Funções da Linguagem

Funções da Linguagem Samira Chalhub

Resenhas - Funções da Linguagem

Talles Azigon 05/01/2018

Jakabson revisitado
Livro curto da série primeiros passos, onde a autora Samira Chalhub faz um resumo, uma espécie de aula revisional, sobre as funções da linguagem proposta do Roman Jakobson. Inicialmente Jakobson baseou sua teoria na revisitação e ampliação da teoria de Karl Bühler, que explicava que existia três fatores que compunha uma comunicação, destinador, destinatário, e contexto.

Ao atualizar a Teoria de Bëhler, Jakobson também propõe que a linguagem pode ser definida em funções de acordo com a ênfase dada, se na mensagem, no emissor, no receptor, no contexto ou no canal.

Samira vai explicando cada uma dessas funções, e desacortina em sua pequena aula um fator importante que muitas vezes nos foge na escola, é difícil se ater em apenas uma função, a linguagem é dinâmica, logo nos é útil estudar essas funções não para simples catalogação, mas pela importância desenvolvermos mais consciência no uso que fazemos de nossa linguagem.

Fatalmente, por ser tão rico, tão instigante, lúdico e prazeroso, a autora acaba se atendo por mais tempo nas duas funções mais, por assim dizer, literárias, das quais Jakobson destacou, a poética e a metalinguística.

Um livro interessante para todas e todos apaixonados pela língua e pela linguagem, pois nos lança subsídios para pensarmos mais sobre a própria.

evelyn 16/11/2021

Sinceramente não recomendo a ninguém. Leitura muito complexa, cheia de termos técnicos, acredito que é uma leitura que deve ser feita com bastante conhecimento prévio, o que eu não tinha.
Além disso não me interesso pela temática, mas era uma leitura essencial de uma disciplina.