Bacon

Bacon Francis Bacon

Resenhas - Bacon

Clio0 29/04/2021

Bacon, de Os Pensadores, traz as obras Novum Organum e Nova Atlântida.

Novum Organum é uma leitura deliciosa para quem gosta de analisar a filosofia e o método científico. A primeira parte do livro é um ataque pesado ao método aristotélico. De fato, Bacon não poupa nenhum dos clássicos, chamando Sócrates, Platão e companhia de charlatões.

Sua crítica volta-se principalmente a lógica que ao seu ver, se limita ao ter que se valer de convenções e falsas (ou ilusórias) proposições. Ele faz uma lista do que considera danoso ao pensamento científico com o que chama de Ídolos (Tribo, Caverna, Foro, Mercado), e impiedosamente crítica o que chama de afastamento da ciência e inutilidade da pesquisa.

A segunda parte é dedicada ao Método Indutivo - talvez seja melhor dizer que ele explica como a dedução e outras tradições são danosas a ciência e a filosofia. A maior parte do texto se torna então um conjunto de análises de exemplos.

Nova Atlântida é a versão de Bacon sobre a Cidade Ideal, tema recorrente na filosofia. Algo a se notar é a inclusão da religião cristã nessa sociedade e do caráter científico do Governo. Infelizmente, é um texto inacabado.

Novum Organum, de suma importância para o modelo científico moderno, aparece nesse volume justamente pelo alcance de suas ideias. Embora Nova Atlântida possa se encaixar melhor na proposta Governo-Estado da coletânea, ela permanece mais como uma curiosidade.

A qualidade da edição no material é muito boa. Há também uma pequena biografia e bibliografia. Algo que me surpreendeu foi o cuidado do tradutor ao fazer as notas, são excelentes.

Filino 24/04/2021

Uma obra acessível para se conhecer um dos grandes nomes da Modernidade
A edição reúne o "Novum Organum" e a "Nova Atlântida". O texto introdutório é bastante didático e já introduz o leitor nas ideias principais que vão ser desenvolvidas nos dois textos - sobretudo no "Novum Organum". A vida de Bacon e a sua trajetória política junto à Coroa inglesa é retratada de modo que o leitor se depara com um personagem não muito virtuoso, por assim dizer.

O "Novum Organum" é composto de dois livros e estruturado, cada um deles, em aforismos. O livro I contém os fundamentos da reflexão baconiana acerca do conhecimento. Aqui, o autor trata de limpar o terreno, mostrando os empecilhos que dificultam a investigação científica, merecendo particular atenção as caracterizações dos "ídolos". Eles são quatro: da tribo (correspondente à condição humana, falível), da caverna (diz respeito ao homem individualmente considerado, com suas paixões, sua criação própria etc.), do foro (relacionado ao emprego errôneo de palavras e noções) e do teatro (correspondentes aos sistemas de pensamento, por vezes calcados em bases fragilíssimas e deslocados da realidade). Não seria exagero afirmar que a crítica de Bacon continua bastante atual, quando lemos o desenvolvimento que ele dá às reflexões acerca desses ídolos.

A segunda parte do seu "Organum" apresenta uma linguagem mais propositiva, exemplificando o que mencionara no livro anterior acerca de tábuas utilizadas para avançar no conhecimento, bem como o que ele  relaciona como instâncias prerrogativas. Aqui o leitor pode achar a leitura enfadonha, mas em alguns pontos é possível colher observações pertinentes.

A "Nova Atlântida" é uma pérola. Trata-se de um texto inacabado que nos apresenta uma ilha utópica, habitada por uma sociedade cristã e tolerante, que valoriza seus cidadãos e tem, na Casa de Salomão, um verdadeiro centro do saber - nas mais diversas áreas do conhecimento. Bacon é pródigo em suas descrições acerca da estrutura dessa Casa e dos experimentos a que ela se dedica. É possível observar a paixão que movia o autor dessas páginas - um indivíduo ávido pelo saber científico e sobretudo pela experimentação.

É uma edição acessível para os que não são versados em filosofia. O estilo de Bacon é fácil e agradável de se ler. Uma boa obra para quem se interesse no progresso do saber, no combate a tudo aquilo que o impede, além de uma bela história com toques de fantasia.

Lista de Livros 09/04/2017

Lista de livros: Novum Organum – Francis Bacon
“Não é, com efeito, empresa fácil transmitir e explicar o que pretendemos, porque as coisas novas são sempre compreendidas por analogia com as antigas.”
“Com razão já se disse que “a verdade é filha do tempo, não da autoridade”.”
“A mente humana, no curso dos descobrimentos, tem estado tão desastrada e mal dirigida que primeiro desconfia de si mesma e depois se despreza. Primeiro lhe parece impossível certo invento; depois de realizado, considera incrível que os homens não o tenham feito há mais tempo.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/03/novum-organum-ou-verdadeiras-indicacoes.html

BelaBelli 25/09/2009

Um livro muito interessante, além de falar sobre a vida de Francis Bacon tem suas duas obras anexadas. Ótimo para pesquisas.