O seminário, livro 11

O seminário, livro 11 Jacques Lacan

Resenhas - O seminário, livro 11

Alice 15/02/2024

Seminário 11
Sobre o que é dos fundamentos da Psicanálise, meu seminário, desde o começo, estava nisto, se assim posso dizer, implicado. Era um elemento seu, pois contribuía para fundá-la in concreto - pois fazia parte da própria praxis - pois lhe era interior - pois era dirigido para algo que é elemento dessa praxis, isto é, a formação de psicanalistas.
Pude, há algum tempo, ironicamente - provisoriamente talvez, mas também por não ter nada de melhor, no embaraço em que podia estar - definir um critério do que é a psicanálise, isto é, o tratamento dispensado por um psicanalista. Henry Ey, que está aqui hoje, se lembrará do artigo em questão, pois foi publicado nesse tomo da enciclopédia que dirige. Será bem mais fácil para mim evocar, pois ele está presente, o verdadeiro encar­ niçamento com que se quis fazer retirar da dita enciclopédia o dito artigo, a ponto de ele mesmo, de quem todos conhecem as simpatias que tem para comigo, ter sido, em suma, impotente para interromper essa operaçfo concebida por uma comissão diretora em que se encontravam precisamente psicanalistas. Esse artigo será recolhido na ediçfo que tento fazer de um certo número de meus textos, e vocês poderio, penso, julgar se ele perdeu sua atualidade. Eu creio tanto menos nisto quanto todas as questOes que ali levanto são as mesmas que agito diante de vocês, e que sfo presentifica­ das pelo fato de que estou aqui, na postura que é a minha, para sempre in­ troduzir esta mesma questão -o que é a psicanálise?

Paulo Silas 13/11/2021

Sendo um dos livros fundamentais da psicanálise, O Seminário 11 ("Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise") representa um marco para a psicanálise lacaniana ao considerar que é a partir daqui que o campo da clínica ganha abertura para além do círculo dos psicanalistas, passando a abranger a área acadêmica e os interessados no estudo do tema. Compreendendo seminários de Lacan de 1964, a obra traz o registro daquilo que foi formulado e dito sobre aqueles que seriam os conceitos fundamentais da psicanálise, conforme enunciado no título.

De forma crítica, em formulações e reformulações, Lacan aborda algumas propostas de avanço no aspecto interpretativo e na aplicação dos quatro conceitos fundamentais da psicanálise: o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão. Após a conferência introdutória dessa obra ("A Excomunhão"), as demais, como de praxe nos seminários, são divididas por tópicos "gerais": o inconsciente e a repetição, do olhar como objeto a minúsculo, a transferência e a pulsão, o campo do Outro e o retorno sobre a transferência, e o resto a concluir. Com isso, tem-se uma ampla e minuciosa abordagem sobre esses temas tantos de grande relevância para a psicanálise.

A retomada freudiana segue presente na fala de Lacan, revisitando conceitos e lançando um olhar próprio sobre termos tantos, olhar esse que recebe uma especial atenção nos capítulos VI, VII, VIII e IX. O sujeito da certeza, a presença do analista, a desmontagem da pulsão, o sujeito e o Outro, objeto a, a interpretação à transferência e outras questões são trabalhadas amiúde por Lacan, estruturando as bases epistemológicas da psicanálise. Atualização de conceitos, abertura do saber psicanalítico e diversos ensinamentos sobre a clínica estão presentes nesse Seminário 11, tratado-se de leitura (e releituras) necessária para o estudo temático.