Palha de Arroz

Palha de Arroz Fontes Ibiapina

Resenhas - Palha de Arroz

adjalina.menezes 11/02/2024

Clássico da literatura do Piauí
Uma releitura. Traz memórias afetivas de 20 anos atrás quando foi leitura obrigatória para o vestibular. Como toda releitura novas impressões se formam, mas o que continuou impactando foi a dureza da vida desses personagens e de como pouca coisa mudou.

Caronte 15/07/2016

Palha de Arroz: limpeza social e Vargas no Piauí
Durante a Era Vargas (o Estado Novo foi de 1937 a 1945) tivemos muitas coisas: a troca de moedas - do Réis para o Cruzeiro -, uma ditadura básica, dentre outras "cositas más".

Incêndios criminosos e torturas. Esse é o contexto do livro Palha de Arroz do Fontes Ibiapina. Na década de 40 Teresina possuía um cinturão de pobreza de casas cobertas por palha, então essas casa começaram a pegar fogo, um mistério!, com ninguém sabendo quem tinha provocado. Algumas pessoas creditavam que esses incêndios eram provocados pelo governo numa tentativa de urbanização da capital (algo que Vargas queria) "higienizando" as áreas pobres, uma solução mais rápida e fácil. E é um pouco da vida desses moradores que o livro conta.

Não preciso nem dizer que Palha de Arroz é um retrato da nossa história... um tanto desconhecida pra falar a verdade, o que significa que podemos repetir os mesmos erros. Trágico... Trágico...

Para ler o texto completo: Blog Parágrafos Para Grifos.

site: http://paragrafosparagrifos.blogspot.com.br/2016/07/palha-de-arroz-limpeza-social-e-vargas.html
Mel 27/03/2018minha estante
Gente, alguém sabe onde consigo comprar esse livro??

Joonetto 13/02/2012minha estante
Concordo com o que escreveu. Tive a mesma impressão, ler os diálogos é quase como escutá-los. O Fontes Ibiapina captou e retratou bem o falar piauiês. Como você disse: Clássico precisa ser lido!