O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Afreitas 19/06/2020

Tolkien com certeza sempre estará entre os meus autores preferidos. Segunda vez que leio O Hobbit mas foi como se fosse a primeira vez, uma emoção diferente a cada página lida. Sem dúvidas uma melhores fantasias que já li na vida. ??

Rafa 15/10/2020

Nunca havia lido um livro do JJR Tolkien e começar por O Hobbit foi uma excelente escolha!! Gostei demais da narrativa!! Apesar de ser um texto bem descritivo, é bem fluido e nada cansativo. Tolkien te faz mergulhar na história de uma maneira bem eficaz!

O Hobbit é uma história bem amarrada, que mesmo com muitos personagens, não apresenta furos. Ponto alto também para a descrição minuciosa dos cenários que ajudam bastante na compreensão do texto!

Mais uma leitura coletiva com o pessoal da #tocadoleitor!!

Rodrigo.Macedo 24/01/2021

A riqueza da Simplicidade
2ª leitura: A riqueza da simplicidade. Tolkien não escreve pelo grande plot twist ou pelas grandes viradas de mesa. São os pequenos gestos de coragem ou de sacrifício que é pra se admirar.

Me senti como criança, na pele dos meus filhos. Os olhos brilhando em cada nova aventura. Os grandes Trols, a fuga das cavernas de Moria, o confronto contra as aranhas, entra tantas outras.

Tolkien costumava narrar aos seus filhos essa história antes de colocar nas laudas. E ele brinca de contar história. Nos envolve e nos deixa curioso com o que acontecerá.

Contudo, o ápice da narrativa está na riqueza de detalhes dos povos desenvolvidos. Existe uma diversidade cultural em seus personagens e os seus comportamentos são justificados, por fatos passados (as diversas guerras travadas). Por exemplo, a rixa entre os Elfos e os anãos.

É um marco nas fantasias. É pra sonhar e esquecer dos problemas da vida adulta. É mágico e especial por que tem a capacidade de nos tornar crianças novamente.

1ª leitura: Amizades verdadeiras solidificadas por meio de tantas dificuldades. Aprendi que não devemos subestimar o senhor Bilbo. Ele brilhou na hora do perigo. Viajei completamente nesse universo, coisa linda. Esse livro daria um excelente filme de animação. Recomendo.

ArthurmalariA 10/05/2021

Simplesmente demais!
12/2021

Finalmente reli esse livro tão importante da minha adolescência. Reli o livro e reassisti ao filme, e pasmem, acho o filme melhor!
Nesse livro acompanhamos a trajetória do Bilbo Bolseiro na companhia dos anões para resgatar o tesouro de Thror, avô de Thorin e rei sob a montanha. A motivação de Thorin no livro é essa mesmo, resgatar seu tesouro. Ele faz promessas de ouro e riquezas a todos que passam por seu caminho a fim de recuperar o que lhe pertence e foi tirado de si pelo dragão Smaug. Esse livro não é uma introdução ao senhor dos anéis! Tolkien publicou em 1937, 17 anos antes da publicação de o senhor dos anéis. Aqui escreve de forma simples, sem ser muito prolixo, uma história infanto-juvenil bastante fácil de ler e de acompanhar. Muitas coisas faltam ser ditas no livro, talvez intencionalmente, talvez por que o próprio Tolkien não tivesse formado exatamente tudo que seria LOTR ainda... Mas sinto que ele podia ter desenvolvido um pouco mais a aventura, desenvolvido mais a batalha dos cinco exércitos e ter preparado mais o terreno para o que viria a frente, e nesse quesito os tão odiados filmes saem muito bem. Peter Jackson e seu amor por essa obra nos proporciona uma imersão maior e trás vários elementos e referências a esse universo. Lógico, mais fácil fazer isso agora, com a trilogia de grande sucesso tendo feito a bilheteria e premiações que fez, e com um orçamento generoso pra estender essa história, fez uma trilogia a partir de um único livro, e para isso funcionar inseriu várias coisas que não estão presentes nos livros, como Legolas e a Tauriel, além de desenvolver várias entrelinhas da história, coisa que só um apaixonado fã poderia fazer com tamanha maestria. Voltando ao livro, lógico que tem seus méritos: o final do livro é muito emocionante com a cena de desfecho do grupo e Bilbo retornando a sua toca (não direi nada a mais pra não dar spoilers) além de ser sempre a minha indicação a QUALQUER UM que me pergunta por onde deveria começar a ler a obra de Tolkien. Dito isso é lógico que minha nota é um 10/10 e estou muito feliz de ter revisitado essa história que fez tanta parte da criação das minhas fantasias e permeia até hoje o meu vale de imaginação, se você não leu ainda, não espere mais... Corre dar uma chance pra essa pérola, vai desejar ter lido antes...

Lucas 31/10/2022

As aventuras do Sr. Bolseiro
O hobbit é um trabalho magnífico de aventuras, perigos e recompensas situadas num mundo mágico e encantador. Leitura é rápida e agradável

Ana P. 25/01/2021

incrível
não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi acompanhar as aventuras de Bilbo! estou encantada por esse livro e já consigo sentir saudades...
uma fantasia sem igual!
Vicky 26/01/2021minha estante
perfeita!!!

João 27/10/2020

Nariz torcido, queixo caído, coração dominado!
Sempre ouvi falar sobre Tolkien e sua grandiosidade, porém, imaginava que o Hobbit seria somente mais uma leitura na minha estante. Pensei que seria uma leitura difícil, antiga e sem poder de me prender. Hoje sei porque Tolkien inspira novos leitores e autores até os dias de hoje. Leitura fácil, história envolvente, personagens inesquecíveis, e o mais incrível de tudo: com apenas algumas viradas de páginas eu conheci a famosa e inesquecível Terra Média. Estou muito feliz por mesmo que tarde ter conhecido essa excelente obra. Mal vejo a hora de retornar a Terra Média novamente!

Maria 08/09/2022

Muito bom! porém...
Eu amei a história, realmente muito boa e envolvente. Mas creio que ter assistido a trilogia de filmes me deixou que a expectativa bem alta. O livro faz jus, obviamente. Mas em um embate entre o livro e os filmes, eu verdadeiramente gosto mais dos filmes.

O livro tem capítulos fantásticos (como o 5, por exemplo) e passagens ótimas. Mas tem que ser lido com calma e prestando atenção.

Simplesmente muito bom!
Thay262 05/10/2022minha estante
O lado bom do livro é que ele é "centrado no Bilbo", e o lado ruim é que ele "é centrado no Bilbo". Kkkk
Como o Sr. Bolseiro é meu personagem favorito não ligo, mas se há uma coisa que gosto nos filmes é que eles abriram margem pra explorar as tramas dos outros personagens.

A trilogia deixou a desejar nuns pontos (duração e CGI), mas em questão de explorar os personagens coadjuvantes e as tramas paralelas que os livros não abordam muito (vulgo Dol Guldur, que é citado em UMA linha nesse livro, e os apêndices em SdA e os trechos de Contos Inacabados não foram nem próximos de sanar TODA minha curiosidade sobre esse lugar) achei bem legal que no filme eles mostraram mais (em si a Trilogia foi uma adaptação junto com um compilado de "Fillers" alguns bons e que encaixavam perfeitamente na trama e outros ruins e sem sentido com a trama, onde o filme peca quando exagera). Mas em geral gosto de admirar o figurino, os atores, a atuação, os cenários, fotografia e trilha sonora ao invés de "só criticar" porque "foi diferente do livro".

E ver comentários como o seu de elogios A Trilogia sempre me deixa feliz pq todos os meus amigos que curtem Tolkien só abrem a boca pra criticar esses filmes e acho um porre!! Kkk

rapha14 19/03/2023

É MUITO divertido de ler. As pessoas falam do universo de Senhor dos Anéis de uma forma, que eu fiquei muito surpresa com o quanto eu me diverti lendo. A narração é incrível, as aventuras são muito entretentes e o que falar dos personagens? Amei demais esse livro, quando tava perto do final fui ficando triste porque a história iria terminar. Simplesmente perfeito.

sentilivros 04/02/2021

resenha de O Hobbit
Já tinha o livro há 1 ano e 6 meses, mas sempre enrolava para lê-lo. Li os 3 livros de O Senhor dos Anéis no computador,porém quando vi uma promoção dos 3 livros + O Hobbit + O Silmarillion, não agüentei e comprei *-* (coisas de uma bookaholic).
Como disse, sempre tive vontade de ler o livro, mas por medo da leitura “complicada de O Senhor dos Anéis acabava adiando. Não me entendam mal, eu amo o livro. Entretanto, convenhamos, é sim uma leitura cansativa. Mas, não tive como fugir. O filme estava para ser lançado e eu queria muito lê-lo antes de assisti-lo. Foi aí que fui procurar mais informações sobre o livro e descobri que ele é considerado Infanto-juvenil. Fiquei mais tranqüila, afinal a leitura é mais ligth.
Bem, acredito que todo mundo já saiba que O Hobbit é um prólogo para O Senhor dos Anéis, mas como havia lido este antes, acabei revisitando a Terra Média através de O Hobbit . E como ela é bonita! Tá certo que em O Hobbit ela não é tão bem escrita como na trilogia , mas vê-la novamente nas tê-las, foi ainda melhor.
Confesso, acabei indo assistir o filme antes mesmo de chegar a metade do livro, na verdade, antes mesmo de chegar na parte onde o filme termina. Porém, isso não foi um problema, somente me instigou ainda mais a leitura *-*.

O livro conta a aventura de um Hobbit (povo pacífico em que aventura é uma ofensa) que decidiu se aventurar numa viagem com 13 anões e um mago. Bilbo Bolseiro do Condado, da Villa dos Hobbits, parte com seus companheiros para retomarem o seu lar. Uma montanha tomada pelo dragão Smaug.
Nessa viagem eles encontrarão muitos perigos, conhecerão novos amigos e descobrirão que Bilbo, apesar de não ter habilidades nem como ladrão (como foi pressupostamente dito a eles), nem como espadachim. Tem muita esperteza e assim os ajudará a sair de muitas enrascadas. Mesmo que, às vezes, ele mesmo os coloque nelas.
É aqui também que o anel de poder de Sauron “começa a despertar em busca de seu dono.
Uma das primeiras paradas dessa viagem se dá em Valfenda. Aqui conhecemos, ou melhor, revisitamos a casa dos elfos . A primeira casa amiga da longa viagem. Mas por que eu estou falando dela na resenha? Simples, eu amo os elfos, principalmente Elronde, Arwen e Legolas. E, no filme, Valfenda (seu lar) é ainda mais bonita. As cachoeiras então... “

"...É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar...”
Gollum faz sua aparição, mas é “rápida”. Tipo uma ligação ente as histórias d’O Hobbit e de O Senhor dos Anéis. Aqui, para se livrar de apuros, joga adivinhas com Gollum e é um momento tão divertido no livro quanto no filme.
Eles passam por muitas coisas. Escapam de Trolls, Orcs e Wargs para vivarem “comida” de aranha, prisioneiros de elfos até chegarem ao dragão e ainda assim essa não será sua última batalha. Bem, vou para por aqui antes de revelar-lhes mais.
Adorei e super recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/03/o-hobbit-j-r-r-tolkien.html

Lari 20/05/2021

O hobbit
Nem parece que um ser tão pequenino vá enfrentar aventuras tão grandes! No começo achei que não ia gostar do Livro, mas conforme fui lendo fiquei tão encantada com os personagens, enfim super recomendo esse livro!

Ernesto.vini 14/01/2024

Empolgante
Realmente Tolkien sabe como escrever uma boa história, acompanhar a aventura de Bilbo e os anãos foi excelente, apesar de demorar bastante para finaliza-lo, pois, a escrita dele é bem detalhada e às vezes um pouco arrastada, não prejudica em nada, sendo assim um dos melhores livros de fantasia que já li.

Roberto329 31/08/2023

Livro para entrar no mundo do Senhor dos anéis.

Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, um Hobbit pacato e satisfeito cuja vida vira de cabeça para baixo quando ele se junta ao mago Gandalf e a treze anões em sua jornada para reaver um tesouro roubado.

Tamiris 05/09/2020

Eu li O Hobbit pela primeira vez em 2014, durante uma época tão louca da minha vida que eu lembro muito pouco dos muitos livros que li. Por isso, a releitura foi uma experiência e tanto. Eu sabia de algumas coisas que aconteceriam, mas não lembrava como chegariam a esse ponto. Outras coisas eu só lembrava quando já estava lendo. A memória é uma coisa estranha, e reler um livro depois de muito tempo é como conhecer uma história totalmente diferente. Me pergunto qual vai ser a sensação se eu ler mais uma vez, no futuro.

Isabelle L. C. 01/09/2023

É a primeira obra do Tolkien que eu leio, e posso dizer que, apesar de ter gostado muito, não tenho certeza se é o tipo de leitura que me prende. A escrita dele é incrível, porém eu tenho um sério problema com narrações em terceira pessoa. Lembro que tentei ler ?O Hobbit? pela primeira vez quando eu tinha quinze anos, e abandonei logo nas primeiras páginas por conta dessa minha preferência por histórias em primeira pessoa.

Quanto aos personagens, Gandalf foi o que mais me cativou, pela sua sabedoria. A forma de lidar com as situações e empecilhos são criativas e eficientes. Ao meu ver, o Bilbo do final do livro se assemelhou muito a ele.

O enredo é muito bem estruturado na Jornada do Heroi, e apesar de não ter sido uma leitura que me prendeu de fato, a história é extremamente criativa, recomendo a todos que gostem de livros de fantasia. Agora, o próximo passo é assistir à adaptação do cinema. Espero que eu goste!