AS ORIGENS APOCRIFAS DO CRISTIANISMO

AS ORIGENS APOCRIFAS DO CRISTIANISMO JACIR DE FREITAS FARIA

Resenhas - AS ORIGENS APOCRIFAS DO CRISTIANISMO

Jocélia 13/07/2015

As origens apócrifas do Cristianismo. Comentário aos evangelhos de Maria Madalena e Tomé Jacir de Freitas Faria
O assunto principal desde livro é abordar as origens apócrifas do Cristianismo, analisando os ‘’Cristianismos’’de origem. Abordando que Jesus é um só, porém os escritos sobre ele são reflexos das varias formas pelas quais as comunidades os compreenderam. Portanto, são experiências múltiplas, porém uma se impôs como exata, tornando se a oficial. O autor procura demonstrar os motivos do surgimento dos apócrifos, seu valor e sua importância para o Cristianismo de origem. Definindo a diferença entre os evangelhos apócrifos e os canônicos o autor chega à conclusão que a literatura apócrifa é a continuidade daquela que foi canonizada, ele os tem como preciosidade mantida em segredo e que revelam fatos importantes que complementam a historia dos cristianismos de origem. Os textos apócrifos são de forte contribuição para os estudos recentes sobre as origens Cristãs. Para destacar o evangelho de Maria Madalena como texto fundador que originou o Cristianismo, é preciso analisar as duas correntes de interpretação da pessoa de Jesus Cristo, uma ligada às mulheres, sendo esse o evangelho segundo Maria Madalena que mostra uma apostola seguidora e mulher de Jesus. Uma mulher inteligente que despertava ciúmes em alguns discípulos e recebia os ensinamentos do Mestre e outra corrente ligada aos homens apóstolos, que foi exatamente a que venceu e a que coloca de lado a presença da mulher, abafando a liderança de Maria Madalena.Portanto tanto o evangelho de Maria Madalena, o de Tomé e tantos outros, contam segredos da historia do Cristianismo que complementam as informações conservadas nos evangelhos tidos como Canônicos. Acolher esses textos é se colocar em dialogo com as preciosidades que originaram a nossa fé, esses outros modos de pensar, revela a riqueza e a liberdade de expressão do movimento de Jesus, no qual estaremos pondo em pratica uma atitude Cristã Ecumênica