Mãos de Cavalo

Mãos de Cavalo Daniel Galera

Resenhas - Mãos de Cavalo

Wellington.Pimente 23/02/2023

Não é um livro ruim e nem bom.
Um livro que conta de forma intercalada a vida do protagonista quando criança, jovem e adulto, num fluxo de memórias e relatos de acontecimentos nos respectivos períodos. O autor tem um escrita fácil de acompanhar, que flui. Porém, os cortes bruscos nesse fluxo de memórias, faz com que o livro fique cansativo e gerou em mim, um distanciamento profundo da obra. Não é um livro ruim, nem bom.

Ruber 03/02/2023

Mãos de um cavalo escrevem melhor que Galera
A intuição quadrúpede do autor gaúcho desperdiça o nosso tempo com descrições mornas, personagens entediantes e soluções previsíveis. Caso você não seja um adolescente idiota, dificilmente vai despertar interesse. Galera é um roteirista disfarçado de escritor, última moda entre oportunistas da geração dos transgressores do Nelson de Oliveira. Junto com o Marçal Aquino, deveria largar a carreira literária e escrever séries para a Rede Globo, Record, etc.

Pedro Aires 02/02/2023

Segundo livro do autor que leio, o primeiro foi "Até o dia em que o cão morreu" que foi uma das leituras que mais gostei no ano passado, mas esse livro não me agradou tanto. Os momentos mostrando a adolescência do protagonista foram realmente interessantes, mas sua vida adulta foi um tédio. O grande problema no livro é a abordagem do trauma, não me despertou empatia. Ainda assim, pretendo conhecer mais a obra do Daniel Galera.

Rodrigo 08/05/2022

Escolhas
Acompanhar a trajetória de Hermano, o "Mãos de cavalo" , foi forte, impactante e transformador.
A sacada do autor em trazer os capítulos cruzados entre adolescência e vida adulta é magistral.
Retornar ao passado, às vezes, é primordial para seguir o presente em busca de um futuro de paz.

João Luiz Ramos 16/01/2022

Uma grande leitura
Daniel Galera é um dos poucos autores que consegue conversar comigo de uma forma bastante intimista. Em Mãos de Cavalo não é diferente. Este livro consegue mostrar que traumas podem sim ser superados e a redenção pode vir quando a gente menos espera.

Sou suspeito pra avaliar os livros do Galera. 5 estrelas favoritado e super recomendado a todos os leitores.
Ruber 03/02/2023minha estante
João Gilberto Noll? dê uma conferida, vai te fazer esquecer o D. G.

Vívian 10/01/2022

Mãos de Cavalo
Uma das coisas que mais gosto de fazer é escolher um livro sem saber muito do que se trata, e descobrir o livro página por página. Foi o que eu fiz com Mãos de Cavalo, eu ouvi num podcast alguém falando que leu e foi isso, comecei a leitura deste livro de título curioso.

Ler esta obra foi uma surpresa muito boa. Eu nunca tinha ouvido nada sobre o autor, mas logo nas primeiras páginas fui arrebatada pela escrita. Daniel Galera é extremamente descritivo, mas sem ser nem um pouco cansativo, a escrita do autor retrata a Porto Alegre daqueles personagens, te transporta para a cena e te prende nos acontecimentos.

Eu gostei muito de como a história de Hermano é contada, alternando alguns episódios da infância/adolescência com um recorte de um dia na vida adulta, mas que são suficientes para que você o conheça de forma profunda.

É um livro sobre conflitos internos e como eles determinam nossas vidas.

gi rodrigues 19/06/2021

não esperava
No começo do livro eu estava achando muito chato, mas me surpreendi. Eu precisei ler esse livro para uma prova do meu professor de Literatura, mas não me arrependo, é um livro bom. Eu não diria q é um dos melhores livros que eu já li, mas é bom.
Eu recomendo sim,da uma preguiça no começo, mas não desiste desse livro pq dps ele fica muito interessante.

jota 31/05/2021

MUITO BOM: Daniel Galera antes do ótimo Barba Ensopada de Sangue, já exibindo seu talento nessa narrativa sobre adolescência, vida adulta e os fantasmas do passado...
Lido entre 14 e 31/05/2021

Mãos de Cavalo traz uma porção de histórias dentro de uma história maior, a de Hermano, o personagem central do romance. De início, parece que estamos lendo uma série de contos sobre o mesmo personagem, seus amigos e/ou conhecidos, mas depois essa impressão se afasta. E lá pela metade do livro, com muito mais informações e pistas sobre alguns fatos, passamos a acompanhar com atenção redobrada o processo pelo qual um garoto se torna o homem que agora tem trinta anos e é um profissional de sucesso.

Mas Hermano não é feliz, por alguma coisa que ocorreu cerca de quinze anos passados, que o incomoda demasiadamente desde então. Uma tragédia sem sentido, que mexeu profundamente com sua personalidade, que o fez ser do jeito que é, um tanto calado, um tanto fechado, misterioso a ponto de deixar sua mulher preocupada e seu melhor amigo enfurecido. Hermano também é capaz de ser violento... Suas mãos grandes lhe valeram o apelido Mãos de Cavalo. Ele as emprega na sua profissão, de cirurgião plástico.

No ótimo O Mensageiro, o inglês L. P. Hartley inicia sua narrativa escrevendo que “O passado é um país estrangeiro; lá as coisas são feitas de maneira diferente.” Frase que também vale para essa sutil história contada pelo talentoso Daniel Galera, que está um pouco abaixo do patamar que ele atingiu em Barba Ensopada de Sangue, escrito uns seis anos depois, mas que já confirmava seu apurado talento literário. Se pudesse, Hermano teria feito as coisas diferentes no passado ou, pelo menos, num dia do passado. Como isso não é possível ele vai interferir no presente...

Outro autor inglês, David Mitchell, autor de Menino de Lugar Nenhum, um livro favorito em 2013, comentou que The Shape of Bones, como Mãos de Cavalo saiu na Inglaterra, “(...) é uma obra de arte sobre a fragilidade das coisas, a presença constante do passado e as correntes ocultas que nos empurram para um lado e para o outro. Um livro de beleza visceral e terna cujos ecos persistem muito depois da última página.” Outros resenhistas estrangeiros também destacaram as várias qualidades do livro, que tanto contém trechos nostálgicos, evocativos, até mesmo comoventes, quanto cenas de muita violência, angústia e arrependimento. Enfim, vale muito a pena ler Mãos de Cavalo, vale a pena ler Daniel Galera, sem dúvida.
Paulo Sousa 31/05/2021minha estante
Dele só li ?Ate que o cão??

jota 31/05/2021minha estante
E eu somente Barba Ensopada de Sangue (ótimo) e Mãos de Cavalo (muito bom).

Felipe770 08/05/2021

Daniel Galera constrói uma história excelente sobre Porto Alegre, adolescência de quem tem cerca de 40 anos hoje, como escolhas de vida acontecem de forma quase aleatória, e como fantasmas antigos podem nos assombrar. A sutileza como Galera faz o perfil psicológico do personagem principal é primorosa.

Manezera 25/04/2021

Um tombo de bicicleta, uma pelada de bairro e a preparação para uma viagem para escalada na Bolívia, acontecimentos aparentemente desconectados, se encontram posteriormente mostrando a rotina de um bairro em Porto Alegre nos anos 90, e o impacto que um acontecimento na infância/adolescência pode marcar a vida de alguém.

Emanuell K. 21/02/2021

Ainda digerindo... Mas recomendo!

Bebella 07/01/2021

Comovente
Esse clássico vai contar a história de Hermano em três fases de sua vida, de criança até adulto. A partir de acontecimentos na sua adolescência você compreende sua fase adulta e o porquê de ele se tornar o homem que ele se tornou. A história é muito interessante e comovente. Gostei muito do livro. Leiam!!!

Luiz Gustavo 19/12/2020

"Mãos de Cavalo" foi um livro que me acompanhou durante muito tempo. Eu o li pela primeira vez aos 17 anos, no final do ensino médio. Na época, o romance estava na lista de leituras obrigatórias do vestibular da UFG e seria discutido nas aulas de literatura. Peguei o livro emprestado de um amigo e o li em dois dias. Alguns anos depois me lembrei dele e decidi que ele seria o objeto de estudo da minha monografia de conclusão de curso. Comprei o livro, juntamente com outros romances do escritor, e fiz meu trabalho. Depois que terminei a graduação, não estava completamente satisfeito com a monografia que havia escrito, e utilizei novamente o "Mãos de Cavalo" em minha dissertação de mestrado. Sendo completamente sincero aqui: não aguento mais esse livro. Eu o li três ou quatro vezes, refleti e escrevi muita coisa sobre ele, e sinto que não tenho mais o que dizer. Contudo, sempre há algo novo a ser dito sobre uma narrativa bem escrita, e não há como negar que esse livro foi bem escrito. Muitos amigos e conhecidos me disseram que não gostaram desse romance, e eu consigo imaginar e compreender os motivos. A narrativa acompanha o protagonista, Hermano, em três fases de sua vida: infância, juventude e vida adulta. Os capítulos alternam acontecimentos do passado e do presente do personagem, e o vemos refletir sobre eventos marcantes de sua vida e sobre quem ele realmente é. Reconheço as críticas de que o protagonista é insosso e de que há muitas temáticas juvenis que, mesmo para mim, agora, são enfadonhas – ao contrário de quando li o romance pelas primeiras vezes. Contudo, algo que me atraía muito a esse livro era minha identificação com alguns dos conflitos existenciais de Hermano, e isso me motivou a estudar com afinco não só este romance, como toda a obra do Daniel Galera. Ainda considero "Mãos de Cavalo" um dos meus livros favoritos, tenho um carinho especial por ele ter me acompanhado durante minha jornada acadêmica, e recomendo a leitura a todos.

laupetersen 16/12/2020

Um dos poucos livros que estão nas leituras obrigatórias da UFRGS que gostei! No começo do livro a leitura se torna cansativa por não ter ?emoções? com o Hermano. Só percebe-se essa mudança no meio/final do livro. De qualquer forma gostei bastante, ainda mais que a história se passa em POA.

Leticia.Miranda 29/09/2020

Galera melhorou com o tempo
Achei "mãos de cavalo" o livro mais fraquinho do galera. Ou, pra ser sincera, ruim mesmo: achei o livro ruim. Já tinha passado da metade sem ler nada que me interessasse ainda que minimamente. O livro começa com três narrativas diferentes que se interligam ao longo do romance, o qual tem um ar um tanto nostálgico do início da década de 90 (o que não sinto, porque não a vivi) e um pequeno suspense que sempre se adentra nos livros do galera, mas que, dessa vez, foi mínimo e sem criatividade. O autor realmente melhorou com o tempo. Mas, para nao dizer que o livro como um todo não tem qualidades, aqui vai: a busca pela não indiferença, pela não covardia e pela necessidade de definir como a vida deve ser vivida, do sentido que a mesma deve possuir, são trabalhados em uma pequena dezena de páginas escassas é o que confere como a parte boa do livro
Aline 29/09/2020minha estante
Eu gostei bastante desse livro. Não li todos do Galera, mas, sinceramente, esse foi o que mais me agradou até agora. Gosto do texto menos pretensioso e, no final, lembro de ter refletido bastante sobre como o personagem se sentia insignificante e vazio, justificado pela culpa do que aconteceu na adolescência. Na verdade, esse é justamente o tipo de leitura que me agrada: tramas simples que despertam um sentimento profundo. Acho que herdei isso lá dos tempos em que eu lia Fante (e os dinossauros ainda caminhavam pela Terra). Doideira, né? Interessante como cada um procura uma experiência distinta na literatura.

Leticia.Miranda 29/09/2020minha estante
Concordo com tu que mãos de cavalo é bem despretensioso em relação aos outros do galera e isso é muito bom. Também achei a ultima metade do livro a reflexão que ele propôs boa, mas eu tive a impressão que me arrastei o romance quase inteiro para encarar essas partes. Mas, sim, é muito interessante como as perspectivas podem ser tão diferentes. (Nunca li Fante kk)