A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 26/04/2020

Bastian está fugindo de garotos q o perseguem na escola quando entra na livraria do Sr. Koreander e encontra um livro com capa cor de cobre com duas serpentes com o título de A história sem fim. Um livro q nunca acabasse, foi o q Bastian sempre sonhou, por isso sem pensar ele pega o livro e foge.
Escondido, ele começa a ler a história de Fantasia, um lugar q está sendo dominado pelo Nada depois q a Imperatriz Criança ficou doente. Um herói foi escolhido p/ salvar a Imperatriz, o jovem e corajoso Atreiú fará a grande busca q poderá salvar a todos, mas Nessa leitura Bastian descobrirá soluções p/ os próprios problemas e tb q ele mesmo pode ajudar Fantasia.

"Ali estava uma coisa com a qual ele já havia sonhado muitas vezes, que tinha desejado muitas vezes desde que dele se apoderara aquela paixão secreta: uma história que nunca acabasse! O livro dos livros!
Tinha de o conseguir a qualquer custo!"Pág.11.

Aí q mundo maravilhoso!!! Eu amo ler livros q me fazem viajar, imaginar e me transportam p/ um mundo diferente. E é isso q é A história sem fim, uma viagem por um mundo incrível, com seres mágicos e cheios de aventuras. Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte, são os melhores personagens... corajosos e leais, são os verdadeiros heróis, auxiliando Bastian e não desistindo dele mesmo quando ele fica insuportável (sim, da raiva dele, rsrs)!
Indico a leitura a todos q cresceram como eu assistindo os filmes de 1984 e 1990 a viajar mais uma vez p/ Fantasia e se imaginar voando nas costas de Fuchur, visitando a Imperatriz Criança na Torre de Marfim e conhecer todos aqueles seres fantásticos.

Daniela742 22/04/2020

Livro para vida!
Michael Ende perdeu quase tudo que ganhou tentando barrar o filme que faz referência ao seu livro... Ele estava certo!

Viviane.Lopes.Costa 16/04/2020

Nunca um título descreveu tanto um livro!!!
O livro é bom, mas não acaba nuuuuunca! Achei uma mistura de Dom Quixote com Senhor dos Anéis e me perdi em vários momentos na narrativa! Mas eu sou perdida por natureza. Então...

Instagram: @bibliotecadepemberley

Evellyn.Souza 06/04/2020

Eu estou bem decepcionada comigo mesma por não gostar. Vi várias resenhas elogiando muito este livro,mas eu não consegui me conectar com ele.

A verdade é que, se eu tivesse lido assim que ganhei, teria amado,mas como deixei pra ler só agora,não gostei. E sim,eu acho que tem um enorme potencial,mas não foi meu monento de ler.

Em diversas partes eu me distrai,achei o final bom mesmo assim.

Micky 23/03/2020

Reach the stars Fly a fantasy
"há muitas portas para Fantasia, meu rapaz. Há muitos outros livros mágicos. Muitas pessoas nunca percebem isso. Tudo depende da pessoa em cujas mãos o livro vai parar."

E esse é um deles. Que maravilhoso. Recomendo a todos que gostam de Nárnia, ou uma boa fantasia. Sonhem! Leiam!

Paula 18/02/2020

A história sem fim mesmo...
Demorei MUITO pra terminar esse livro, não sei explicar o porquê de não ter me agradado!
Mas o fato de ser escrito uma parte com fonte na cor verde e outra vermelha, atrapalhou demais.

Obs: gosto dos filmes hehehe

Paulinha Maldonado 20/01/2020

Fantástico
É o tipo de livro que prende agnt do começo ao fim! Eu amo histórias de fantasias e que mexem com a nossa imaginação! Aquele tipo de história em que você realmente se sente dentro da história! Simplesmente fantástico! Com toda certeza terei como um dos meu preferidos! ??

Dani.LN 29/12/2019

Confesso que esse livro foi um pouco decepcionante para mim, talvez não por culpa do livro em si, suponho que foi porque eu sempre espero mais de livros do que de filmes e coloquei expectativas demais nele já que passei a infância e parte da adolescência vendo os filmes, então achei ele "fraquinho". Mas recomendo a leitura a todas as crianças e adolescentes que conheço, até adultos se quiserem, indiferente da minha opinião pessoal sobre ele, vale a pena.

Thai 19/12/2019

Magnífico!!
A História Sem Fim é aquele livro que eu vou guardar pra sempre na minha estante pra poder reler sempre que possível. Viajamos pra Fantasia, onde vivemos uma aventura atrás da outra, conhecemos criaturas fantásticas e aprendemos muitas lições. 5 estrelas, fiquei muito apaixonada por essa história, simplesmente magnífica!

Priscila597 06/12/2019

Viagem mágica
Livro incrivel,lido na minha infancia e ate hoje lembtado com muito carinho,conta uma historia incrivel onde você devora cada pagina.Recomendo muito esse livro.

DeiaMolder 29/07/2019

Esse livro me proporcionou uma volta a infância qdo minha mãe lia para mim. Essa obra é um conto de fadas, tem todos as características e principalmente um herói em busca de uma realização pessoal. Foi assim com Bastian, passou por várias aventuras e perigos na terra de Fantasia dentro do livro A História Sem Fim e quando volta para o outro lado , a realidade, está certo de sua coragem e sua capacidade de amar. Eu preciso de um dragão da sorte, Fuchur, que no filme da década de 1990, fizeram dele um cachorro orelhudo voador, que lástima.
Adorei o livro !!!! Vale muito a viagem

Heidi Gisele Borges 02/07/2019

Não posso começar de outra forma: A história sem fim (Die unendliche Geschichte, Editora Martins Fontes, 2016), lançado em alemão em 1979, e é o meu livro favorito!

Não apenas de Michael Ende, mas entre todos. Quando falo em minhas resenhas sobre um autor não diminuir seu leitor por sua obra ser destinada principalmente ao público infantil e juvenil é de Ende que vem a grande inspiração. Ele instiga seu leitor, cria novos mundos e nos faz viajar e querer ler mais e mais de suas histórias fascinantes, ricas.

Para entender a ideia de A história sem fim é preciso entender o livro em si:

- É dividido em duas cores: vermelha e verde. A primeira para quando Bastian Baltasar Bux está no mundo comum e sem graça e a segunda para quando ele está no mundo de Fantasia, lendo o livro e, assim, participando de sua criação, afinal uma história só existe para o leitor se for lida.

- Há 26 capítulos e, podemos chamar, uma introdução, quando Bastian encontra o Sr. Karl Konrad Koreander. O menino foge de garotos que querem bater nele, e, para se esconder, tanto deles quanto da chuva, entra na loja “Alfarrabista”, escrito no vidro, e Bastian vê ao contrário por estar do lado de dentro. Bem, e por que exatamente 26 capítulos? Simples, um para cada letra do alfabeto, isso mesmo, cada capítulo inicia com uma grande letra, separada na página da esquerda, que dá continuidade ao parágrafo, essa letra vem acompanhada por desenhos dos personagens que aparecerão no capítulo.

"As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender.

A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros."

Bem, já conhecemos Bastian, continuemos, então. O menino se vê encantado pela obra que o Sr. Koreander está lendo, e logo que o homem sai ele rouba o livro. Agora é um ladrão. Não pode voltar para casa. Ninguém notaria sua falta mesmo. Bastian se esconde no sótão da escola, não teria mais a obrigação de frequentar as aulas, afinal era um fugitivo.

O livro que Bastian lê começa com a ida de alguns seres, mensageiros, para a Torre de Marfim, eles precisam contar à Imperatriz Criança que algo estranho está acontecendo: O Nada está invadindo algumas partes de Fantasia! Mas quando chegam, percebem, pelo número de mensageiros, que Fantasia está tomada pelo Nada. Seres caem, ou mesmo se jogam, pois aquele grande Nada as atrai, alguns até mesmo colocam apenas uma parte do corpo e ela some.

"É como se uma pessoa ficasse cega, quando olhasse para esse lugar, não é?"

A Imperatriz Criança, que está definhando, manda o pequeno Atreiú para que ajude na grande busca do que pode salvar tudo e todos… Mas, o que ele precisa encontrar? Ao menos carrega no pescoço o "Brilho", o símbolo da Imperatriz ­- para quem não o conhece, AURIN -, "um amuleto de ouro, representando duas serpentes, uma clara e outra escura, que mordiam a cauda uma da outra, formando uma figura oval" e, assim como você, leitor, deve ter feito agora, Bastian também o fez, analisou a capa do livro que tinha nas mãos. Mas a edição de agora - não só no Brasil - é azul, e no livro fala em cobre, que era a capa antiga.

Durante a jornada, Atreiú, que sofre altos e baixos, perde seu grande amigo no Pântano da Tristeza, o cavalinho Artax, uma das cenas mais tristes. Muitas aventuras serão intensamente vividas. Atreiú, Bastian e para quem mais acompanha a história, Fuchur, o Dragão Branco da Sorte, chega para ajudar a enfrentar todos os perigos e levar os leitores pelos céus de Fantasia.

Em alguns pontos - quando Bastian para de acompanhar a história para comer, ir ao banheiro (muito importante!), ou fazer algum comentário - as cores de sua vida tornam-se vermelhas. Há muitas aventuras, descobertas e crescimento.

A ideia de "história sem fim" é também porque o narrador sempre fala "mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião", e todo livro sempre tem gancho para outras história.

A história sem fim já foi filmado (parte I - 1984, dirigida por Wonfgang Petersen, parte II 1990, dirigida por Georde Miller, parte II - 1995, dirigida por Peter Mcdonald), mas o autor não gostou do resultado e pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos. Também há o audiolivro, narrado por Gert Heidenreich.

Segundo uma pesquisa realizada em diversos países e divulgada pelo Instituto Goethe, o livro alemão preferido pelos leitores em todo o mundo é A história sem fim. As obras do autor já foram traduzidas para mais de 40 línguas.

Em meu livro, O menino que perdeu a magia (Editora Estronho, 2014), tem várias homenagens ao mestre, por exemplo, o menino Daniel Conrad ganha o livro "A história sem fim" e se torna o seu tesouro.

Infelizmente Michael Ende nos deixou em 28 de agosto de 1995, mas deixou diversos livros incríveis, como Momo e o Senhor do tempo, O ponche dos desejos...

Bem, Momo recebeu o Prêmio de Literatura Juvenil Alemã e o Prêmio Europeu de Livros para a Juventude. Michel Ende estudou na Waldorf School e desertou ao ser convocado para o serviço militar em 1945, aos 16 anos. Nasceu em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, em 12 de novembro de 1929. Viveu no interior da Itália, numa casa chamada Casa do Unicórnio, em meio a um jardim repleto de oliveiras. Por problemas financeiros, Ende não fez faculdade.

Acompanhar suas histórias é sempre brindar pela ótima literatura. Seu primeiro livro Jim Knopf e Lucas, o maquinista (Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer), publicado em 1960, e lançado no Brasil pela Editora Martins Fontes, está sendo filmado na Alemanha e tem previsão de estreia para 2018.

Lummerland é uma pequena ilha com duas montanhas, uma estação de trem e um castelo no topo. Não há nada especial - mas é o lugar mais bonito que você pode imaginar!

Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

Ou numa próxima resenha.

site: http://www.becodonunca.com.br/

Edna 16/05/2019

Fábula
#Quotes

"__Você procura as águas da vida. Queria ser capaz de amar, para poder voltar ao seu mundo. Não se pode amar simplesmente de qualquer maneira....Terá que esquecer você mesmo."

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vive-las

#Resenha

Por indicação da Olana do @aleituradehoje iniciei esse livro acreditando que era uma leitura densa, e entrei em uma história que embute uma fantasia maravilhosa cheia de dragões, morcegos, elfos, gigantes e criaturas mágicas.

A Edição é toda ilustrada e em 26 capítulos todos bem diagramados divididos por cores entre a História e a Fábula recheada de Personagens que vão te fazer refletir através dos diálogos, sobre a busca da união e do conhecimento.

Duas narrativas iniciando por
Bastian, um garoto que está vivendo uma das piores fases de sua vida Ele é o protagonista do livro, em sua fuga dos neninos de sua escola que o perseguem e zoam ele entra em uma Loja sinistra, e rouba um livro, descobrindo que é mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia.

Essa busca do conhecimento para solucionar o problema do Reino da fantasia, Bastian se vê frente as próprias soluções de sua vida, uma trama encantadora e recheada de metáforas que você se pega fazendo pausas e refletindo.

Uma metáfora da própria vida, que está um caos, que me fez viajar de um Cenário como de "Hobbit" à "Arte da Guerra", tendo como superfície o seu mundo perdido, e outro onde as buscas para a cura da Imperatriz Criança no Reino da fantasia o desperta mostrando a soluções para enfrentar seus medos trabalhando as emoções. Um livro com embustes universais?

"Mas esse é o início de uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião"

@Bagagem.literaria

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/03/2019

Sabe aquele livro que tem gostinho de infância? É este. Tantas vezes reprisado na famigerada sessão da tarde, porém, das minhas longínquas lembranças só me vinha à mente o inesquecível e famoso "cachorro-voador", que descobri agora com a leitura ser na verdade um dragão.

Impossível, portanto, não comparar as duas obras; entretanto, ao ler, percebemos logo de cara a superioridade do livro em relação ao filme. Há ação o tempo inteiro e as cenas são construídas e narradas com riqueza de detalhes, conduzidas pela escrita mágica e brilhante de Ende.

A narrativa é dividida em duas partes: na primeira, Bastian, o protagonista desta saga, rouba um livro mágico e ajuda a salvar o reino da Fantasia. Já na segunda parte, em Fantasia, ele sai em busca do conhecimento de si próprio e da sua Verdade. Essa segunda parte, por sinal, foi longa, descritiva, cheia de aventuras, e por vezes, deu a impressão de que era mesmo uma história sem fim. Sem dúvidas, uma trama permeada de encantos, magia, lutas e fortes emoções.

Mas engana-se quem pensa tratar-se apenas de uma aventura de fantasia infanto-juvenil. A obra é imbuída de metáforas da vida. O autor levanta a questão do bullying e dos efeitos psicológicos que ele acarreta, fala das relações familiares e do peso delas na formação da criança, questiona estereótipos, fala de amizade, lealdade, caráter, empatia, e, sobretudo, de auto-aceitação e amor ? próprio.

Um romance de formação leve, mas ao mesmo tempo denso e cheio de aprendizados, que em muitas passagens nos faz refletir, renovando as nossas esperanças em nós mesmos e no outro. Sonhar é preciso, contudo mais preciso ainda é conseguir tomar as rédeas da própria vida.

"Mas há muitas coisas que não se aprendem só pensando, é preciso vivê-las."

Rafael 28/02/2019

uma obra de arte
Ao ler A história sem fim, não tem como não comparar com o filme de Wolfgang Petersen, de 1984, mas a obra literária é superior quanto ao desenrolar da narrativa, com diálogos bem desenvolvidos e profundos, sem ser cansativos, já que o livro é bastante dinâmico, para o gênero. recomendo a obra para quem gosta de refletir sobre questões filosóficas, considerando que Michael Ende bebe nos grandes debates sobre existencialismo e antroposofia sobre a busca do "herói". é uma obra prima que merece ser lida.