A Little Princess

A Little Princess Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Little Princess

Sheilla.Souza 22/04/2020

A little princess
Esse livro foi magnífico, espetacular, maravilhoso, fofo, e tudo de bom!!

É uma pena que só tenha em inglês mas espero que todos vocês possam ler esse livro um dia, eu realmente desejo que todos conheçam a Sara.
Que menina forte, determinada, gentil, inteligente, nem sei o que falar dela.
Esse é meu livro favorito da vida!!!!

Vou deixar algumas frases lindas do livro aqui:

"Whatever comes," she said, "cannot alter one thing. If I am a princess in rags and tatters, I can be a princess inside. It would be easy to be a princess if I were dressed in cloth of gold, but it is a great deal more of a triumph to be one all the time when no one knows it."

"I dare say it is rather hard to be a rat,? she mused. ?Nobody likes you. People jump and run away and scream out: ?Oh, a horrid rat!? I shouldn?t like people to scream and jump and say: ?Oh, a horrid Sara!? the moment they saw me, and set traps for me, and pretend they were dinner. It?s so different to be a sparrow. But nobody asked this rat if he wanted to be a rat when he was made. Nobody said: ?Wouldn?t you rather be a sparrow?"

"She says it has nothing to do with what you look like, or what you have. It has only to do with what you think of and what you do."

Só leiam por favor.
É maravilhoso!!!!!!
Marilyn 21/09/2020minha estante
Tem em português em pdf na Lelivros

Sheilla.Souza 26/09/2020minha estante
Ahhh não sabia, obrigadaa

Natascha 21/10/2020minha estante
Marilyn obrigada! Baixei lá

24/01/2018

Eu lembro de amar o filme sempre que passava na Sessão da Tarde, mas ao longo da leitura fui percebendo como não lembrava de muita coisa a não ser um sótão e uma órfã que passava por muito sofrimento.

Sara, a protagonista, é uma garotinha inglesa de 7 anos, podre de rica, que até então morava na Índia, mas é levada pelo pai para Londres para receber educação adequada em um internato para garotas. Sara é bem peculiar, fala como gente grande, é bondosa, tem uma imaginação fértil e é bastante avançada para a sua idade, o que incomoda a diretora do internato, a Srta. Minchin que tem inveja da garota, mas resolve usá-la como garota propaganda para a sua escola. O pai de Sara faz questão de mimar a filha com tudo que há de melhor e solicita um tratamento diferenciado com todo o luxo possível. Isso poderia fazer com que não gostássemos de Sara, já que qualquer criança com esse nível de mimo seria insuportável, só que muito pelo contrário, Sara não é nem um pouco arrogante e é solícita com todos à sua volta.

Durante seu aniversário de 11 anos recebe a notícia de que seu pai faleceu e perdeu toda a fortuna em um investimento que acabou dando errado. Todos os privilégios que ela tinha são retirados imediatamente e ela é levada para o sótão e feita de empregada pela diretora e humilhada constantemente. O mais incrível é que ela não se deixa abalar e continua mantendo a postura e a dignidade. Continua com o seu faz-de-conta para conseguir seguir em frente e claro, há uma reviravolta no final que dá gosto de ler.

Apesar da Sara ser a “heroína” da história, quem eu gostei de verdade foi a Becky. Sofri mais com as coisas que aconteciam com ela do que com a Sara. Talvez por ela soar mais verdadeira.

Um clássico delicinha de ler. E para quem liga para capas – eu! – essa edição maravilhosa da Puffin em parceria com a Rifle Paper é de doer de tão linda!
raissa.pinto.9 27/01/2018minha estante
Essa edição é maravilhosa mesmo! Preciso ler o meu!

29/01/2018minha estante
Linda, né? Dá até gosto! =)

senninha05 16/08/2023

Livro de treininho?
Meu primeiro livro em inglês e tinha que ser mais básico, achei super fácil de ler e uma história bem bacaninha. De quebra tem umas att no final, muito massa.
MENÓ RAFINHA DO JC 16/08/2023minha estante
BAIXEI, VOU LER

ericanna 20/04/2012

Delicado, sensível e apaixonante.
Quando comecei a ler "The Little Princess", já sabia de antemão que iria gostar do livro. Primeiro, porque "A Princesinha" foi um dos filmes que embalaram a minha infância. Segundo, porque já tinha lido a outra obra famosa da mesma autora, "O Jardim Secreto" e conhecia, portanto, sua capacidade única de representar uma bonita infância.

Mas a verdade é que o livro me surpreendeu. Trata-se de uma obra infinitamente melhor do que seu livro irmão (confesso que não sei se mais velho ou novo) e muuuuito melhor do que sua versão cinematográfica. A delicadeza de Sara inunda o leitor, que começa não apenas a sentir sua presença como se fosse real, mas a encontrar dentro de si uma Sara há muito perdida pela correria da nossa vida contemporânea.

Sara é uma espécie de Pollyanna, mas ainda mais sedutora. É criança, sonha e inventa, mas sua maturidade impressionaria até os mais sábios e antigos. Impossível não se apaixonar pela protagonista e olhar para nossa própria vida, e tentar transpor para a realidade um pouquinho da fantasia maravilhosa que nos proporciona essa excelente leitura.

Leituras e Reflexões 02/08/2019

Um conto de fadas que lembra um pouquinho os romances realistas que já li.
Que os críticos literários não peguem em pedras pra jogar em mim. Calma! Rs... Digo que lembra um pouquinho porque, durante a leitura das partes mais tristes do livro, tive a certeza de que a situação de Sara não era algo raro para sua época; criando um sentimento de pesar que aperta o coração. Certeza e pesar semelhantes ao que experimentei quando li os tais clássicos.
Mas diferente destes, é um "conto de fadas" (que alívio!).
Um final feliz e carregado de emoção é o que mais amo. Porque, como sempre digo, de dura e feia basta a vida na sociedade em que vivemos.
E chorei mesmo!
Tem uma frase de Lewis que amo: "Um dia você será velho o bastante para voltar a ler contos de fadas." Acho, então, que já sou velha o bastante há anos. Porque amo e choro mesmo... E caio na gargalhada, rindo de mim mesma por estar chorando por causa de uma historinha [rsrs...].
Me divirto!
Indico a leitura para o público infanto-juvenil e para todos que já são "velhos o bastante".

Janine.Oliveira 02/11/2019

Se vc estiver em um momento difícil da sua vida leia esse livro!
livro lindo, delicado, porém forte e resiliente! Ensina-nos a nunca parar de sonhar e ter esperança apesar da realidade dura que enfrente.

tata342 21/02/2020

PERFEIÇÃO
esse livro me fez chorar feito um bebê e mesmo assim amei cada pedacinho dele, mt emocionante ??

Caroline 25/02/2020

Lindo
Uma história tocante que te prende.

@gezaine_ 21/03/2020

Fofo
É um livro infanto juvenil, uma historinha previsível, mas fofa.

Renata 10/07/2020

Amei!
?A little princess? conta a história da pequena Sara Crewe, uma menina muito inteligente e com muita imaginação que é obrigada a morar em um internato, longe do seu amado ?papa?.

Vivi 11/07/2020

Lindinho!
Leitura leve e gostosa, com uma mensagem linda e inspiradora!

luisa806 02/08/2020

So to fazendo isso pra marcar nas metas
É q sou obrigada a fazer resenha para incluir esse livro na meta do ano

hell 04/08/2020

Uma pena que não tive a oportunidade de ler quando criança mas ainda bem que pude ler agora!

Uma história linda e tocante do começo ao fim! Sarah é uma menina incrível, um livro pra dar um quentinho no coração te fazer rir e emocionar.

Pessoas com inglês intermediário conseguem ler sem dificuldades. :)

Um clássico que com certeza lerei várias outras vezes!

Lívia.Beatrice 23/09/2020

Uma princesinha
A princesinha é um clássico da literatura britância do início do século XX escrito por Frances H Burnett.
Não foi à toa que essa história deu origem a um filme tão famoso na nossa sessão da tarde. A princesinha é uma história leve e cheia de lições.
Sara Crew, a protagonista, é filha do Capitão Crew, um pai carinhoso, dedicado e viúvo. Por alguns anos eles viveram na Índia, mas quando Sara tinha 7 anos seu pai decidiu que seria melhor para seu futuro que ela fosse educada em um internato na Inglaterra.
Sara era uma criança rica, tinha tudo o que queria, mas seus valores e sua educação não faziam dela uma criança mimada, muito pelo contrário. Já há um tempo sem ver seu pai, uma tragédia acontece em sua vida, e a menina que era considerada a pupila da dona do internato, sofre imediato desprezo, passa fome e frio, trabalha obrigada e dorme isolada em um sótão.
Porém, seus mesmos valores que predominavam na riqueza, seguiram fortes na pobreza. Sara conseguia enxergar até de seu pior pesadelo um mundo de fantasias belas. De farelos ela fazia um banquete, de ratos ela imaginava um amigo, uma família, da serva da casa ela enxergava sua melhor amiga.
“Quando estão insultando a gente, a melhor resposta é não dar uma só palavra, só olhar e pensar. Quando a gente não perde a calma, as pessoas sabem que somos mais fortes do que elas. Elas ficam dizendo coisas estúpidas que depois se arrependem. Não existe nada mais forte do que a raiva, a não ser você conseguir controlar ela."
De uma doce e meiga menina temos lições como essa. A piedade por suas dores dura pouco, pois enxergamos o mundo da mesma forma que ela, e vivemos seus relacionamentos com Becky, Lottie, Ermengarde, Emily (a boneca), Melchisedec (o rato), Ram Dass (o indiano que morava ao lado)...
Espero que vocês se permitam fazer essa leitura, e que passem a enxergar um mundo mais belo do que normalmente vemos também.
Aproveitem.