O Erro de Descartes

O Erro de Descartes António Damásio

Resenhas - O Erro de Descartes

Leonardo Sueiro 06/01/2020

Erro de descartes evidencia a relação entre atributos fisiologicos não voluntários e a nossa racionalidade. Essa é colocada em cheque sob um forte viés existencialista, descrito eufemisticamente pelo autor em algumas passagens, sobretudo quando dialoga sobre o "eu".

Ciefilia 05/05/2021

Instiga curiosidade mas cansa.
Escrito por António R. Damásio, O Erro de Descartes é um livro sobre a tomada de decisão racional, que o autor aponta não ser tão racional assim, as 264 paginas nos apresentam algumas hipóteses pessoais, cientificas e especulativas, além de vários mapas de funcionamento cognitivo.
Damásio busca desafiar a ideia ocidental de razão e mostrar como a tomada de decisões só é possível com o envolvimento de nossas emoções, no decorrer do livro ele usa vários exemplos de doentes com lesões cerebrais para demonstrar como a falta de emoções pode afetar a nossa tomada de decisão e nossa perspectiva. Os argumentos e hipóteses são convincentes.
O livro é interessante e instiga curiosidade sobre todo o processo, mas o autor deixa a desejar em quesito de clareza, muitos termos técnicos cansativos para leigos e vários trechos de ressalvas sobre o que está sendo exposto, esses trechos tiram a atenção dos argumentos e diversas vezes se prolongam mais do que deveriam. Além disso, gostaria de ter visto uma escolha mais clara de exemplos, o autor usa muitos exemplos que são de difícil visualização o que torna cansativo.
O livro foi recomendado por um professor do curso de psicologia, fiquei atraído pelo tema, mas existem opções de livros mais interessante para os interessados em neurociência, neuropsicológia ou neurobiologia. Espero que a leitura seja mais agradável nos outros, e mais recentes, livros do autor.

site: www.instagram.com/ciefilia

May 19/03/2021

Li por ser leitura básica de Neuropsicologia e gostei, alguns capítulos são fáceis pra quem não entende do assunto, e outros são bem mais complexos.

Charles 04/05/2019

Ótimo
Este livro tem foco em neurociências. No seu início Damásio expõe diversos casos de pessoas que sofreram lesões cerebrais e suas consequências para estes indivíduos , no decorrer do livro o autor vai linkando os casos desses pacientes com a idéia da importância das emoções na racionalidade humana e vai refultando a idéia de razão pura. O autor demonstra com argumentos convincentes que a mente, o cérebro e o corpo estão intimamente ligados e são codependentes de forma que seria impossível separa-los.

Livro de dificuldade mediana.

rafaelkraisch 11/02/2024minha estante
O Erro de Descartes não é sobre o Descartes, mas sobre a ideia de que a "mente" é uma coisa fora do cérebro e que a sua existência estaria condicionada ao pensamento consciente. Esta é a essência do livro.

marvin 05/11/2020

Dualismo "coração e mente" numa nova perspectiva
Esse livro é sobre a neurociência das emoções e como nossa consciência não é totalmente racional, assim como nosso comportamento não provém totalmente do cérebro como muita gente acredita. Livro obrigatório pro pessoal de psicologia pra entender mudanças de personalidade e mais sobre emoções, no entanto a partir de um ponto do livro ele torna-se extremamente técnico e massivo. Dei 3 porque precisarei fazer uma releitura pra entender melhor kkkkk. Fora isso é um ótimo livro.
Tatiane Alves 05/11/2020minha estante
Olá! É um livro que precisa conhecer de psicologia e neurociência ou qualquer pessoa entusiasta do assunto consegue ler? Obrigada!

marvin 06/11/2020minha estante
Acredito que não. A parte técnica que me refiro é ele se estender em assuntos sobre neurociência. Eu sou uma pessoa muito desatenta, então as vezes me perdia e esquecia logo em seguida. Mas tem muitos capítulos que é pura história. Vale a pena ler só tento interesse sim. :)

Tatiane Alves 06/11/2020minha estante
Obrigada Marvin =)

Gabriel Beda 12/06/2024

Um livro muito bom. A leitura é um pouco lenta, mas pra mim foi importante ler com calma. É muito conteúdo e é uma abordagem muito interessante sobre neurociência e desenvolvimento do comportamento humano.