Os subterrâneos

Os subterrâneos Jack Kerouac

Resenhas - Os Subterrâneos

Giovanavski 25/11/2022

Jack sendo Jack... Acho o que me desapontou nesse livro foi a expectativa. Esperava algo a mais e me deparei com o mesmo. Não está errado, Kerouc é sempre uma aventura. Ainda é interessante passear pelo underground com Jack Kerouc, são sempre as mesmas viagens, mas nunca se tornam maçantes.

Carolina Del Puppo 29/10/2022

Sei lá
Olha, ler esse livro foi um estado de espírito para mim. Eu li rápido, foi uma verdadeira viagem mental.

Anna 19/08/2022

muitos comentários machistas e racistas, mas fora isso é uma história boa.
fiquei com raiva do protagonista mtas vezes, dps me identifiquei mto com ele e a mesma coisa foi acontecendo com a mardou, que pra mim é a melhor personagem do livro.
muito bom o desenvolvimento e o fluxo da história, quero ler outras obras do autor.

l1abettega 28/01/2022

O romance conta a história de Leo e seu envolvimento com Mardou. Ele descrito como um egomaníaco; acrescento: boêmio, paranoico e apaixonado. Características bem exploradas em uma narrativa de fluxo de consciência que é uma marca de Kerouac.
Gostei muito :))

rafinha 27/10/2021

Kerouac em sua melhor forma.
escrita cativante, com os elementos beatniks tão reconhecíveis, tratando de uma situação delicada pelo período de maneira realística. A prosa continua e fácil de ler e compreender

Pedro 29/07/2020

Frenético
Em um fluxo de divagações e acontecimentos que praticamente não se interrompem, o protagonista faz do leitor seu confidente. Foi evidente pra mim a criação dos laços de apego entre Leo e Mardou, mesmo na realidade hipster cult da época, regada de bebedeiras e orgias sem compromissos amorosos. Uma obra que me ensinou sobre como as construções sociais são feitas bem debaixo do nosso nariz sem nem mesmo termos percepção dos laços emocionais que se formam. Talvez as melhores coisas da vida aconteçam enquanto estamos distraídos demais pra perceber elas. Primeira leitura de Kerouac, ansioso pelas próximas.

Zeka.Sixx 03/10/2019

Relato de uma paixão bêbada e destrambelhada
O livro, com tons autobiográficos, conta a história da paixão obsessiva de um escritor por uma garota metade negra, metade índia, na São Francisco dos anos 50.

Escrita no estilo característico de Kerouac - um fluxo de pensamento ao extremo, quase sem vírgulas e com longas frases e parágrafos -, a novela é permeada de um lirismo fascinante, o caráter confessional tragando o leitor para aquele cenário de porres homéricos, andanças de bar em bar, brigas, discussões, ciúmes e reflexões sobre o sentido da vida, sempre naquele espírito de viver o hoje como se não houvesse amanhã.

Retratando o que hoje se convencionou chamar de "relacionamento tóxico" - aqui, em particular, por culpa de ambos os parceiros, já que Leo e Mardou são completos porras-loucas -, "Os Subterrâneos" consegue nos fazer entrar na pele do narrador, entendendo suas atitudes, por mais destrambelhadas que sejam, tamanha a honestidade e a paixão com que as palavras são colocadas no papel. Se não chega a ser um "On the Road", o clássico definitivo de Kerouac, também não fica devendo muito ao irmão mais famoso.

"Mas eles eram os herdeiros dessa terra e sob esses céus imensos eles eram os preocupadores e lamentadores e protetores de mulheres nações inteiras reunidas em torno de tendas - agora o trilho que passa por cima dos ossos dos antepassados deles leva eles pra frente em direção ao infinito, fantasmas de humanidade pisando leve a superfície do chão tão profundamente supurada com o fruto do sofrimento deles que basta cavar um pouco para achar a mão de um bebê".

Anderson.Henrique 02/05/2019

Quase abandonei. Já li livros da geração beat bem melhores. A obra é curta e mesmo assim por pouco não desisti. Melhora um pouco do meio para o final mas mesmo assim é muito fraquinho.

Luciano Luíz 06/01/2017

OS SUBTERRÂNEOS é um romance que foi escrito em três dias e noites. Aqui vemos uma narrativa mais do que arrastada em somente dois capítulos que não parecem ter fim... JACK KEROUAC não me surpreendeu dessa vez. É só mais um amontoado de cotidiano onde ele e sua namorada ficam falando as mesmas coisas de sempre pelos arredores da cidade, o que inclui beber, drogas, amigos, conversas fiadas, literatura onde o autor vai dizendo o quanto é melhor que um ou outro e assim indo de um jeito que as palavras parecem ser esticadas sem um gosto que realmente faça o leitor (eu pelo menos) ter vontade de seguir adiante...
Gosto desse tipo de leitura, adoro na verdade, mas nesse livro ficou uma bosta. Acho que foi feito só pra ser mais uma na bibliografia e vender por causa do nome que na época de lançamento desse livreto já estava entre os grandes da escrita pop... Jack Kerouac tem coisa muito melhor do que isso...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?fref=ts

Nádia C. 21/10/2016

affffff
não aguentava mais essa mimimazgem de homem que faz o que quer com a mulher e fica desconfiando dela e falando que a mina é preta o tempo todo e só pensa com o pau e fica eu sei que eu sou um idiota que só pensa com o pau mas não faz NADA diferente e acha que escrevendo um livro noooooossa porque eu sou artista e vou deixar esse relato pro mundo de um homem branco machista que "perdeu o amor de uma mulher" mas na verdade fez tudo pra isso acontecer e acha que alguém vai ficar com dó e dar um biscoito porque agora ele ta arrependido

(respondendo o livro exatamente como ele é escrito, porque ele escreve desse jeito tipo o que vem na cabeça dele, só gostei disso mesmo por isso dei 2 estrelas)
Leo Naterra 21/10/2016minha estante
Acho que você não gostou do livro. Escritores machistas me são insuportáveis.

Nádia C. 23/10/2016minha estante
não gostei mesmo, não vou salvar escritor machista só pelo estilo da escrita

João Souto 01/02/2013

No fundo do poço
Sem dúvida o maior desafio desse livro é lê-lo. Não digo no sentido pejorativo, a obra é até interessante se você tem paciência para mudar o ritmo da leitura de acordo com a exposição de ideias do autor. As inúmeras parenteses e as ideias mutáveis tiram totalmente a noção de onde começa uma ideia e termina outra quando não uma está inserida em outra. Kerouac escreve como se estivesse falando e isso torna dá um ritmo completamente diferente aos seus livros, contudo a exposição de ideias perde. Os Subterrâneos, apesar de um livro pequeno, é de uma leitura cansativa, frenética e repleta ideias neuróticas. Para os fãs boa leitura.

Ricardo Rocha 04/08/2014minha estante
fiquei realmente sem enteder se vc gostou ou não e se há e por que ironia em suas palavras. não faz o menor sentido dizer "para os fãs da boa leitura" ew dar duas estrelas. Exceto é claro, se vc não for um...

Kevin Kretzu 31/12/2012

Esperava mais de Kerouac neste livro. O começo é insuportável, mas do meio pro final começa a ficar agradável. Quase sem vírgulas, é composto por um ritmo rápido como os outros.
Ricardo Rocha 04/08/2014minha estante
Idem em relação à resenha acima. Fica agradável a ponto de merecer duas estrelas?

Amanda Teles 14/11/2012

O superestimado Kerouac
Há frases e mais frases de ''efeito'', pra te fazer pensar e algumas até me deixaram boquiaberta. Houve momentos em que quis abandonar o livro, o que mais me incomodou durante a leitura foi a falta absurda de vírgulas e até mesmo de um ponto, travessão ou aspas, por mais "beat" que seja o autor, a pontuação é de extrema importância.
Sobre a história, eeer... é uma daquelas que todo mundo já vivenciou, as dúvidas, o preconceito que foi pouco abordado, e até mesmo o próprio modo de viver das personagens dificulta e se tornam empecilhos para o suposto amor e/ou atração. Acho que há partes indiferentes ao desenrolar da história, que podiam facilmente terem sido removidas. No mais, é um razoável passatempo pra quem tem paciência. Nota 6.
Keroway 09/02/2013minha estante
Sobre o que tu disseste sobre a falta de pontuação, eu só acho essencial lembrar que o livro foi escrito durante três dias e três noites, num êxtase frenético de inspiração e romantimsmo por parte do autor; isto é, se não houvesse essa falta de pontuações a leitura perderia a sua identidade.