nem todos os contos se encerram em crimes, pelo menos aos olhos da justiça, como Um Caso de Identidade, O Homem da Boca Torta e O Nobre Solteirão que não deixam a desejar no quesito de uso da lógica. E esse quesito junto com a arte da dedução, imprescindíveis a especialidade de Holmes, são lembrados pelo investigador em As Faias Acobreadas, numa discussão com Watson sobre como seus casos eram registrados, que é um dos melhores diálogos do livro, já que é um tema que eu me questionava.

Porém chegamos aos hábitos da técnica de escrita de Conan Doyle referente aos casos de Sherlock. Sabe quando se está no começo do livro e a empolgação é constante ao longo da trama? Quando vamos lendo os contos um atrás do outro, a base: apresentação do caso, desenrolar da investigação e explicação/resolução se torna desgastante. Esse tom cansativo é o mesmo visto nos livros de Dan Brown em que Robert Langdon está presente, mas para conciliar um pouco a leitura com seu modelo de escrita nada custa ler os contos aos poucos para reduzir tal “problema”, o qual é recorrente em outros casos policiais retratados também na literatura assim como na TV. Mas se você estiver absorvendo as explicações de Sherlock e usando-as para os outros casos, conseguirá deduzir parte ou todo o mistério, o que pode não deixar a leitura cansativa, e sim empolgante para desvendar o que há pela frente.

As resoluções com as explicações do raciocínio de Holmes surpreendem e comigo não foi diferente, inclusive em As Cinco Sementes de Laranja que embora a surpresa no seu fim, o mesmo não me agradou, já que por envolver a Ku Klux Klan me deixou na expectativa por um final mais marcante.

O livro proporciona o cotidiano vivido por Sherlock Holmes e Watson, o que difere dos romances já que são casos isolados, mas os contos dão um ar de que aquilo que eles fazem são de fato recorrentes e apreciados pela dupla, o que torna o leitor um participante obrigatório nas aventuras.
Vinicius 19/11/2016minha estante
Acho interessante o Cinco Sementes de Laranja justamente por seu fim, demonstrando que nem mesmo Holmes fora capaz de vencer todas. Creio ser importante a presença dessas histórias que oferecem a falibilidade humana de nosso querido detetive.

Lulu 25/11/2016minha estante
Um ponto de vista bastante interessante!

Gláucia 27/09/2022

As Aventuras de Sherlock Holmes - sir Arthur Conan Doyle
Publicado originalmente entre 1891 a 1892, essa edição da Zahar traz, na sequência em que foram publicados na Strand Magazine 12 contos:
1) Escândalo na Boêmia
9) O Polegar do Engenheiro
10) O Nobre Solteirão
11) O Diadema dos Berilos
12) As Faias Acobreadas

Os mistérios são todos muito instigantes e peculiares, aparentemente insolúveis aos olhos menos atentos. É sempre delicioso acompanhar o raciocínio de Holmes. E sua personalidade misógina, misantropa e deliciosamente arrogante sem parecer ser, dá um toque a mais em cada uma delas. Que personagem! E que mente criativa a de seu criador.
Fábio Yeshua 27/09/2022minha estante
Sem palavras pra descrever como foi conhecer Sherlock Holmes quanto era adolescente. Ainda é um dos meus personagens favoritos ?

Gláucia 28/09/2022minha estante
Também adoro! Não canso de ler

blackymoon 30/07/2022

aqui estou eu, voltando para o universo de Sherlock depois de tanto tempo.
obviamente diferente dos romances, aqui os casos são respondidos rapidamente, enquanto a história a ser desvendada tem mais enredo, e é uma coisa bem legal pq não é superficial, os personagens conseguem despertar interesse tb e muitas vezes empatia.
o legal foi ver que aqui tem a cronologia e os casos dos romances foram citados.
como acontece com livros de contos, alguns me divertiram mais que outros.
- escândalo na boêmia
- as faias acobreadas
- a banda malhada
- o carbúnculo azul
- o polegar do engenheiro
- o diadema de berilos
- o homem da boca torta
- o mistério do vale boscombe
Dani 30/07/2022minha estante
Esse universo é incrível!

blackymoon 30/07/2022minha estante
concordo, Dani! ?

WeltonLuis 14/04/2020

Alguns dos melhores contos.
As melhores aventuras de Holmes e Watson, onde também podemos observar que Holmes também falha às vezes, sobretudo contra Irene Adler, que conquistou a admiração do próprio detetive.
Leitura.Emdia 14/07/2021minha estante
Sim, esse é o melhor!

Silva 19/08/2022

Bom, como sempre
É a primeira vez que leio os contos de Conan Doyle, e sinceramente, gostei muito. Pois, são contos variados, que muitas vezes não envolvem homicídios. Porém, é claro, que nada supera seus romances.
McGyver.Rego 19/08/2022minha estante
Li esse. É ótimo!

Carol 29/12/2022

Decidi reler a obra desse autor impecável , Sir Arthur Conan Doyle.

Qualquer livro dele de Sherlock Holmes é sem defeitos, Agatha Christie que me perdoe kkk

A forma como Holmes trabalha e depois o modo que explica como chegou à conclusão, é onde paramos e pensamos: ?Nossa, mas é tão simples, porque não pensei nisso antes?!?

Os livros de Sherlock Holmes, são livros que indico de olhos fechados a quem pede indicação para ler?
Thay262 13/02/2023minha estante
Você é a primeira que eu vejo preferindo Doyle ao invés de Agatha. E honestamente, eu amei você.

A diferença é que Sherlock não deixa Watson (e consequentemente os leitores) saberem de nada até que ele jorre todas as informações na nossa cara como um gênio, e nos faz de idiota (junto com Watson), essa é a graça do personagem (e é assim tanto nos livros quanto nas adaptações).
Mas a maioria dos leitores do gênero "mistério policial" está acostumado atualmente a um enredo onde possam "desvendar o mistério" junto com a trama, Sherlock Holmes não trabalha assim e nem proporciona isso, logo muitos leitores detestam Arthur Conan Doyle e preferem outros.

Sherlock é livro pra quem gosta do jeito do Sherlock (e seja curioso), mas quem busca "mistérios" pra resolver junto enquanto a trama se desenrola vai preferir outros autores. Porque em geral os mistérios desses livros do Doyle são "medianos", oque faz ser incrível é o "modus operandis" de Sherlock e a lealdade de Watson.

Por isso amei sua resenha, pois quem gosta de Sherlock Holmes é justamente por causa de como ele trabalha e joga as explicações na nossa cara SÓ no final, e ainda age como se fosse simples, e mesmo que a resolução seja realmente "simples e mediana" a graça do livro é saber COMO e com quais DEDUÇÕES o Sherlock chegou nas conclusões, essa é a graça desses livros, não os mistérios em si porque eles nem são tão complicados, na maioria a conclusão é boba, mas a explicação do Sherlock e o jeitinho dele e do Watson que faz com que criemos carinho pela narrativa. E você mostrou isso muito bem. Amei ??????

dani 25/08/2021

De volta a Baker Street
"O palco perdeu um excelente ator, assim como a ciência perdeu um cérebro afiado, quando ele se tornou um especialista em crimes."

Depois de ler o romance "O cão dos Baskerville", decidi finalmente ler este livro de contos que já tenho há bastante tempo. Foi bem interessante ver a variedade de casos apresentados e também ver Sherlock Holmes novamente em ação, ou sem muita ação. Alguns casos são resolvidos enquanto ele pensa silenciosamente, fumando seu inseparável cachimbo em seus aposentos na Baker Street.

Como a dinâmica do conto é obviamente diferente do romance, acho que não me abracei totalmente ao ritmo dos contos e me peguei desejando que algumas histórias fossem mais desenvolvidas. Mas essa é apenas a percepção de uma leitora curiosa que quer saber sempre mais, a leitura não deixou de ser divertida por isso.

O que incomodou foram algumas declarações sexistas e preconceituosas que aparecem salpicadas aqui e acolá, mesmo levando em conta há quanto tempo o livro foi escrito. Alguns desfechos também decepcionaram um pouco, pois algumas ações não infringiam as leis da época. Enfim, ainda bem que os tempos mudaram (e que continuem mudando)!

A genialidade de Sherlock Holmes é inegável, mas meu personagem preferido ainda é o caro Dr. Watson. O que me lembra que ainda tenho que ler o livro no qual eles se conhecem: "Um estudo em vermelho".
Joao 25/08/2021minha estante
E o Estudo em Vermelho é o meu preferido do personagem. Acho sensacional.

Lisandra Sousa 26/05/2021

"Meu caro, Holmes!"
Essa edição traz seis aventuras do livro "As Aventuras de Sherlock Holmes", no qual a editora Principis dividiu em dois livros. Além dessa divisão um pouco desnecessária, os contos estão fora de ordem, infelizmente. Mesmo assim, a leitura foi muito bacana e envolvente, mostrando as formidáveis e precisas deduções do detetive consultor que espanta até mesmo seu colega e amigo dr. Watson.
Abaixo a impressão que tive dos seis contos.

* A aventura da Coroa de Berilos - nota 4
Muito bom o desfecho, esperado e inesperado ao mesmo tempo;
* A Aventura da Faixa Malhada - nota 5
Caso bizarro, surpreendente. O meu favorito dessa edição;
* A Aventura das Faias Roxas - nota 4
História enigmática, uma loucura, um pouco previsível nas partes finais;
* A Aventura do Carbúnculo Azul - nota 5
Dei umas risadas, um pouco previsível mas com um desfecho bonito;
* A Aventura do Polegar do Engenheiro - nota 4
Uma grande aventura narrada, onde o leitor se pergunta como será a resolução;
* A Aventura do Solteirão Nobre - nota 3,5
História bacana, mas não me cativou muito.

Nota geral: 4,25
Lisandra Sousa 19/07/2021minha estante
Parte dois de "As Aventuras de Sherlock Holmes" da editora Principis.
Breve impressão das aventuras relatadas.

* A Liga dos Homens Ruivos - nota 4
"(...) Holmes o cão de caça, Holmes o implacável, habilidoso e preparado agente da lei." Pág. 29. Início intrigante, desfecho pouco marcante;
* As Cinco Sementes de Laranja - nota 4
Final frustrante, hein. Fiquei triste igual o Holmes.
* O Homem da Boca Torta - nota 5
Desfecho maravilhoso! Posso dizer que foi meu favorito daqui;
* O Mistério do Vale Boscombe - nota 5
Muito boa a história, bem envolvente. Me lembrou um pouco "A Coroa de Berilos";
* Um Caso de Identidade - nota 4
A raiva de ver que saiu impune e que a Mary talvez nunca saiba o que de fato aconteceu;
* Um Escândalo na Boêmia - nota 5
Fez jus a fama, bem distinta dos que li até agora.

Nota geral: 4,5.