O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Paulo Freitas 17/03/2021

Se você viu apenas os filmes mas nunca leu O hobbit, mergulhe nas páginas do livro o quanto antes; você vai se surpreender. E se você nunca leu nada de Tolkien, melhor ainda. Não existe melhor porta de entrada para a Terra- Média do que a aventura de Bilbo Bolseiro.

Sra. Star Wars 12/04/2023

Um dos meus livros favoritos!
Eu não consigo reconhecer nenhum defeito nesse livro... talvez porque ele acabe? (Mas parte da jornda é o fim, não é mesmo).

Adoro o fato de Tolkien se comunicar com o leitor ao longo do livro, ver o crescimento do Bilbo e a interação dos personagens.

A leitura é fluida, leve, cativante e viciante. Não tenho o que reclamar ?

Doug Tods 30/12/2009

A FANTÁSTICA AVENTURA DE BILBO ( O HOBBIT)
O HOBBIT é um livro extremamente fantástico, pois nos convida a mergulhar de cabeça em mundo repleto de mistérios e magia. Bilbo é um Hobbit que vive uma vida pacífica sob um monte na pacata vila dos Hobbits. Sua vidinha tranqüila passou a desandar quando ele recebeu a visita de um mago (Gandalf) e de treze anões. Em tal ocasião foi convidado a se juntar ao grupo em uma arriscada aventura onde deveria deixar o titulo de respeitável criaturinha do oeste, para o titulo de ladrão de tesouro de dragão... Isso mesmo! A aventura tem como rumo fixo um tesouro imensamente grande e valioso que é guardado por um dragão gigantesco e furioso. A estrada é longa, e a aventura se expande por todas as 298 paginas, e cada uma contem um motivo para deixar qualquer leitor sem fôlego. Gigantes de pedra enfurecidos em meio a uma tempestade nas Montanhas Sombrias; Trolls violentos; Aranhas gigantescas; Águias mais gigantescas ainda; Um troca-peles; Uma legião de Orcs; Lobos selvagens e sanguinários; Exércitos de Homens, Anões e Elfos; E uma criatura horrenda, que habita as trevas e que tem como bem mais precioso, um anel mágico, que vocês provavelmente já ouviram falar... Isso tudo é só um presságio do que você enfrentará nessa magnífica aventura.

Guarde seu lenço predileto no bolso, e garanta que as provisões sejam suficientes para por o pé na estrada. E se por acaso ver algo reluzir no chão, apanhe sem pensar duas vezes! Pode ser o nosso PRECIOSO!!!

DiogoKih 04/01/2021

Escape da zona de conforto
Confesso que criei muitas expectativas quanto a essa história e a maioria delas foram contempladas gloriosamente.

Uma aventura e tanto, aqui acompanhamos a busca de um Hobbit pela terra média, super cativante e inspirador.

Acredito que teria sido muito mais impactante se tivesse lido antes de ter conhecido tantas outras histórias atuais de aventura que se basearam no hobbit, possivelmente.

Recomendo demais ??

Kaio 19/09/2023

Tranquilidade
Esse foi um livro que me trouxe a sensação de esta numa poltrona num dia de chuva, com um copo de café, sabé conformoto. Na maior parte do tempo deu a sensação de coração quentinho, mais bem legal.

Rebeca 26/11/2020

Meu primeiro clássico?
Resenha ?O hobbit

Esse livro foi criado em 1937, o que significa que é um clássico, mas NÃO se assustem com esse fato, o livro tem muito mais a oferecer do que parece. Eu, Rebeca, nunca fui uma leitora de clássicos, sempre detestei, achava horríveis a escrita e os pensamentos da maioria dos personagens, por isso lia apenas as resenhas dos livros antes das provas sobre os clássicos (sim, gente, eu fazia isso ksks)

Não vou mentir que comecei a ler O Hobbit com certo receio. Só li porquê tinha começado a ver o filme Senhor dos Anéis e achei tão foda o começo que resolvi parar de ver os filmes e ler o livro. E... Não me arrependo de jeito nenhum.

Talvez, esse livro tenha mudado um pouco minha vida com a leitura. Por quê, Rebeca? Vamos lá. A escrita do autor é muito diferente do que estou acostumada, sempre leio livros em primeira pessoa (principalmente esses) ou em terceira, mas esse tinha uma escrita mais diferenciada. O autor fala com você. Eu tinha a sensação que estava indo dormir e meu avô estava contando a história para mim. Sinceramente? Era até uma certa sensação de conforto e coração quentinho.

Outro ponto que amei foi o desenvolvimento do personagem principal. Sem dúvidas, esse foi um dos melhores desenvolvimentos de personagens que já li em toda minha vida. No começo, achava o personagem principal muito sem graça e sem sal, mas, no final, vi um personagem forte e inteligente, totalmente diferente do começo. O autor conseguiu, aos poucos, fazer um desenvolvimento não forçado e sim, natural.

Mais outro ponto (talvez alguns considerem bom ou ruim), esse livro é imprevisível demais. Eu nunca sabia o que iria acontecer e nada era forçado. Real. Me pergunto como o autor conseguiu colocar TANTA coisa em um livro de 336 páginas. Teve um momento que recebi dois spoilers do livro e fiquei tipo: Pera, como isso vai acontecer? Ke?? Mas não dá!

E o último ponto positivo, é a diversidade. Esse autor criou um mundo tão diversificado de espécies que existem nele. Existem magos, elfos, anões, hobbits, dragões, orcs, wargs, Homens Do Lago, Águias que falam, Gigantes, etc. Era tanta coisa que eu precisava ir para o Google e me lembrar o que eram exatamente esses serem.

Porém, como todo livro, sempre tem pontos negativos. Então, vamos lá. Primeiro, senti saudades de uma presença feminina. No livro, não tem NENHUMA personagem feminina (dá uma raivinha, eu sei). Segundo, como a escrita é de outra mentalidade, precisamos nos lembrar que teremos uma certa dificuldade para ler. Não digo no sentido de não entender o vocabulário, mas no sentido de espaço. Como assim?
O autor é MUITO descritivo. Não digo no sentindo de descrever tudo que está dentro de uma casa ou quarto, mas no sentindo de terras. Ele vive falando ?Terras ao sul dão para a estrada de Kali que se encontra com o Rio da Floresta das Trevas? e assim vai. Você meio que precisa ter um mapa da localização para entender. Porém, como eu não tinha, apenas passava o olho nos parágrafos que ele falava isso e continuava lendo.

Acho que é isso, gente. Um dos melhores livros que li no ano? Com certeza. Indico demais.

Nota: ????

Julioocss 25/02/2020

Até então só tinha assistindo ao filme.. sempre quis fazer a leitura do livro e vejo que o conteúdo é tão rico em detalhes e fantasia que não se compara com o filme.. a viagem que temos em cada página é sensacional!!
Diego Piu 26/02/2020minha estante
Esse é o meu favorito do Tolkien e foi o primeiro que eu li... lá no início dos anos 2000!

anna 23/01/2022

"lá e de volta outra vez."
sinto como se eu fosse aquela entrevista com os atores de scooby doo (2002): a sarah michelle gellar discursando sobre as nuances da obra e o quão "a frente de seu tempo" tudo era e o freddie prinze jr. falando "era um cachorro falante, sacou?"

por um lado, esse livro retrata perfeitamente um protagonista relutante em sair da sua zona de conforto. um hobbit, viver aventuras? escandaloso! ultrajante! mesmo assim, quando sua toca é invadida por treze anões e um mago, cantando e fazendo bagunça, contando histórias grandiosas de outros tempos, bilbo sente o chamado para aquela jornada. ele não enxerga a esperteza que gandalf promete que existe nele, mas as experiências pelas quais ele passará trarão a tona toda a sua astúcia e o tornarão peça-chave na busca dos anões pelo seu tesouro roubado. é uma história encantadora, com personagens encantadores e divertidos, apresentando diferentes formas de heroísmo. apesar de possuir uma premissa simples, - "lá e de volta outra vez" - traz uma atmosfera de algo muito maior, todo um universo a ser explorado.

por outro, tem um dragão falante. o que mais você pode querer de um livro de fantasia?!

"então bilbo colocou seu anel e, advertido pelos ecos a tomar um cuidado ainda maior que o de um hobbit para não produzir som, foi se esgueirando, sem fazer barulho, para o fundo no escuro. estava tremendo de medo, mas seu rostinho parecia determinado e duro. já era um hobbit muito diferente daquele que tinha fugido de bolsão sem nem um lenço no bolso, muito tempo antes. fazia séculos que nem tinha mais um lenço de bolso. deixou a adaga solta na bainha, apertou o cinto e foi em frente."

"o hobbit" me fez gargalhar, sorrir de orelha a orelha, ficar tensa e derramar algumas (muitas) lágrimas. recomendo pra absolutamente todo mundo, de todo o meu coração.

Pietra.Berticelli 23/02/2022

Uma fantasia no melhor estilo de fantasia!
Meu pai é um grande fã de Tolkien, mas eu nunca havia me empolgado para ler. Vi os filmes várias vezes antes e isso me trouxe uma surpresa: enquanto os filmes tem uma atmosfera hollywoodiana e ?escura?, o livro é uma fantasia clara e sutil.

Victor Portela 16/08/2020

Queria poder apagar da memória e ler de novo. Esse livro é tudo que falam e mais um pouco. A jornada de Bilbo Bolseiro marcou minha vida.
Acompanhar a aventura desde o condado até o destino, aventuras com o mago, os elfos, as batalhas, os diálogos. De tirar o fôlego. Tolkien realmente é o pai da fantasia.
O livro é escrito para crianças, não significando que o único público alvo seja esse, mas que a leitura pode ser acompanhada desde o público infantil até adultos.
brudeamorim 19/08/2020minha estante
??

David 30/12/2020

Entre no mundo de Tolkien por esse livro
Depois de ler a história de coragem do pequeno Hobbit você irá se apaixonar pela escrita de Tolkien e tenho certeza de que irá desejar ler tudo que já tenha sido traduzido desse autor que certamente está entre um dos mais amados de nossa "era".
Bilbo Bolseiro é surpreendido por uma jornada que mudará para sempre a sua vida. Aqui temos dois sentimentos principais que o autor nos faz sentir junto com o pequeno grande Bilbo. Um é o sentimento de aventura e de incrível êxtase pelo ainda desconhecido mundo criado por Tolkien. O outro é o sentimento nostálgico ao lembrar de sua confortável toca, com sua poltrona, livros e comidas deliciosas. Um compêndio de aventuras demasiado perigosas, mescladas a momentos de enorme prazer pela companhia de pessoas alegres comendo e contando histórias em volta de uma farta mesa ou de uma fogueira.

Nandis_diniz 30/09/2023

Carta de uma Hobbit
Quando eu paro para pensar no universo de Tolkien me prendo no pensamento:

Me reconheço no Senhor Bolseiro.

Uma pessoa de vida tranquila e mansa, mas que em sua juventude tinha a necessidade de inventar aventuras e procurar novos ares.

Não sei exatamente o que aconteceu, como esse lado aventureiro esfriou. Mas espero que assim como o senhor Bilbo, eu possa encontrar meu lado Tûk novamente e viver aquilo que um dia sonhei quando mais nova. Ou uma aventura maior.

Quem sabe?

Dyovana Ellen 18/08/2021

Um livro aconchegante
Achei uma leitura muito boa, uma ótima introdução ao mundo dos hobbits e para a escrita do Tolkien, é uma leitura fluida e muito bem escrita durante a leitura você se diverte bastante e ja tenho que dizer que e totalmente diferente dos filmes. Enquanto o filme tem muito mais ação e algumas coisas totalmente diferentes, o livro traz uma vibe mais calma mais com batalhas e cenas muito bem construídas eu amei esse livro e estou muito amsiosa para ja dar continuidade a leitura e começar senhor dos anéis.

Melimë 31/12/2020

Melhor introdução possível à Terra Média
Acabei de terminar a última página desse livro maravilhoso, e não tenho palavras pra descrever o quanto essa aventura aparentemente tão singela me tocou! Estou escutando The Last Goodbye do Billy Boyd no repeat, ainda mais emocionada pela letra da música agora que sei que foi adaptada do poema de Bilbo ao ver o Condado novamente depois de sua aventura de um ano. Fazia um bom tempo que eu não lia um livro de aventura que me tocasse tanto quanto esse. Tolkien introduz a Terra Média de uma forma tão... Poética? Tão bela, tão maravilhosa, e ao mesmo tempo tão cheia de perigos e coisas desconhecidas, que realmente te faz se sentir ali, junto com Bilbo, Thorin, Gandalf, e os outros anões naquela aventura fantástica. O Hobbit foi concerteza o melhor livro que li em 2020, e estou mais que animada para mergulhar mais uma vez na Terra Média em 2021, com a trilogia de O Senhor dos Anéis. Tenho certeza que ao pisar na Festa muito Esperada de A Sociedade do Anel, me emocionarei com as memórias dessa história maravilhosa vivida com Bilbo Bolseiro, que começou com uma Festa Inesperada.