O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

mariajailza 14/04/2023

Cruel e real!
Eu já li quando adolescente, mas ler na fase adulta foi surreal.

Luísa caiu na conversa do Basílio simplesmente pq ela não conhecia o amor próprio.

O autor fala várias vezes que o Basílio falava ou fazia era inédito na vida dela ou que só era encontrado nos romances... E o que muda hoje?

A gente continua colocando nos braços do outro a responsabilidade de nos fazer sentir amadas, continuamos dependentes emocionalmente.

E como a Luísa, continuamos caindo na conversa de quem só quer nos usar.

Luísa errou sim, mas o Basílio foi desumano. E quem ficou na boa?

Esse livro é muito necessário, leiam!

Lilian 11/04/2023

Uma das maiores obras literárias portuguesas!
O romance é uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa da época, retratando personagens que lutam para manter as aparências, enquanto escondem seus segredos e vícios. "O Primo Basílio" é uma obra intensa, que aborda temas como adultério, corrupção, inveja e manipulação, e é considerado uma das maiores obras literárias portuguesas.

site: https://lilianfreitas.com/

sabren 05/04/2023

Clássico! eu amei! me senti lendo uma grande fofoca do século XIX. as cenas do texto de eça conseguem passar para o leitor exatamente o que as personagens estão sentindo, desde o tédio, tristeza e a empolgação. também é interessante o quanto o clima (sol, chuva, ensolarado, muito calor), e uns detalhes mínimos que um leitor desatento vai deixar passar ou não vai dar tanta importância, fazem parte da história e até explicam muita coisa. uma ótima leitura.

Bella292 31/03/2023

Podia ser escrito em 2023 e ainda ser preciso
O retrato da sociedade Lisboeta feito por Eça de Queirós poderia ser da sociedade brasileira atual. E de muitas sociedades mundo afora.

Em alguns momentos, bem pontuais, a leitura fica um pouco maçante, com descrições detalhadas de ambientes em meio a partes em que a estória não se move muito. Provavelmente algo típico da época. Mas, quando a estória vai para a frente é uma leitura muito, muito interessante. Não há heróis, há somente pessoas com suas virtudes e suas falhas de caráter. E é isso que tornou o livro interessante para mim, todas as personagens são humanos.

O português europeu do século 19 foi um pequeno obstáculo no início, mas eu me acostumei sem dificuldades.
Ju Ragni 31/03/2023minha estante
Que crônica de costumes excelente, não é? O autor relata a vida daquelas pessoas, o dia-a-dia, de uma forma tão precisa que parece que a gente está compartilhando aquilo. E a como era dura a vida dos empregados, me lembro daquela cena em que a Juliana tinha de carregar água em baldes, subindo e descendo escadas, para encher a banheira para o casal tomar banho todos os dias, dá pra imaginar uma coisa dessas? E a Joana, a cozinheira, sempre de plantão para atender aos patrões, e o lugar onde elas dormiam, enquanto os baús do Jorge ficavam em um quarto muito melhor que o delas... Livro excelente, um clássico.

Reiseane 23/03/2023

Simplesmente perfeito
Eu amo esse livro e tive a oportunidade de reler. É incrível a forma como o autor descreve os personagens, suas emoções e suas inclinações, de forma que podemos compreende-los tão profundamente. Acho profundo e interessante a trama e seu desfecho trágico! Como tudo se sucedeu até o fim.

Beatrys 17/03/2023

Coitada da Luísa, Juliana fez foi pouco
A estória é interessante cheia de picuinha, intriga e traição. Digna de novela mexicana. Livro extremamente descritivo, Eça escreve muito bem, mas escreve muito, até demais. A melhor parte é a Juliana fazendo a vida de Luísa um inferno na terra, e a sonsa não aceita a ajuda de Basílio. Enfim levei três meses pra ler, não aguentava mais?

Lary 16/03/2023

Um final surpreendente...
Um livro repleto de detalhes, que faz com que sua imaginação vá longe. É uma obra que faz crítica e sarcástica dos costumes da pequena burguesia. O narrador aparece como um observador imparcial, que vê os acontecimentos com neutralidade e que domina todas as informações. Uma leitura que no começo te deixa intrigado mas ao longo da história vai te surpreendendo!

Duda 16/03/2023

Passando só para registrar o quanto gostei dessa leitura! Foi meu primeiro contato com Eça de Queiroz e fiquei encantadíssima. Gosto dessa questão do Realismo que procura trazer um recorte muito mais fiel da sociedade.
E em O primo Basílio foi isso que me pegou. O desenvolvimento de personagens reais, a própria temática do adultério que foge completamente ao ideal romântico... enfim, eu ia lendo, passando ódio e xingando Basílio, Luísa, Juliana... Ningúem merecia minha empatia e eu me empolguei com isso. Uma pessoa que quer passar por cima dos outros para se dar bem na vida, uma jovem que se deixa iludir romanticamente, um mau caráter que se aproxima de uma mulher só para usá-la, uma mulher de espírito liberto que não teme ser julgada... É muito mais intrigante ler histórias assim que te levam a refletir sobre até que ponto podemos julgar as ações dos personagens, quando cabe ser condescendente ou não...
Em resumo, quero ler mais disso, desses retratos sociais que Aluísio Azevedo e Eça escrevem.

natashass 10/03/2023

Traição, fofocas e muito mais
Eça de Queirós traz perfeitamente as nuances de um casamento e os aspectos da pequena burguesia do século XIX. É incrível como o autor consegue descrever tão bem os aspectos de cada personagens de modo que se torna "fácil" compreender como reagirão diante de alguns eventos.

O livro conta a história de Luísa, que era casada com Jorge e levava uma vida feliz com um homem que não necessariamente amava, mas que era confortável estar junto, mas que acabou envolvida em uma paixão extraconjugal com seu primo Basílio, que vinha visitá-la em Portugal.

A partir desse acontecimento inicial, muitos outros se desdobram e fica claro que talvez algumas relações humanas não sejam tão fáceis quanto parecem. É um livro muito bom que trata de traições, paixões proibidas, suborno, ameaças e muito mais.

E sigo dizendo: quem afirma com tanta certeza que não gosta de clássicos é só porque não leu os certos ainda. Esse livro é uma grande fofoca e foi muito bom acompanhar alguns rumores.

maria1614 10/03/2023

Santa paciência
Não sei como vou conseguir fazer uma redação sobre essa joça sendo que nem entendi o livro, love u literatura brasileira????

Bia 04/03/2023

?O Primo Basílio? se tornou o meu favorito do Eça, até agora. É incrível como ele escreve personagens tão complexos e com tanta maestria, com aquela linguagem poética e astuta que só ele consegue alcançar.

Sofia136 27/02/2023

Livro de vestibular...
A primeira coisa q pensamos quando lemos um livro de vestibular por pura pressão é: "q saco, não quero ler isso!!"

Felizmente, quando li o primo Basílio não tive essa sensação. Eu amei o livro, o único "defeito" são as cenas de descrição, fora isso é um livro q te prende na história. Você lê um capítulo e logo quer saber oq a Juliana vai fazer, como Luísa vai esconder a traição, quando q o Jorge vai voltar da viagem...

Enfim, mesmo q vc não goste de clássicos, o primo basilio é um livro q vale a pena