Fazenda Modelo

Resenhas - Fazenda Modelo

1 | 2 | 3 | 4

giovana 23/07/2024

Chato
Fui obrigada a ler esse livro por conta do vestibular. Acho que fosse ser uma vibe meio "revolução dos bichos", que eu amo, mas esse livro é muito chato. Sorte é que é curto.

gabi 21/06/2024

Resenha ? Fazenda Modelo
Um livro muito bom e cheio de metáforas interessantes, compactuando com o contexto histórico da época. A única coisa que eu não gostei foram as cenas sexuais estranhas e desnecessárias.

Nina 21/05/2024

Achei o livro bem bacana, mas não sei se entendi direito a proposta e o contexto por trás dele.
Vou precisar ler esse livro de novo um dia para ver se entendo melhor ele.
Lembra revolução dos bichos!!

vallopess 04/11/2023

Para todos os pecuaristas
Ainda me questiono quais palavras escolho para falar sobre essa leitura, cheia de surpresas e inovações, a imaginação do Chico Buarque realmente me deixou de cabelo em pé.
Não vou negar que ainda tenho dúvidas e talvez eu releia algumas partes, só para verificar se entendi de fato.
Recomendo para todos que gostam de levar espantos com uma realidade que é paralela a nossa vivenciada.
Obrigada pela experiência Chico!

igorrmed 18/09/2023

Estruturalmente confuso, muito potente
Chico faz uma caricatura do Brasil Latifúndio que se "moderniza" como um novo capítulo na longa história de exploração e violência da colonização, mas dessa vez num cenário em que o facismo tupiniquim tenta converter a "Fazenda" num maquinário oleado e bizarro para a exploração do capital. O líder pretensamente bondoso e sábio, Juvenal, carrega o traço dessa figura patética da elite política brasileira, rendida aos ideais do norte global. É triste, mas o livro permanece fortemente ancorado na realidade. Tem um capítulo, ABOIO, que parece ter sido escrito sobre o 8 de janeiro. É impressionante.

Senti um desconforto enorme com a forma de narrar e a estrutura, que muitas vezes parecia se jogada imprudentemente, relapsa e meio sem controle. É difícil pra mim pensar que isso se devesse mais a estilo que a inexperiência. No mais, é um livro muito bom que, tenho certeza, algum dia revisitarei

Rodrigo1185 02/09/2023

Tem importância história, dentro do contexto da época em que foi escrito está condizente. Muito difere das outras obras escritas por ele, talvez pela própria época que foi escrito, tempos confusos, obscuros e opressivos.

Sparr 24/08/2023

Chico faz tudo!!
Fazenda Modelo é um Chico difícil, mas eu gosto. Quem discorda, lamento, hehehe.
Chico apresenta uma metáfora à vida nos dias da ditadura militar, período no qual foi exilado. Ele traz um retrato da repressão e do caos, protegido nessa grande novela pecuarista (você sai sabendo muito de gado).
Por meio de musicalidade e do uso de onomatopeias, Chico constrói uma narrativa boa e interessante, mas pode ser desafiadora a quem não consegue se concentrar. Também podem representar desafios as partes sobre a procriação e cuidado com os animais, a atenção precisa ser redobrada, pois no meio do que parece soar como um livro de medicina veterinária, há muito do desenho social brasileiro à época. Por que isso acontece? Em tempos onde a censura tem marca, é preciso conseguir tecer a crítica de maneira velada.
Apesar de não ser dos mais fáceis para um primeiro contato com a escrita de Chico, o livro apresenta a força da resistência, a sede que o povo tinha pela revolução, a necessidade que existe de fazer com que o coletivo entenda a importância de saber sobre o cenário político e socioeconômico do país, a importância de não se permitir amar a corrente para odiar a liberdade. Chico versa o seu povo e um tempo difícil, o amargor da violência e do pesadelo, assim como o poder da transformação, da educação, das artes, do estímulo ao pensamento e de nunca se perder de si, nem mesmo quando tudo parece perdido.

Wania Cris 12/06/2023

Ê, vida de gado...
Um livrinho tão curto e tão sofrido de se ler...

Chico Buarque é mesmo maravilhoso, mas não por essa obra. Maçante, sem sentido, cansativa, confusa. Pode ter valor histórico, não nego, mas, como obra literária é bem sofrida, falo mesmo...

liza 19/02/2023

Sai sabendo tudo sobre procriação bovina, odiei
Li ele pro vestibular da UFSC, é de uma escrita ok, e os capítulos são curtinhos, então não é difícil de ler.

é um livro de muito peso histórico, e escrito relacionando com maestria o Brasil durante a ditadura e a Fazenda Modelo. apesar disso, a história em si não é algo fácil e legal de se ler, tiveram varios momentos que eu me senti desconfortável lendo e etc. acho que teriam outros livros melhores pro vestibular e de tanto peso histórico com esse ufsc, melhore.

Lu_prim 22/01/2023

Uma Novela Pecuária
O livro é bom, mas a escrita é bem difícil de acompanhar por conta da linguagem e da musicalidade presente. Por ser um clássico é bom pesquisar sobre a biografia do autor e o contexto histórico no qual a obra foi escrita para assim compreender melhor a crítica social abordada.

Não é meu gênero literário favorito entretanto a importância da obra supera preferências.

Por fim, sinto que deveria ler esse livro pelo menos umas três vezes para entender todas as minúcias inseridas pelo autor nos mapas, tabelas, na bibliografia técnica, na dedicatória e na própria história.

poor_lizzy 28/12/2022

Leitura escolar
Li ele para poder fazer um trabalho de escola. É um livro muito bom para poder entender o período que o Brasil vivia durante a ditadura militar.

1 | 2 | 3 | 4