Lobo de Rua

Jana P. Bianchi

Resenhas - Lobo de Rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Inês Montenegro 15/06/2019

"Apesar de não indicado na sinopse, a própria obra assume-se como um prólogo de algo maior, servindo de introdução ao universo criado, o que se nota pela estrutura do enredo, bem como por algumas indicações em relação a determinadas personagens. Trata-se de uma noveleta de fantasia urbana, onde se encontra uma crítica subtil, mas firme, à sociedade e ao modo como alguém (pessoa ou animal) “de rua” é tratado. Cada capítulo inicia-se com o trecho de um tratado fictício sobre licantropia, no qual vão sendo dadas informações “científicas” e “históricas” sobre a espécie ao leitor, transmitindo deste modo um conhecimento necessário, e que de outra maneira se poderia tornar maçudo. (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2019/06/15/lobo-de-rua-jana-p-bianchi/

Brena 11/05/2019

Lobisomens, sofrimento, mitologia, fantasia.
Peguei esse ebook esperando ler mais uma aventura sombria e cheia de ação sobre lobisomens, porém me deparei com uma trama introspectiva, que fala de sofrimento e compaixão. E isso foi ótimo. Quando chegou a ação da trama, já estava completamente envolvida na árdua vida de Raul e Tito. A Jana economiza nas palavras e torna a leitura fluída e mais rica e original que muitos calhamaços por aí. A história, além de apresentar uma nova mitologia sobre os licantropos, também serve para introduzir a Galeria Creta, a qual tem um potencial enorme de desenvolvimento para várias fantasias.

“Mordida não é coisa de lobisomem. Não, não, é frouxo demais, sensual demais. Morder para se multiplicar é coisa dos malditos chupadores de sangue, dramáticos e metafóricos como são.”

site: https://cronicasfantasticas.com/category/folheando/

Ana Carol 20/04/2019

Eu não estava preparada...
Mesmo sendo um livro de ficção mergulhado na fantasia, a narrativa é completamente verossímil em vários aspectos: é tão detalhada, crua e brutal quanto humana, sensível e cheia de realidade. Desde o início da leitura se percebe o tom da história e o leitor se prepara para o inevitável: mas quando acontece, mesmo assim não estávamos nadica de nada preparados, pois somos surpreendidos pelo peso desta história aparentemente despretensiosa.

Mari 28/02/2019

Licantopria em terras tupiniquins
Imagine sentir seu corpo se transformando, seus ossos se quebrando para assumir uma nova forma. Imagine seus dentes crescendo a ponto de parecerem não caber em sua boca, imagine suas unhas se transformando em garras... e o mais aterrorizante: Você não tem a menor ideia do que está acontecendo. Apenas sente que algo animalesco está tomando conta do seu corpo e sua mente começa a perder o controle de suas ações. De repente, você não sabe em que se transformou, mas sente uma fome que nunca sentiu... Assim são as primeiras páginas da história que indico para vocês hoje!

Lobo de Rua, da @janapbianchi , nos apresenta um jovem morador de rua, invisível e com a vida miserável como tantos outros, mas em meio a sua já difícil vida, Raul acaba sendo contaminado com a licantropia, tornando-se um lobisomem, um lobo de rua. As vésperas de sua segunda transformação, Tito, um imigrante italiano, também lupino, se compadece da situação do rapaz e decide acolhe-lo e quem sabe aliviar a chegada da lua. Carregando a maldição no corpo a mais de cem anos, ele já conhece cada detalhe da sua transformação e conhece a Galeria Creta, um lugar seguro para que os lobos passem a sua transformação sem machucar ninguém... Se você puder pagar o preço é claro.

Para resenha completa: https://marilirafox.wixsite.com/cafecomacucar/blog/lobo-de-rua-jana-bianchi

site: https://marilirafox.wixsite.com/cafecomacucar/blog/lobo-de-rua-jana-bianchi

Wes 07/02/2019

Só queria ir alí, no bar do minotauro
Me senti um pouco perdido no começo e a São Paulo dos lobisomens foram bem leais de ser exploradas, mas pessoalmente não gostei muito. Foi tudo muito introspectivo e a ação chegou só no final bem quando acaba o livro.

Lucas Furlan | @valeugutenberg 21/01/2019

Resenha | Lobo de rua, de Jana P. Bianchi
Esqueça os lobisomens americanos que passeiam por Londres ou Paris. A novela "Lobo de rua" da escritora Jana P. Bianchi, narra, com muita originalidade, a história de um lobisomem brasileiro que vive em São Paulo.

***Raul, o lobo de rua***

O lobo do título é Raul, um jovem miserável que mora nas ruas da capital paulista. Sem saber como ou por quê, ele começa a se transformar em lobisomem nas noites de lua cheia, num processo doloroso, violento e traumático. Numa de suas transformações, ele é encontrado por Tito Agnelli, um italiano que há décadas é vítima da mesma maldição.

Tito assume a responsabilidade de ensinar ao rapaz os mistérios da licantropia e as melhores formas de suportar seu destino.

***Fantasia e crítica social***

A escrita de Jana P. Bianchi (que também é editora da revista virtual Mafagafo) é muito envolvente. "Lobo de rua" é um texto curto, mas a autora conseguiu desenvolver nele uma nova mitologia para seus lobisomens: a forma de contaminação, o tempo de vida, a organização das alcateias, as habilidades especiais, etc. E essas novas ideias são muito interessantes!

Na novela também há espaço para crítica social. Por não ter instrução, Raul tem dificuldade para entender sua situação. A vida nas ruas fez dele um rapaz cheio de dor e medo e essa característica se acentua a cada nova transformação:

"Enfim, afundou ainda mais no lixo fedorento e começou a chorar. Queria ficar bem quieto, sumir, dormir e nunca mais acordar. Mas a vida insistiu em passar. Em um mês, a lua impiedosa minguou, nasceu, cresceu e voltou a sorrir prateada e quase toda cheia no céu nublado do verão."

***A Galeria Creta***

À medida que a leitura avança, novos elementos vão aparecendo, ou apenas sendo citados, na trama: caçadores de lobisomens, ciganas, minotauros, um rapaz cético chamado Téo e um local misterioso, a Galeria Creta. É lá que uma reviravolta acontece na trama de Raul.

Mas daí o livro acaba.

Confesso que num primeiro momento fiquei frustrado. Não pela leitura ter sido ruim, muito pelo contrário, mas porque eu queria saber mais.

Foi só então que descobri que "Lobo de rua" é justamente uma introdução ao universo da Galeria Creta, que será ampliado em outras histórias de Jana P. Bianchi. Isso não é segredo pra ninguém, eu que estava mal informado…

Fiquei animado com a notícia. O universo criado pela autora tem tudo para render várias outras narrativas e eu já estou com vontade de lê-las. Aliás, é difícil não ter esse sentimento ao finalizar "Lobo de rua".

Se você gosta de fantasia urbana, ou se quer conhecer melhor esse gênero, a novela de Jana P. Bianchi é uma ótima pedida!

site: https://valeugutenberg.wordpress.com/

@bardoriano 26/12/2018

Sensacional!
Raul é um morador de rua, como se não bastasse a desgraça de viver uma vida miserável e sofrida, contrai a maldição da licantropia. Sozinho e sem saber o que está acontecendo, se torna um lobo de rua.

Tito é um velho lobo solitário, já passou por tudo que Raul está passando, já viu e viveu muita coisa. Não ia ajudar o garoto, mas um simples gesto que viu o fez mudar de ideia.

Então Tito resolve ajudar esse pobre garoto, o acolhendo na alcateia de São Paulo que está extinta por falta de Lobisomens, e que pode acabar atraindo algum caçador.

Irá levá-lo para a Galeria Creta, um lugar seguro para ele e outros dos seus passarem a lua cheia. Tito conhece bem sua maldição, durante a viagem passará todo conhecimento para Raul, que só fica mais pasmo a cada descoberta.

E enquanto as horas passam, os efeitos da maldição vão piorando, até o momento que a transformação chegará.

OPINIÃO

Começo perguntando: Que obra magnífica é essa Brasil? Sabe aquele livro que surpreende pra caramba? Esse é um, e ainda mais quando descobri que era nacional.

Pensei que seria mais um daqueles sem novidades, o de sempre. Mas meu bem, as novas atualizações de originalidades foram atualizadas. Uma fantasia urbana incrível. Adorei a teoria da licantropia, nunca tinha visto.

A Jana simplesmente ahazou no enredo, juntou uma criatura mitológica, com o realismo de um morador de rua e fodeu nosso psicólogico, sofrimento em dose dupla. Você se envolve demais com tudo, sente cada dor e aflição dos personagens.

Esses que são incríveis e bem construídos, poucos, mas a mulher faz você se encantar com todos. Verossímeis demais. Escrita então, impecável. No começo de cada capítulo, tem um texto explicando coisas sobre licantropia, ficou excelente.

Não tem ação, mas uma narrativa triste, alegre, dolorosa e tocante. Em cento e poucas páginas, Jana faz o que um camalhaço muitas vezes não faz, abala fortemente seu psicólogico.

É daqueles que você deseja que todos leiam, que deixa o gosto desesperado por mais. Como eu não conheci esse livro/autora antes. Me deixou com tantas perguntas e um buraco no coração.

Indico fortemente e sem medo nenhum. Sensacional! Virei fã.

#resenhamaníaca

Lara 05/12/2018

A escrita da Jana, mais uma vez, não decepciona nenhum pouco. Aliás, ela parece se moldar certinho à cada situação: é tocante, às vezes leve, outras quase nos faz chorar. A história segue um ritmo bom que não te deixa entediado, ao mesmo tempo que te informa sobre o mundo da Galeria.
Os trechos que antecediam os capítulos nos forneciam mais um pedacinho de informação sobre os lupinos, enquanto dava uma breve dica do que estaria prestes a ser mostrado.
O único defeito foi que achei o passado de Raul pouco explorado; apesar de sabermos de seu sofrimento e imaginarmos o que ele passou, fica tudo mais nessa base da imaginação. Eu adoraria saber mais um pouco do que o levou ali, fosse através de um pouco mais de narração sobre o assunto ou durante a conexão de mentes entre Tito e Raul. Por causa dessa ausência de background, acabei o livro sentindo que o personagem principal era Tito, que conhecemos mais, que nos identificamos mais, não o protagonista que dá o nome à obra.
Outra coisa que me incomodou um pouquinho foi a narração de Téo, que me pareceu pouco necessária na hora, já que foi superficial e serviu apenas para explicar os trabalhos da cigana. Entretanto, penso agora que foi uma forma inteligente de balancear a tensão do livro (já que Téo ainda não tem problemas de transformação e, por isso, sua narração é mais leve) e de introduzir o personagem no universo, coisa que eu só entendi mais para frente.
Preciso urgentemente ler mais coisas nesse universo, e mais coisas da Jana no geral, porque essa mulher escreve maravilhosamente bem, dando um toque único e cheio de criatividade às suas histórias. Livro recomendadíssimo: uma história curta que te cativa, te prende e te faz devorá-la em poucas horas.

Israel SPin 12/11/2018

Um Lobisomem Italiano em São Paulo
Esse é um dos casos de conhecer a autora antes da obra. Além de escritora, Jana Bianchi é uma das responsáveis pelo podcast Curta Ficção e foi assim que soube de seu livro. Não sabia muitos detalhes de Lobo de Rua até começar a ler. Foi fácil ver a outra São Paulo mostrada pelos olhos e palavras de Jana. Facilmente me senti imerso nesse submundo sombrio e violento onde um recém-criado Lobisomem lida com a sua maldição: tanto a de ser um menino de rua quanto a de se transformar em uma fera uma vez ao mês e causar mortes brutais fora de seu controle. Ele, Raul, acaba por ser acolhido por um Lobisomem mais velho, Tito, que o toma como um jovem aprendiz, ou um filho adotado, para orientá-lo, aconselhá-lo e tentar, talvez, tornar sua condição irreversível em uma maldição tolerável. É uma leitura curta e rápida que concluí em pequenos períodos de leitura durante três dias e entendi que se trata de uma parte de algo maior. Tenho fé que a bela história de Jana, onde há empatia e amor mesmo em um mundo brutal e sombrio, deve continuar a ser contada e aguardo novidades com muito interesse. Se você é fã do gênero terror e aprecia os lobisomens, esse é o livro nacional que melhor se sai no tema e digo isso com orgulho da escritora e da história que escreveu.

André 07/11/2018

É uma história curta (e muito bem escrita), porém intensa, na qual a uma triste realidade da sociedade é retratada em uma fantasia que mistura elementos "clássicos" ao cenário urbano atual que, entretanto, pode ser considerado atemporal.

O gancho para a tal Galeria de Creta é algo que eu espero que a autora aproveite logo... Fico ansioso para conhecer mais os mundos novos que são criados a cada obra.

Carol 03/10/2018

Fantasia Nacional
Lobo de Rua é uma fantasia urbana nacional e só posso dizer que gostei pra caramba.

Não sou uma leitura habitual do gênero, mas tenho feito um esforço para ler mais autores nacionais e histórias mais leves, com um pezinho no fantástico.

Raul é um menino de rua que perambula por São Paulo, capital. À fome e à insegurança de sua própria condição, adicione descobrir-se um lobisomem. E sem mordida de um! Sim, pois o mais bacana desse universo criado pela Jana P. Bianchi é a recriação do mito dos licantropos.

Cada capítulo é iniciado com uma citação da obra fictícia "Novus codex versiopelius", artigo científico acerca dos hábitos dos lobisomens. Um outro guia desse universo e, pra mim, o melhor personagem do livro, é Tito Agnelli, um lobisomem italiano, que auxiliará Raul durante a jornada.

Um livro curtinho, bem escrito e que deixa um gostinho de quero mais. Pelo que pude ver, pesquisando sobre a autora, Lobo de Rua funciona como introdução ao universo fantástico que será melhor abordado em próximos livros.

Bem, espero que a autora dê continuidade à história da Galeria Creta. É certo que irei acompanhar.

zoni 16/09/2018

Fantasia nacional em alto nível.
Lobo de Rua tem uma prosa leve e divertida, bem humorada em alguns momentos e totalmente sombria e dolorosa em outros, o que nos deixa naquela montanha russa de sensações deliciosa, nos fazendo querer mais e mais em cada página lida. E o fator principal da história, é que fica impossível não notar a maestria na escrita de Jana, quando ela conduz, amarra e cria uma introdução espetacular para um universo urbano já conhecido por nós moradores da cidade, mas totalmente desconhecido ao mesmo tempo.

Não encontrei problemas na narrativa de Jana, que me ganhou logo nas primeiras páginas, ela nos dá uma história rápida, uma escrita fluida e ideias inteligentes e interessantes no meio de uma trama bem elaborada, que vai aos poucos ampliando o universo apresentado pela autora. Os personagens são bem construídos, num trabalho incrivelmente bem feito a autora transformou seus personagens em humanos reais, com motivações críveis e sinceras. E pra completar a roda de elogios preciso enaltecer a forma como Jana resolveu abordar a licantropia de uma forma muito original.

É uma fantasia nacional em belíssimo nível, não vejo a hora de poder embarcar em mais histórias da Galeria Creta.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Queria Estar Lendo 20/06/2018

Resenha: Lobo de Rua
Lobo de Rua é uma novella do universo Galeria Creta, da autora Jana P. Bianchi. Enquanto o livro está sendo produzido, essa curta história nos dá uma introdução à fantasia urbana que vai compor o mundo da autora; e é um começo bastante impactante.

Na história, Raul vive uma vida difícil, morando nas ruas, sobrevivendo à própria sorte, e tudo fica ainda mais complicado quando ele se descobre um lobisomem. A licantropia e sua origem são o pano de fundo para a trama que acompanha esse garoto aterrorizado pela nova realidade; a ajuda aparece de repente, na forma de outro licantrope chamado Tito. Ele se oferece para guiar Raul nessa nova vida, ciente dos pesadelos que o jovem está para enfrentar. Ciente, também, de que existe uma maneira de conviver com essa maldição.

"Raul era coadjuvante, sua vontade não importava. Era o monstro quem estava no comando daquele corpo, e ele só queria comer."

A narrativa da Jana te fisga logo de cara. É uma história rápida, com uma escrita bem fluida e ideias bastante originais. Fantasia urbana é um dos subgêneros da Fantasia que mais me agradam, então encontrar uma trama como essas, com personagens carismáticos e um cenário tenebroso e familiar que é a grande São Paulo, foi um pote de ouro.

Através dos tons sombrios da maldição da lua, a autora nos mostra que a vida de Raul já era um grande tormento antes de ganhar esse adicional perturbador. As ruas e a incerteza e a solidão, principalmente, são os maiores demônios do garoto. Some isso a ser dilacerado pelas luas cheias, obrigado a se transformar em uma fera sedenta por sangue e carne, e dá para ter uma ideia do que o pobrezinho enfrenta no passar da história.

Com Tito, no entanto, Raul encontra gentileza e uma presença atenciosa muito bem-vindas nesse período de transformações; ele não é só um garoto abandonado, afinal. Existe uma doença, uma maldição que fazem dele um risco para todos que cruzarem seu caminho - e, sem saber controlar, sem sequer saber o que esperar da licantropia, Raul precisa de orientação.

"A maldição do lobisomem era desgraçada, mas o menino já parecia viver sua própria maldição."

Eu gostei bastante das interações entre os dois. O laço empático se forma logo no início porque Tito sabe pelo que o rapaz está passando; ele viveu o suficiente para entender. Mas existe uma melancolia e alguma coisa diferente em Raul que impelem Tito a olhar por ele. A não dar as costas como faria em qualquer outra situação. Um pai cuidando de um filho, um irmão mais velho de um mais novo. São interações bonitas, emocionantes. E o final é de partir seu coração.

A aura macabra e sombria da trama combina com o universo fantástico apresentado pela autora; além de lobisomens, menções a outras criaturas de lendas e mitos antigos recheia as páginas com easter eggs. Promessas do que pode aparecer quando o livro expandir esse universo.

"Mas meninos como Raul sempre davam seu jeito de alimentar a mente e a alma: moleques de rua também contavam histórias."

A edição da Dame Blanche está impecável. Passei por uns poucos errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. A capa é de encher os olhos e a diagramação combina perfeitamente com o que nos é apresentado pela obra.

Lobo de Rua atingiu todas as expectativas que eu tinha e ainda conseguiu superá-las. Jana P. Bianchi criou um universo tenso e instigante; e já estou aqui esperando por mais.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/06/resenha-lobo-de-rua-mlo2018.html

Henrique 07/05/2018

RPGistas aprovarão!
Excelente livro. Uma pena ser muito curto. Há muito material no livro a ser desenvolvido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6