No teu deserto

Resenhas - No Teu Deserto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Felipe 07/05/2013

O Deserto de Saara
O livro No teu Deserto é bem interessante de se ler, pois fala de uma viagem que o personagem Miguel e o seu amigo estavam planejando uma viagem para o Saara e lá fazer uma reportagem para a televisão portuguesa, antes de partirem para a grande viagem eles conhecem uma garota chamada Cláudia, loira de olhos azuis.
Então eles partem dentro de um jeep só Miguel e Cláudia, em outro jeep o seu amigo a sua frente, e em outros jeeps atrás deles a um grupo de pessoas que queriam conhecer o Saara. A comida deles era comida enlatada como milho, ervilha e sardinha.
Mas antes de chegar ao Saara são presos várias vezes por não terem licença das câmeras de filmagem que precisavam de um visto, que foram descobertos quando estavam desembarcando de um barco passavam pela alfândega. mas foram libertados apos ligar para Portugal onde trabalhavam.
Durante a viagem passam por várias dificuldades como uma tempestade de areia, falta de comida etc. Apenas com uma tenda e um saco de dormir para se proteger da tempestade de areia fazendo o carro como um tipo de um muro. Procuram restaurantes atrás de comidas diferentes e quando encontram um ele é mal assombrado, mas eles conseguiram sobreviver ficam um dia sem comer.
Então eles chegam ao Saara tiram várias fotos e fazem filmagens e vão embora, mas demoram quatro dias pois decidiram atravessar o Saara. Miguel então durante essa vagem se apaixona cada vez mais por Claudia. Miguel então volta ao Saara várias vezes e nesse tempo descobre que Claudia esta em um hospital com uma perna quebrada, semanas depois Claudia morre.

Paula 07/05/2013

Lembranças
O livro "No teu Deserto" conta a história de uma viagem ao deserto do Saara, que aconteceu com o próprio autor, Miguel, alguns colegas, e uma linda moça, chamada Cláudia. Além de retratar dos altos e baixos a viagem, também diz respeito ao amor. Um amor de duas pessoas que nunca haviam se visto antes, Miguel e Cláudia, mas que, em cinco semanas, "floresceu" com uma força inexplicável.
Miguel foi ao deserto par gravá-lo, fotografá-lo, tudo em seus mínimos detalhes, para depois fazer um documentário para o trabalho; enquanto Cláudia só queria aproveitar, e observar o imenso e lindo vazio do deserto, observar o "nada".
Um livro muito interessante e diferente, sem contar das dificuldades passadas por eles, situações inimagináveis, que atraem o leitor a saber qual será a próxima emboscada.
Uma parte tocante do livro é quando ele sai da história e compara a vida solitárias das pessoas com o deserto; e também fala sobre o medo delas de "viver no deserto", o medo delas de ficarem sozinhas.
Um final fraco, comparado ao resto do livro, onde a morte de Cláudia vai em vão, e o que restou a Miguel foram só sua a lembranças retratadas no livro, e uma foto.

Mariana 07/05/2013

Uma história de amor
O livro teu deserto fala de uma viagem feita em Novembro de 1987 pelo narrador ao Deserto do Saara, em um jipe UMM, com uma moça chamada Cláudia , que conheceu dias antes da viagem. VI que no passar do tempo e com a convivência entre eles só fez com que se aproximassem mais e se apaixonassem, até porque eles tinham um sonho, de conhecer o Deserto. Fizeram uma ótima viagem, várias descobertas, e aprenderam a gostar um do outro. Eles estavam vivendo uma linda história de amor na viagem, mas infelizmente Cláudia morre, e essa história foi interrompida.
Gostei do livro, pois ele nos mostra a importância das pessoas em nossas vidas, ensina que temos que dar valor enquanto são vivas, porque depois só fica a lembrança e as cobranças. Mostra que nada é impossível, que pode sim haver amor a primeira vista, ou amizade a primeira vista, pois a que está escrito, o destino ninguém nos tira.

Rafael 07/05/2013

A vigem do amor
A narrativa lembra uma viagem ao Saara feita há vinte anos, em companhia de uma mulher chamada Cláudia, uma garota de quinze anos sem experiência em viagens como ele.

Os dois viajaram para esse projeto abordo de um jipe, com comida enlatada, bebidas alcoólicas, uma bússola e um velho mapa, eles começam de Lisboa, vão até a Espanha e entram o continente africano pela Argélia. Depois de um tempo o jornalista e a Cláudia conseguem a licença para filmar e captar imagens para a reportagem. E os dois no começo tem uma relação com estranhamento, mas ao passar do tempo eles se apaixonam.

As condições que eles passavam como frio e fome, faziam eles se aproximar mais ainda e ter intimidade. O Jornalista teria voltado para o Saara outras onze vezes, mas sem a Cláudia e não foi a mesma coisa como aquela viagem que ele tinha uma companheira e um amor.

O livro é muito bonito, mostra que nada é impossível, que pode haver amor amor a primeira vista, ou amizada e que o destino ninguém nos tira.

Lucas 08/05/2013

O livro começa
O livro no teu deserto começa com Miguel falando que a historia se passou a vinte anos; Miguel vai abrir uma gaveta procurando qualquer outra coisa quando acha uma fotografia e lembra de seu passado como já havia falado a vinte anos atrás, e ao longo do livro Miguel vai contando sua, historia de amor que teve com, Cláudia, eles passaram por várias aventuras e as vezes também até correm alguns riscos, porém Miguel nunca consegue dizer para Cláudia que realmente a ama; Há momentos na história que Miguel faz de tudo para ter um pouco mais de conforto, como por exemplo, quando estão no barco Miguel faz de tudo para ter boas acomodações e consegue, porém queria uma garrafa de bebida alcoólica, mas não podiam no navio ter bebidas alcoólicas por causa de sua religião então Miguel gasta um bom dinheiro para conseguir chegar ate seu carro e pegar sua garrafa e ainda quase ser pego e além deste risco ao longo da história Miguel é preso duas vezes. Mas vive uma boa aventura e seu carro jipe UMM que foi seu companheiro essencial quando estava no Saara e na minha opinião a parte do Saara foi a mais difícil para eles, mas depois desta aventura cada um foi para o seu canto e nunca mais se falaram e no final da história Miguel vai atrás de Cláudia depois de muito tempo da viajem e descobre que tinha falecido e o mais engraçado do livro é que no começo do livro ele já conta o final.
Bom eu não achei o livro ótimo por vários aspectos como por exemplo, havia partes na historia que eu não sabia quem era que estava narrando se era a Cláudia ou Miguel e outro aspecto ruim foi que em algumas frases do texto não dava para entender muito bem porque as palavras estavam muito pertas uma das outras mas sem esses aspectos ate que foi um bom livro, é um livro envolvente um pouco confuso porque a á presença de outras línguas mas é envolvente e com um final trágico e confuso

Bianca 15/05/2013

No Teu Deserto
O romance ‘‘No teu deserto’’ de Miguel Sousa Tavares retrata a história de um casal de desconhecidos que lentamente e inconscientemente acabam se apaixonando no vazio do deserto do Saara. O livro mostra de uma forma poética e bonita o amor entre diferentes gerações, onde ele, com 36, passa a imagem de um homem sério e comprometido com o trabalho, e ela, com 21, exala um ar jovial e até infantil, de certa forma.
A narrativa começa com ela, Cláudia. Apenas por uma coincidência do destino Cláudia se encontrava ali, estocando comida em um jipe e se preparando para o vazio do deserto. Cláudia estava ali somente porque ele havia cedido a ela o último lugar vago em seu jipe, e agora ela se encontrava ali, arrumando comida no jipe.
Em uma manhã de chuva torrencial, os dois partiram de Lisboa, após o horário de almoço, junto com mais quatro motos e dezesseis jipes e, após o jantar em Andaluzia, o casal de desconhecidos partiu sozinho: precisavam seguir um caminho diferente para ir até Argel, para que ele, fotógrafo profissional, pudesse pegar sua licença de fotografia e seguir com segurança para o Saara.
A viagem já começa de uma forma catastrófica: julgando que o local era próximo, ele se atrasa para o navio que os levaria para Argel, quase jogando a futura viagem no lixo. Após chegarem à Argel descobrem que a tal licença não estava, caíram em um restaurante onde quase foram agredidos.
Mas enfim chegaram, já se sentindo tão íntimos com tão poucas palavras, selando sua chegada com um beijo. Ao longo da viagem, ela aparece como uma ‘‘empregada’’: quem arruma a dispensa, a tenda ao fim dos dias, os equipamentos de filmagem. Enquanto ele, o seu ‘‘chefe’’: O fotógrafo que dava ordens sempre que precisasse.
Porém, ao final da travessia, os dois já são quase amantes, tendo uma relação de paixão e cumplicidade. Afinal, no vazio do deserto, eles podiam se entender mesmo com o constante silêncio que pairava sobre eles.
Algum tempo depois da viagem, ele descobre a morte de Cláudia, e resolve então escrever essa história, revelando ao mundo seu romance com Cláudia.
O romance de Miguel Tavares, apesar de não conter cenas com muita ação, mostra de uma forma poética como podemos achar o amor nas coincidências do destino, mostrando que mesmo com a diferença de idade e o silêncio e o vazio do deserto, o amor ainda pode ser possível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5