Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Tiago Santos 16/02/2022

Uma boa história
Uma história com uma boa trama.
Ela nos prende e nos faz pensar em situações que duvidamos.
Quem nunca se sentiu interessado por histórias de terror e suspense.

Rodrigo 15/04/2022minha estante
Kkkk uma coisa é você não ter gostado por conta do que acontece com as personagens(embora os homens também se estrepem no livro)mas dizer que é previsível e anticlimático aí não dá,as teorias sobre assombrações são muito profundas e a trama é dúbia até o final e dizer era "somente o poder de belasco" é um argumento raso e incompleto porque você tá avaliando na emoção e não na razão

MelQuezado 13/02/2022

Que livro foi esse? Arrepiei em várias partes, não conseguia parar de ler. Muito sinistro. E mais uma vez Darkside entrega uma versão primorosa da história. Para os amantes de terror e fenômenos paranormais, vale super a pena.

Jessica Becker 12/02/2022

Motivos para ler (ou não) "Hell House"
1. CLÁSSICO DO TERROR
Originalmente publicado em 1971, a obra é considerada um clássico das histórias de casas mal-assombradas. Ela tem referências claras à "Assombração da Casa da Colina" de Shirley Jackson e, junto com ela, inspirou vários materiais do tema que circulam hoje no mercado editorial, audiovisual e no mundo dos games.

2. CLICHÊ BOM
Casa mal-assombrada é meu clichê do gênero de terror favorito. Já consumi tanto material do tema que é extremamente difícil encontrar algo inovador.  Com "Hell House" não foi diferente. A premissa parece com qualquer outra história a que já tenha lido, assistido ou jogado: um grupo de pessoas que por um motivo X vão passar algum tempo numa casa sobre a qual há relatos de atividade paranormal. O que muda aqui é a história da mansão e a quantidade de cenas assustadoras.

3. EVENTOS SOBRENATURAIS
Para quem procura uma história com cenas de arrepiar, "Hell House" é um prato cheio. Desde o momento em que os personagens cruzam a porta de entrada até as últimas páginas a obra conta com as mais variadas manifestações sobrenaturais. Desde a ambientação, que por si só já passa a sensação de insegurança, até presenças hostis, objetos arremessados, e muito mais. E são muitas cenas!

4. CIÊNCIA X PARANORMAL
Outro ponto interessante da trama é o embate entre ciência e sobrenatural. Um dos membros do grupo é um cientista que a todo momento tenta explicar os fenômenos por meio de teorias científicas. Enquanto isso, a médium do grupo os atribui a fantasmas e espíritos. Podemos ver suas discussões em mais de uma ocasião e fiquei curiosa sobre algumas das teorias, principalmente a da energia residual.

5. EDIÇÃO
Depois de vários anos sem ser publicada no Brasil, a obra ganhou uma edição nova pela Darkside. Apesar de ter encontrado alguns erros de revisão, a edição está bem caprichada com uma introdução explicando o porquê casas mal-assombradas podem ser tão assustadoras. Além disso, ao final tem conteúdo extra sobre parapsicologia.

Thaise @realidadeliteral 11/02/2022

Você sobreviveria à Casa do Inferno?
Antes de falar desse livro preciso confessar uma coisa para vocês: durante anos eu não consumi nada - nem filme, nem série, nem livros - de terror, porque sempre fui muito impressionável, de ter medo de ir tomar água no escuro de madrugada. Maass, quando decidi me aventurar fora da minha zona de conforto literária o terror começou a me dar um tchauzinho lá de longe, me chamando, falando "lembra quando você era adolescente e amava passar medo com histórias de fantasmas, demônios e afins?" Então decidi me aventurar de novo por esse mundo e me apaixonei pela sensação de apreensão que eles causam.

A é aí que chegamos na leitura de Hell House, uma clássica história de casa mal assombrada que me tirou o fôlego e me fez olhar desconfiada por trás do ombro por diversas vezes, e eu AMEI ISSO!

No livro, escrito por Richard Matheson - Mesmo autor de "Eu sou a Lenda" - temos um velho milionário que, com o pé na cova, decide contratar um grupo bem distinto de pessoas para lhe provarem se existe ou não vida após a morte. Como? Ele manda, para a cada mais mal assombrada já conhecida - A Casa do Inferno - um parapsicólogo totalmente cético, uma ex atriz médium e o único sobrevivente da cada até então. Duas outras incursões desse tipo já haviam sido feitas à casa e o resultado foi morte e enlouquecimento de todos os profissionais que adentraram à Mansão Belasco.

Tudo pra dar certo né gente? E é claro que como previsto, coisas assustadoras começam a acontecer com essas pessoas, enquanto elas, cada uma a seu modo, tentam entender o mal que assombra a casa e uma maneira de vencê-lo. Enquanto isso o leitor fica preso à teia de acontecimentos que permeia entre passado e presente tentando, junto com os personagens entender a origem de tanto mal. E passando medo, né gente, óbvio!

A escrita do Matheson é viciantes, o enredo é muito bom, e te prende do início ao fim, tanto que euzinha perdi madrugadas, mesmo com cag*ço, lendo porque não conseguia parar.
A questão erótica do livro, não foi um problema pra mim, tendo em vista que fez todo sentido com a história proposta, de um anfitrião luxurioso que levou seus hóspedes à níveis destrutivos de prazer e loucura, e coube perfeitamente na narrativa, como em várias outras histórias clássicas de terror que temos por aí.

Hell House já se tornou meu livro favorito de casa mal assombrada, e agora quero ler todos os outros da Coleção #Darkhouse da Caveira, será que vêm mais noites insônes por aí?

Meus Anos Em Livros 02/02/2022

Pra quem gosta de histórias de casas mal-assombradas...
Um prato cheio! A sinopse do livro já começou por me deixar instigada. Acredito que essa é uma das primeiras histórias de casa mal-assombrada que leio. E foi muito bom de acompanhar! A escrita do Richard Matheson é excelente (amo o Eu Sou A Lenda) e envolvente. Nesse livro em especial, eu me senti caminhando dentro da casa com os personagens, como se tudo lá dentro acontecesse de forma bem lenta e como se não fosse sair de lá nunca! Adorei essa imersão! Parecia um filme. Recomendo demais!!

Almeida 01/02/2022

Hoje temos um dictomismo muito grande em ciência e o paranormal. A ciência custa a dar créditos que existe sim de fato algo do outro lado, enquanto o sobrenatural se recusa a torcer o braço em apresentações científicas sobre o fenômeno. O que faz Hell House ser tão sublime é que dá uma resposta no meio do caminho, sem "ofender" nenhuma das crenças maciças. Muito bem escrito, ambientado e com um suspense de roer as unhas, o autor escreveu uma obra atemporal e magnífica que captura muito bem o que é uma casa mal assombrada. Magnífico !

Bia 31/01/2022

O suspense é incrível. Gostei muito do enredo, do contraste dos personagens, na diferença dos seus ideais e crenças. Mostra como nossas diferenças nem sempre se contradizem, em alguns casos, elas se complementam.

Estevinho 30/01/2022

LEIAM!!
Esse livro é muito doido, tem partes que da medo, é bem perturbador mas você vai viciar rápido nele e não vai conseguir parar de ler!!! E aliás florence é a maior de todas e belas o é um [*****] psicopata

May 22/01/2022

O monte everest das casas mal assombradas

Dois médiuns, um cético que vai liderar o grupo, e a mulher do médium, partem rumo à uma casa mal assombrada, conhecida como a casa do inferno, à pedido de um milionário à beira da morte que quer provas sobre o que encontrará depois da morte. No início tudo parece correr bem, apesar da atmosfera estranha da casa, mas conforme o tempo passa coisas aterrorizantes começam a acontecer e ficam cada vez mais atormentadoras. No meio do caos, as diferenças de opinião dos personagens acabam dificultando o trabalho em equipe, e é o que torna a história mais interessante e acaba até deixando as assombrações e o terror de lado na história, pode parecer um pinto negativo, mas isso foi um enredo muito envolvente. Em dado momento o leitor tem raiva de todos os personagens, mas em outro momento eles acabam nos despertando empatia, então é uma relação de amor e ódio. Nos vemos apreensivos e curiosos para saber o desfecho dessa história macabra.

"Este lugar não é chamado de Casa do inferno à toa. E pretende matar cada um de nós, então é melhor que aprenda s e proteger até se sentir pronta. Ou será apenas mais uma vítima da lista"

?? Pesquisem os gatilhos
+18

Aline Obnesorg 20/01/2022

Expectativas frustradas com sucesso.
Um livro que há anos estava esgotado, e que sempre despertou curiosidade da minha parte pelas inúmeras resenhas positivas.
Pois bem, eis que a Darkside decide relançar o livro e vou eu lá felizona finalmente ler essa tão cobiçada obra.
Me lasquei, Brasil!
É um livro ruim? Não! Então é bom? Também não. Sei lá, mediano talvez.
Esperava encontrar vários espíritos infernais, demônios, gritaria e perturbação, masssss..... Encontrei um bacanal, orgia, um espírito tarado pra k7, uma "guerra" entre parapsicologia e mediunidade mais do mesmo, e um final de m#rd@.
Sério, não recomendo o tempo e expectativas de ninguém para com esse tão "aclamado" livro. ?
Tori 20/01/2022minha estante
Nossa! Eu comecei a ler logo que lançaram essa edição,pq todo mundo falava que era O LIVRO! No início tava até interessante,mas a partir do momento que eles entraram na casa eu não achei tão legal. Aí parei de ler,pq pensei: deve ter algo errado comigo, não devo estar no momento certo kkkkkkk

Aline Obnesorg 20/01/2022minha estante
Aaaai, sorte sua que parou viu.
Porque o final é digno de cortar os pulsos. De raiva! Kkkkk

Beatriz 19/01/2022

Bom, o começo da leitura é dinâmico e apresenta muitos eventos sobrenaturais, estava gostando muito. Na metade os eventos começam a se repetir e sendo dois dos protagonistas mais atingidos meio que a gente já sabe oq esperar. O final achei um pouco água com açúcar demais. Mas é uma leitura até ok e rende uns sustos.

Wania Cris 16/01/2022

Era uma casa não muito engraçada...
Contratados por um milionário excêntrico (pleonasmo, né?), quatro pessoas enfrentam uma casa mal (ou bem?) assombrada em busca da resposta para a questão: existe vida após a morte? O cientista Lionel Barret quer provar que não. A médium Florence Tannet está certa de que sim. Edith Barret quer só acompanhar o marido e Benjamin Franklin (como o presidente) Fisher só quer o dinheiro mesmo. A casa quer apenas matar a todos.

Sou fã de carteirinha de Richard Matheson desde Em Algum Lugar do Passado e o que ele entrega em Hell House está à altura de sua genialidade literária. Tão boa construção das personagens que te faz acreditar em argumentos opostos, uma ambientação tão bem feita que te faz sentir a atmosfera retratada. O cheiro do Lago dos Bastardos emanava das páginas (mas pode ser só a qualidade da tinta utilizada pela Darkside, que não é lá das mais agradáveis...).

Uma pena que a editora preze tanto pelas capas e tão pouco pela revisão, entregando uma obra com erros ortográficos e omissão de palavras. O projeto gráfico não foi dos piores, já li uns bem ruins...

A obra, tal como o autor, envelheceram muito bem e recomendo a leitura de Hell House. Durante o dia... com as luzes acesas. E com companhia. 👀
Juli 22/05/2022minha estante
Vim aqui saber exatamente o que você reclamou, da edição hahaahahaha

Wania Cris 23/05/2022minha estante
Um legítimo Darkside, Ju...

Nando Borges 16/01/2022

Descritivo demais
A enredo em si é bom, porém o autor é muito descritivo em relação a casa e repetitivo nas ações dos personagens. Dezenas de páginas foram gastas com descrição e repetição. Tirando isso, o livro é muito bom.
Déia Madden 16/01/2022minha estante
Concordo com vc.

Rodrigo 15/04/2022minha estante
Nisso concordo,quando comeca o lance dos clichês de poltergeists sessões espíritas ataques psíquicos eu achei bem desinteressante realmente