O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

Yasmin 28/05/2024

Verdades eternas para ler com toda a família!
A história narra a vida de um homem (Cristão) que toma consciência do seu estado de perdição após a leitura de um livro e deixa a sua família e a sua cidade natal rumo à Cidade Celestial.

Pelo meio do caminho, o homem encontra inúmeros peregrinos que não persistem na trilha de altos e baixos: seja pela ganância de seus corações, pela crença em seus próprios feitios ou pelo apego aos seus pecados. Contudo, há dois companheiros de viagem que chegam ao destino final: Fiel e Esperançoso.

Lançada em 1678, a obra representa personas e situações reais de qualquer cristão: a perseguição, o medo da morte, o desespero e períodos de descanso e vigor.

Esta é uma narrativa para ler com toda a família (recomendo para crianças 10+) e relembrar as alegrias e as dores da caminhada cristã nesta terra, cujo alvo é apenas um: encontrar o nosso Amado no céu.

A leitura é fluída e emocionante, repleta de referências bíblicas e argumentos bem fundamentados sobre tópicos essenciais do cristianismo - como a salvação pela Graça e Fé.

Nesta edição, a alegoria é contida em 219 páginas e não é divida em capítulos. Neste ponto, as belas imagens ajudam a definir as pequenas pausas do texto.

Instagram: @yasminas.o

Chrys 28/05/2024

Um clássico cristão!
Um livro que retrata a caminhada de alguém que segue a Cristo.
Achei muito bom, esse livro me fez sair da ressaca!!! ??
Não entendi algumas coisas, fiquei confusa em alguns momentos, acabei criando uma teoria meio louca mas é melhor guardar só pra mim kksksksk
Não sei muito o que falar sobre!
Recomendo tanto para você que é cristão, quanto pra quem não é!

Me_Vivih 27/05/2024

Uma Obra Prima da Literatura Internacional
Eu já havia lido esta obra em ebook, e quando fui à feira do livro não pude resistir a comprar. A experiência de leitura em suas diversas formas (livro físico, ebook, áudiobook etc) te dá impressões diferentes de uma mesma obra, que foi o que eu busquei. Este livro é uma relíquia da literatura e uma visão simplesmente fantástica da caminhada cristã, que conseguiu traduzir ao mundo coisas antes impalpáveis.

Julia 23/05/2024

Meu livro cristão favorito?
Esse livro é simplesmente lindo e fantástico do início ao fim. Que gostoso ler, é uma leitura super fluída merece mais que 5 estrelas

Lucas Mart1m 20/05/2024

A vida como uma grande jornada
Realmente grandioso, esse livro lida tão bem com a vida cristã que dá a sensação de uma conversa íntima com um irmão mais experiente na fé. Assim que termina se tem vontade de reler para compreender melhor tudo que o autor quis dizer e que possa ter perdido.

Entretanto, o principal é que é completamente fundamentado na Bíblia, que demonstra a dedicação do autor, e ao ver sua biografia podemos ver o poder e a vontade de Deus na vida dele.

O livro lida de forma metafórica e alegórica com o caminho comum de um cristão, obstáculos que a maioria passou ou passará, dificuldades, medos e desânimo, e também existe há comunhão com os irmãos e a graça infinita de Deus em todo o caminho. Diria que é quase uma leitura obrigatória para um cristão pelo papel de identificação.

Além disso, como literatura se firma muito bem, tantas passagens são bem vívidas (se Deus tivesse me dado o dom artístico, com certeza pintaria), além da narrativa cheia de detalhes. Causa uma mistura de sentimentos, constrange onde temos falhado e também nos anima para onde devemos seguir.

Também, muito importante é as notas de rodapé, não é tão fácil entender o que se quer dizer então uma segunda leitura pelas notas muda a nossa visão, por isso vale como lendo dois livros.

Ademais, vou recomendar esse livro para quantos puder (a perspectiva cristã é bem necessária, mas pode ser proveitoso como evangelismo?) também irei reler, ao amadurecer posso ver de outras formas e entender melhor o que me deixou mais confuso, por isso vou comparar com as minhas anotações atuais.

Enfim, se puder leia. Se tiver crianças leia a versão infantil (bem fofa). Não é à toa o tamanho da influência do autor e sua obra.

Israel Vitor 18/05/2024

Apocalipse 5:13
O livro trata dos perigos da caminhada cristã que nós temos, os desvios do caminho, o sono da negligência e os pecados que fazemos. Mas, ele nos diz que o Senhor sempre estará pronto para nos perdoar de todo pecado e injustiça e que um dia irá nos receber com grande alegria e amor.

Tay 17/05/2024

Emocionante
Uma obra que fala aos nossos corações.
Acho que todo cristão deveria ler, pois fortalece nossa fé e nos mostra que o céu é o nosso alvo.

Aninha 15/05/2024

Livro incrível
Esse livro é fenomenal, apesar de ter sido escrito no século XV, a leitura dele é bem fluida.

Ele retrata a caminhada cristã, e traz isso com perfeição, pois mostra desde o momento que Cristão, que somos nós, toma consciência de seus pecados, até a chegada dele à Cidade Celestial.

E essa peregrinação não é fácil, do mesmo jeito a vida em Cristo, pois as dificuldades surgem em todo tempo, e isso nos ajuda a moldar o nosso caráter n?Ele, sem desvios.
Porém, Cristão(como nós), continuava a ser pecador, pois sua natureza ainda era inclinada ao mal, e em diversos momentos acabava caindo no pecado, seja buscando um caminho mais fácil, ou ouvindo alguém que desejava o mal, contudo, o que mais me impactou foi que, apesar de tudo isso, o Senhor ainda dava meios para que ele voltasse aos Seus caminhos, e é assim conosco, pois Ele não nos abandona, apesar de nós.

Enfim, recomendo o livro para todo cristão, e para quem tem curiosidade sobre a caminhada cristã, pois esse livro revela isso.
Tcharles.Amarante 15/05/2024minha estante
Estou com esse na minha lista de leituras pra esse ano, sua resenha ajudou bastante a crescer mais o interesse nessa obra.

Henrique609 13/05/2024

Dizem que esse livro já foi o segundo livro mais lido do mundo, ficando atrás apenas da bíblia.

A história é muito boa. Narra a caminhada de Cristão para o céu, mostrando os perigos do caminho e como devemos evita-los.

A ideia do livro é traçar um paralelo com a nossa caminhada. O autor faz isso com uma linguagem simples, acessível e fluída.

Isa 10/05/2024

O PEREGRINO
"Portanto, são como o réu diante do juiz, que treme de medo e parece se arrepender do fundo do coração; mas a raiz de seu sentimento é o medo do castigo, não o repúdio ao crime evidente que cometera. Tenha este homem a liberdade e continuará a ser um ladrão, um trapaceiro. Quando o poder da culpa se vai, o motivo que os levara à religião cessa. Pelo que naturalmente retornam aos antigos hábitos."
(164-165)

Rafaella 10/05/2024

NÃO ME PRENDEU!
O conteúdo deste livro é repleto de pérolas, porém a linguagem figurativa não me prendeu!

Sinto que eu criei uma grande expectativa neste conteúdo, pois sempre é citado como o livro mais lido do mundo após a Bíblia, mas ao ler (e eu já li há muitos anos outra versão) não senti que estava me prendendo, não conseguia se manter interessante, ou empolgante na maior parte do tempo.

O autor é sensacional e tem sacadas incríveis, mas EU particularmente não me senti atraída pela linguagem utilizada!
asisoynara 17/05/2024minha estante
Estou lendo e me sinto da mesma forma!

Khryka 08/05/2024

Uma linda alegoria, extraia a essência!
Um clássico cristão! Pensa em um livro, curto, mas com grandes reflexões!!!
É a segunda vez que o leio, mas o sentimento foi ainda melhor que dá primeira vez, era muito mais nova, então pouco compreendi. Mas que bom que o li novamente...??
Uma linda alegoria, com analogias muitos boas.
E como o próprio John Bunyan deixou:
"Extraia a essência, esprema o suco e seja Fiel"

Fabiane142 04/05/2024

O peregrino
Simplesmente maravilhoso!!
O livro fala sobre o caminho que o cristão precisa enfrentar pra chegar a Cidade celestial.
O melhor de tudo é que ele faz comparações como se os sentimentos, personalidades e desafios que enfrentamos no dia a dia, fossem pessoas ou lugares. Com isso, fica muito mais fácil associar a história que está sendo contada, com a nossa vida e nossas atitudes.

Alguns dos personagens são: amor-ao-dinheiro, bajulação, caridade, ignorância, esperançoso, fiel... Entre vários outros que estão relacionados com a nossa vida cristã que podem ajudar ou atrapalhar a nossa fé.

O texto foi traduzido para uma linguagem mais atual, mas mesmo assim a leitura não é fluida... Afinal, eles manteram a fidelidade ao texto original. Isso não atrapalha a leitura, mas em algumas partes precisamos prestar mais atenção pra não perder os ensinamentos.

Super recomendo, principalmente pra você que está se desviando ou desanimando do caminho. Fique firme, as aflições que você está passando não significam que Deus te abandonou, mas é um teste pra saber se você vai se lembrar da bondade que já recebeu confiando nele nos momentos de angústia.
Isabelle333 04/05/2024minha estante
Li esse livro ano passado, simplesmente perfeito. Quando criança, assisti diversas vezes o filme, porém só consegui compreender a história e o peso espiritual dela mesmo quando li o livro. Perfeita obra de John Bunyan!

Fabiane142 04/05/2024minha estante
Que legal, não sabia que existia o filme. Já vou correndo assistir. ??

WillVerd 03/05/2024

Um clássico
John Bunyan conseguiu transformar o evangelho criando uma releitura fantástica, cheia de aventuras e muito bem ilustrada em palavras. Traz ensinamentos maravilhosos pra vida cristã. Vale muito a pena.

Davi.Wendt 02/05/2024

O Peregrino
Grande perfume em pequeno frasco.

A narrativa da vida de qualquer cristão. Desde o nascimento, até a glória.