O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Thiago.Nadal 02/05/2021

Simplesmente amei
Amei o universo, os personagens, a escrita e o desenvolvimento, é um livro para se ler sem pressa, apreciar cada capítulo que conta um desafio diferente.

Kate @entrelivrosediscos 18/01/2021

Quem sou eu na fila do pão
Depois de ter abandonado 5 anos atrás, voltei pra reler esse clássico. É uma aventura muito divertida e, coisas que me irritavam antes no Bilbo, hoje me identifiquei muito. Realmente estar na nossa toca é sempre melhor!! Mas ainda tive dificuldade em criar uma ligação com a história. Me diverti nessa jornada inesperada e entendo sua posição de clássico na literatura. Quem sou eu pra falar alguma coisa?? Só não rolou uma conexão.

Tamiris 05/09/2020

Eu li O Hobbit pela primeira vez em 2014, durante uma época tão louca da minha vida que eu lembro muito pouco dos muitos livros que li. Por isso, a releitura foi uma experiência e tanto. Eu sabia de algumas coisas que aconteceriam, mas não lembrava como chegariam a esse ponto. Outras coisas eu só lembrava quando já estava lendo. A memória é uma coisa estranha, e reler um livro depois de muito tempo é como conhecer uma história totalmente diferente. Me pergunto qual vai ser a sensação se eu ler mais uma vez, no futuro.

Sira Borges 04/03/2023

O Hobbit
O livro é muito bem escrito, mas a história não me prendeu. Achei bem previsível, ou seja, uma sucessão de aventuras sem muito enredo, com exceção do final. Não entendi a fama...
Tá, é um livro pra criança... mas eu acho que subestimou a sensibilidade das crianças!!! Só acho...

Rodrigo.Macedo 24/01/2021

A riqueza da Simplicidade
2ª leitura: A riqueza da simplicidade. Tolkien não escreve pelo grande plot twist ou pelas grandes viradas de mesa. São os pequenos gestos de coragem ou de sacrifício que é pra se admirar.

Me senti como criança, na pele dos meus filhos. Os olhos brilhando em cada nova aventura. Os grandes Trols, a fuga das cavernas de Moria, o confronto contra as aranhas, entra tantas outras.

Tolkien costumava narrar aos seus filhos essa história antes de colocar nas laudas. E ele brinca de contar história. Nos envolve e nos deixa curioso com o que acontecerá.

Contudo, o ápice da narrativa está na riqueza de detalhes dos povos desenvolvidos. Existe uma diversidade cultural em seus personagens e os seus comportamentos são justificados, por fatos passados (as diversas guerras travadas). Por exemplo, a rixa entre os Elfos e os anãos.

É um marco nas fantasias. É pra sonhar e esquecer dos problemas da vida adulta. É mágico e especial por que tem a capacidade de nos tornar crianças novamente.

1ª leitura: Amizades verdadeiras solidificadas por meio de tantas dificuldades. Aprendi que não devemos subestimar o senhor Bilbo. Ele brilhou na hora do perigo. Viajei completamente nesse universo, coisa linda. Esse livro daria um excelente filme de animação. Recomendo.

rapha14 19/03/2023

É MUITO divertido de ler. As pessoas falam do universo de Senhor dos Anéis de uma forma, que eu fiquei muito surpresa com o quanto eu me diverti lendo. A narração é incrível, as aventuras são muito entretentes e o que falar dos personagens? Amei demais esse livro, quando tava perto do final fui ficando triste porque a história iria terminar. Simplesmente perfeito.

Ana P. 25/01/2021

incrível
não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi acompanhar as aventuras de Bilbo! estou encantada por esse livro e já consigo sentir saudades...
uma fantasia sem igual!
Vicky 26/01/2021minha estante
perfeita!!!

Afreitas 19/06/2020

Tolkien com certeza sempre estará entre os meus autores preferidos. Segunda vez que leio O Hobbit mas foi como se fosse a primeira vez, uma emoção diferente a cada página lida. Sem dúvidas uma melhores fantasias que já li na vida. ??

Fabiula.Reif 31/01/2021

Melhor que o filme!!!
O filme foi em sua grande parte fiel ao livro, é claro que ouve alguns cortes.
Como sempre o livro é melhor e me ajudou a esclarecer dúvidas que ficaram no filme.
Muito bom, vale apena ler.

Wagner47 07/06/2021

Trá-lá-lá-láli Tri-li-li-lóli
Uma verdadeira jornada. Fantástica e grandiosa.
Tive um apreço enorme por Bilbo, de sua inocência e seus raros momentos corajosos

Me incomoda muito do grupo ser salvo praticamente sempre no último instante de perigo, como também não comprei dos motivos de Bolseiro se juntar à viagem.

Mas isso são meros detalhes. Uma história até que leve e bem empolgante. Mais do que recomendado

Tai 13/06/2021

O namoradinho da literatura...
Tudo começa com a "proposta" de Gandalf ao pequeno Hobbit para embarcar em uma aventura com anões em busca de ouro guardado por um dragão. No entanto, mesmo Bilbo Bolseiro sendo um hobbit que preza o conforto e não tem um pingo de ambição, se viu preso na brincadeira.

A obra é marcada por encontros com trols, elfos, gobelins, aranhas gigantes, participação na batalha dos cinco exércitos e até conversas com o dragão Smaug. Não é atoa que os personagens assumiram lugar permante na estante de figuras imortais da ficção infanto-juvenil.

Podendo até funcionar como prelúdio de O Senhor dos Anéis, o livro ganha os leitores pelos momentos leves, amizade em meio ao caos, além de risos e canções. Tolkien criou um universo riquíssimo, com tudo que encanta e deixa marcas. O namoradinho da literatura.

"- E assim vem a neve depois do fogo, e até dragões têm seu fim! - disse Bilbo, e deu as costas à sua aventura..."

Davi Oliveira 31/07/2022

Que coisa!!!
Uma palavra que define bem este livro é: equilíbrio. É um livro que me ganhou muito por isso, o equilíbrio. Nele não senti falta nem excesso de conteúdo, sendo bem linear com uma leitura fluida de fácil entendimento.

Uma coisa que me deixou um pouco receoso foi a escrita do autor, a qual há opiniões antipáticas por ela. Mas achei a escrita do autor muito confortável e de fácil leitura. Tolkien possui uma escrita diferenciada, o que me é um grande atrativo. Foge do convencional.

A história te prende do início ao fim, pelo menos foi assim na minha experiência. É perceptível a evolução do protagonista que deixa sua zona de conforto e explora um caminho totalmente novo e inexplorado, algo abominado por seu povo.
Sobre a morte de Smaug, esperava uma batalha direta entre os anãos e Bilbo, uma coisa que, sim, é clichê de fantasia. Mas o rumo dessa parte da narrativa também foi de meu agrado.

Tenho altas expectativas para ?O Senhor dos Anéis?. Tem muita coisa por vir e quero acompanhar.

Sra. Star Wars 12/04/2023

Um dos meus livros favoritos!
Eu não consigo reconhecer nenhum defeito nesse livro... talvez porque ele acabe? (Mas parte da jornda é o fim, não é mesmo).

Adoro o fato de Tolkien se comunicar com o leitor ao longo do livro, ver o crescimento do Bilbo e a interação dos personagens.

A leitura é fluida, leve, cativante e viciante. Não tenho o que reclamar ?

Francisco545 22/11/2021

Meu primeiro livro do Tolken
O Hobbit foi meu primeiro contato com Tolken (e que contato ?), uma obra simples e maravilhosa que vista com profundidade nos trás ensinamentos particulares. Saber que o destino do mundo é entregue a menor das criaturas, e não uma criatura qualquer, mas uma criatura simples, de bom coração, chamada Bilbo Bolseiro.

Bilbo se destaca entre os usuários do anel por causa da sua bondade, graças a ela, seu coração não foi corrompido com facilidade (diferente de outros que usaram o anel).

E esse detalhe é algo a se destacar: Ninguém está a salvo da ganância, e o coração mais bondoso pode se corromper.

A trajetória de Bilbo mostra como ele tomou coragem de sair do seu conforto, explorar o mundo, arriscar sua própria vida por uma causa que não era sua e, ainda por cima, encontrar o anel.

A separação de Bilbo com o anel mostra, para mim, a dificuldade do homem de se afastar dos seus vícios, que o prende rigidamente, que o faz pensar que aquilo é bom, mas o destrói por dentro.
Só alguns se salvam desse "anel", livrando-se dos vícios que tanto lhe fizeram mal.

O Hobbit foi o primeiro livro o qual em um dia li mais que 100 páginas (e para um iniciante no mundo literário como eu isso é muita coisa ?). E esse detalhe é um dos troféus que considero que o livro carrega pra mim, não conseguia parar de ler após a chegada da comitiva na montanha solitária.

Fiquei emocionado com o filme e me senti satisfeito com a obra, devo dar parabéns ao autor ??.

Este livro foi feito para todas as idades e espero que você goste bastante se um dia resolver lê-lo.