#12mesesdepoe

#12mesesdepoe Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe

Tori.Estelar 28/02/2024

Meu primeiro contato com os contos de Poe e...
...achei estranhamente fascinante.

Esta edição trás os contos Ligeia, A carta roubada, O barril de amontilhado, Berenice, A queda da Casa de Usher, O escaravelho de ouro, William Wilson, O retrato ovalado e O homem da multidão, além de um estudo crítico. Meus favoritos foram A carta roubada e A queda da Casa de Usher.

Também deve-se levar em consideração que a edição é antiga, portanto a tradução e interpretação não é a mais adequada. Também há citações em francês sem traduzir e a diagramação é um horror a parte, tão pequena e grudada que quase se necessita uma lupa para ler.

p_tavares 15/01/2024

Agora entendo porque tanto se fala de Poe
A experiência de cada um dos contos, tão diferentes entre si, foi uma surpresa positiva para mim. Ligeia me trouxe uma lembrança de Jorge Amado, da personagem que anseia e chama pela pessoa amada que faleceu, até que essa pessoa volte, no caso do conto de Poe essa volta é desgraçada, amaldiçoada e aí está a beleza do conto, ela vem da estranheza, do assombro. William Wilson foi o conto que mais mudou as engrenagens do meu cérebro, o protagonista assombrado por si mesmo, por sua consciência, que o persegue e o humilha diante de suas atitudes, em alguns momentos, mesmo intenções, moralmente questionáveis, ilustra a dualidade humana, a morte de nossa consciência e da parte de nós que questiona nossas atitudes é sim suicídio, como é apontado pelo autor. O conto Escaravelho de Ouro, seus mistérios e enigmas me impediram de tirar os olhos do livro até que chegasse ao fim do conto, é intrigante do início ao fim. Por fim, todos os contos são impressionantes à sua maneira, com certeza lerei novamente.

Braguinha 13/06/2014

Fraco
Contos de terror e suspense que beiram o surrealismo. Sinceramente, um clássico somente pelo autor ser norte-americano. Se fora um brasileiro, nem seria lembrado.