A Orquestra Vermelha

A Orquestra Vermelha Anne Nelson




Resenhas - A Orquestra Vermelha


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Sergio 12/02/2021

A resistência dentro da Alemanha nazista
Livro indispensável para se conhecer as pessoas desse grupo que se opuseram a Hitler e seu governo assassino.
O livro faz um histórico bem longo de cada um dos integrantes dos grupo e seus esforços para minar os nazistas, que acabaram pagando com as próprias vidas
comentários(0)comente



ViagensdePapel 03/11/2015

O livro A Orquestra Vermelha, publicado pela Editora Record, foi escrito pela jornalista e correspondente de guerra Anne Nelson. A obra foi premiada pela Guggenheim Foundation, na categoria de não-ficção e de história da Alemanha e do Leste Europeu.

A história é verídica e pouco conhecida, o livro narra sobre o cotidiano de um grupo de amigos que resistiu a Hitler e suas ideias revolucionárias. Nem todos os alemães compartilhavam da ambição do ditador nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O grupo antinazista, com sede em Berlim, era composto por indivíduos mais velhos e com carreiras distintas, desde artistas, intelectuais, burocratas, cineastas etc. Dentre os membros mais ativos, em sua maioria mulheres, temos Greta Kuckhoff, a principal personagem que viveu para contar sua história; Mildred , uma americana que se casou com um alemão; Arvid Harnack, esposo de Mildread e economista de alto escalão do governo alemão; Harro Schulze-Boysen, oficial da inteligência Luftwaffe; Adam Kuckhoff, um ator conhecido; e John Sieg, ex-jornalista e comunista.

Ao contrário de outros grupos da resistência, em sua maioria formados por jovens universitários, que lutavam contra o sistema por meio de atentados aos planos de Hitler, a Orquestra Vermelha era pacífica, distribuíam panfletos, mantinham arquivos de fotografias das atrocidades cometidas pelos nazistas, realizavam outras tarefas bastantes significativas.

A maioria deles tinha meios para partir da Alemanha, porém decidiram permanecer no país e lutar. Poucos sobreviveram, acabaram caçados e mortos pela GESTAPO. Embora seus feitos tenham sido mínimos diante da prospecção que a guerra tomou, seus atos os definem como heróis que lutaram até o último instante contra a barbárie.


Continue lendo a resenha aqui:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/10/resenha-orquestra-vermelha-de-anne.html
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR