A Little Princess

A Little Princess Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Little Princess

Janine.Oliveira 02/11/2019

Se vc estiver em um momento difícil da sua vida leia esse livro!
livro lindo, delicado, porém forte e resiliente! Ensina-nos a nunca parar de sonhar e ter esperança apesar da realidade dura que enfrente.

Leituras e Reflexões 02/08/2019

Um conto de fadas que lembra um pouquinho os romances realistas que já li.
Que os críticos literários não peguem em pedras pra jogar em mim. Calma! Rs... Digo que lembra um pouquinho porque, durante a leitura das partes mais tristes do livro, tive a certeza de que a situação de Sara não era algo raro para sua época; criando um sentimento de pesar que aperta o coração. Certeza e pesar semelhantes ao que experimentei quando li os tais clássicos.
Mas diferente destes, é um "conto de fadas" (que alívio!).
Um final feliz e carregado de emoção é o que mais amo. Porque, como sempre digo, de dura e feia basta a vida na sociedade em que vivemos.
E chorei mesmo!
Tem uma frase de Lewis que amo: "Um dia você será velho o bastante para voltar a ler contos de fadas." Acho, então, que já sou velha o bastante há anos. Porque amo e choro mesmo... E caio na gargalhada, rindo de mim mesma por estar chorando por causa de uma historinha [rsrs...].
Me divirto!
Indico a leitura para o público infanto-juvenil e para todos que já são "velhos o bastante".

24/01/2018

Eu lembro de amar o filme sempre que passava na Sessão da Tarde, mas ao longo da leitura fui percebendo como não lembrava de muita coisa a não ser um sótão e uma órfã que passava por muito sofrimento.

Sara, a protagonista, é uma garotinha inglesa de 7 anos, podre de rica, que até então morava na Índia, mas é levada pelo pai para Londres para receber educação adequada em um internato para garotas. Sara é bem peculiar, fala como gente grande, é bondosa, tem uma imaginação fértil e é bastante avançada para a sua idade, o que incomoda a diretora do internato, a Srta. Minchin que tem inveja da garota, mas resolve usá-la como garota propaganda para a sua escola. O pai de Sara faz questão de mimar a filha com tudo que há de melhor e solicita um tratamento diferenciado com todo o luxo possível. Isso poderia fazer com que não gostássemos de Sara, já que qualquer criança com esse nível de mimo seria insuportável, só que muito pelo contrário, Sara não é nem um pouco arrogante e é solícita com todos à sua volta.

Durante seu aniversário de 11 anos recebe a notícia de que seu pai faleceu e perdeu toda a fortuna em um investimento que acabou dando errado. Todos os privilégios que ela tinha são retirados imediatamente e ela é levada para o sótão e feita de empregada pela diretora e humilhada constantemente. O mais incrível é que ela não se deixa abalar e continua mantendo a postura e a dignidade. Continua com o seu faz-de-conta para conseguir seguir em frente e claro, há uma reviravolta no final que dá gosto de ler.

Apesar da Sara ser a “heroína” da história, quem eu gostei de verdade foi a Becky. Sofri mais com as coisas que aconteciam com ela do que com a Sara. Talvez por ela soar mais verdadeira.

Um clássico delicinha de ler. E para quem liga para capas – eu! – essa edição maravilhosa da Puffin em parceria com a Rifle Paper é de doer de tão linda!
raissa.pinto.9 27/01/2018minha estante
Essa edição é maravilhosa mesmo! Preciso ler o meu!

29/01/2018minha estante
Linda, né? Dá até gosto! =)