A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Jae398 19/01/2019

Amei.
Esse livro simplesmente marcou minha vida, cada personagem, cada página e frase marcou o meu coração, recomendo de verdade.

Vagner 22/01/2019

“- É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo aumentam a torrente de mentiras que caem ininterruptamente em seu mundo…”
Certamente qualquer pessoa na faixa dos 25 a 30 anos de idade já assistiu ao menos uma única vez a adaptação para os cinemas do livro de Michael Ende. Um clássico da Sessão da Tarde que encantou e talvez traumatizou (pobre Artax) no mínimo duas gerações. E claro, como toda adaptação cinematográfica essa, apesar de satisfatória, também não fez jus ao livro que é simplesmente sensacional. A história começa com Bastian Balthazar Bux, um garoto gordinho, pequeno e de pernas tortas fugindo de valentões que o perseguiam e tendo que se esconder numa velha loja de livros. Lá ele se sente atraído por um estranho livro e mesmo com toda a antipatia e rabugice do dono da loja, Batian rouba o livro e se esconde no sótão de sua escola. Então ele começa a ler e viver A História Sem Fim junto de Atreiú, o jovem guerreiro dos Peles-Verdes e Fuchur o dragão da sorte numa jornada pelo reino Fantástico de Fantasia. O livro possui 26 capítulos, um para cada letra do alfabeto e é divido em duas partes; a primeira uma busca heroica de Atreiú e Fuchur pela salvação de Fantasia e a segunda, uma jornada de autoconhecimento do próprio Bastian em busca da sua Verdadeira Vontade. Bem mais do que apenas uma aventura fantasiosa, o livro faz críticas ao método ensino tradicional que impede a criatividade, bem como trata de assuntos delicados como a depressão e luto. E no final A História Sem Fim mostra que cada um assimila e aprende aquilo que mais lhe parece necessário, a história se adapta, se reinventa e nunca acaba.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/03/2019

Sabe aquele livro que tem gostinho de infância? É este. Tantas vezes reprisado na famigerada sessão da tarde, porém, das minhas longínquas lembranças só me vinha à mente o inesquecível e famoso "cachorro-voador", que descobri agora com a leitura ser na verdade um dragão.

Impossível, portanto, não comparar as duas obras; entretanto, ao ler, percebemos logo de cara a superioridade do livro em relação ao filme. Há ação o tempo inteiro e as cenas são construídas e narradas com riqueza de detalhes, conduzidas pela escrita mágica e brilhante de Ende.

A narrativa é dividida em duas partes: na primeira, Bastian, o protagonista desta saga, rouba um livro mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia. Já na segunda parte, em Fantasia, ele sai em busca do conhecimento de si próprio e da sua Verdade. Essa segunda parte, por sinal, foi longa, descritiva, cheia de aventuras, e por vezes, deu a impressão de que era mesmo uma história sem fim. Sem dúvidas, uma trama permeada de encantos, magia, lutas e fortes emoções.

Mas engana-se quem pensa tratar-se apenas de uma aventura de fantasia infanto-juvenil. A obra é imbuída de metáforas da vida. O autor levanta a questão do bullying e dos efeitos psicológicos que ele acarreta, fala das relações familiares e do peso delas na formação da criança, questiona estereótipos, fala de amizade, lealdade, caráter, empatia, e, sobretudo, de auto-aceitação e amor ? próprio.

Um romance de formação leve, mas ao mesmo tempo denso e cheio de aprendizados, que em muitas passagens nos faz refletir, renovando as nossas esperanças em nós mesmos e no outro. Sonhar é preciso, contudo mais preciso ainda é conseguir tomar as rédeas da própria vida.

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vivê-las."

Edna 16/05/2019

Fábula
#Quotes

"__Você procura as águas da vida. Queria ser capaz de amar, para poder voltar ao seu mundo. Não se pode amar simplesmente de qualquer maneira....Terá que esquecer você mesmo."

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vive-las

#Resenha

Por indicação da Olana do @aleituradehoje iniciei esse livro acreditando que era uma leitura densa, e entrei em uma história que embute uma fantasia maravilhosa cheia de dragões, morcegos, elfos, gigantes e criaturas mágicas.

A Edição é toda ilustrada e em 26 capítulos todos bem diagramados divididos por cores entre a História e a Fábula recheada de Personagens que vão te fazer refletir através dos diálogos, sobre a busca da união e do conhecimento.

Duas narrativas iniciando por
Bastian, um garoto que está vivendo uma das piores fases de sua vida Ele é o protagonista do livro, em sua fuga dos neninos de sua escola que o perseguem e zoam ele entra em uma Loja sinistra, e rouba um livro, descobrindo que é mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia.

Essa busca do conhecimento para solucionar o problema do Reino da fantasia, Bastian se vê frente as próprias soluções de sua vida, uma trama encantadora e recheada de metáforas que você se pega fazendo pausas e refletindo.

Uma metáfora da própria vida, que está um caos, que me fez viajar de um Cenário como de "Hobbit" à "Arte da Guerra", tendo como superfície o seu mundo perdido, e outro onde as buscas para a cura da Imperatriz Criança no Reino da fantasia o desperta mostrando a soluções para enfrentar seus medos trabalhando as emoções. Um livro com embustes universais?

"Mas esse é o início de uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião"

@Bagagem.literaria

Priscila597 06/12/2019

Viagem mágica
Livro incrivel,lido na minha infancia e ate hoje lembtado com muito carinho,conta uma historia incrivel onde você devora cada pagina.Recomendo muito esse livro.

Dani.LN 29/12/2019

Confesso que esse livro foi um pouco decepcionante para mim, talvez não por culpa do livro em si, suponho que foi porque eu sempre espero mais de livros do que de filmes e coloquei expectativas demais nele já que passei a infância e parte da adolescência vendo os filmes, então achei ele "fraquinho". Mas recomendo a leitura a todas as crianças e adolescentes que conheço, até adultos se quiserem, indiferente da minha opinião pessoal sobre ele, vale a pena.

Evellyn.Souza 06/04/2020

Eu estou bem decepcionada comigo mesma por não gostar. Vi várias resenhas elogiando muito este livro,mas eu não consegui me conectar com ele.

A verdade é que, se eu tivesse lido assim que ganhei, teria amado,mas como deixei pra ler só agora,não gostei. E sim,eu acho que tem um enorme potencial,mas não foi meu monento de ler.

Em diversas partes eu me distrai,achei o final bom mesmo assim.

Viviane.Lopes.Costa 16/04/2020

Nunca um título descreveu tanto um livro!!!
O livro é bom, mas não acaba nuuuuunca! Achei uma mistura de Dom Quixote com Senhor dos Anéis e me perdi em vários momentos na narrativa! Mas eu sou perdida por natureza. Então...

Instagram: @bibliotecadepemberley

Michelle 27/04/2020

Como não amar!
Um livro perfeito, emocionante e espetacular para qualquer idade. Qualquer pessoa que ler esse livro vai se encantar com a genialidade do autor ao criar essa história fantástica. Em algum momento você terá a sensação estranha de alguma forma estar dentro da história com Baltazar. É mágico!
Meus filhos lerão com certeza!!!

Duda 01/05/2020

É uma história de aventura e magia que eu me encantei muito por esse livro, recomendo

Fabricio.Oliveira 10/07/2020

Ahh mano ?
Aquele livro que vc termina de ler,mas sente "saudades" (releitura garantida)

Rainha Corvo 21/07/2020

Imersivo
Tem várias coisas a mais que os filmes, tendo uma maior profundidade aos objetivos dos personagens e na trama e significados e mensagens a se passar, é imersivo e divertido, principalmente em partes como a do ônibus, você meio que se imagina no lugar do Bastian, principalmente se você gosta muito de ler.

Marina 15/11/2022

Demais!
É uma história linda, com incríveis reflexões sobre a vida.

A edição, nem se fala, que livro maravilhoso. Preciso restaura-lo ?

Kat.kth 13/12/2022

Eu achei a escrita difícil, e MUITO detalha tipo MUITO. Mas amei os detalhes do livro uma vibe bem livro antigo.
Mas prefiro o filme. Porque tem muita coisa que eu não entendi no livro e acabei entendendo pelo filme.

Bella 27/10/2020

Uma fantasia cheia de reviravoltas e mistério onde o leitor também participa da história