Mãos de Cavalo

Mãos de Cavalo Daniel Galera

Resenhas - Mãos de Cavalo

Felipe770 08/05/2021

Daniel Galera constrói uma história excelente sobre Porto Alegre, adolescência de quem tem cerca de 40 anos hoje, como escolhas de vida acontecem de forma quase aleatória, e como fantasmas antigos podem nos assombrar. A sutileza como Galera faz o perfil psicológico do personagem principal é primorosa.

gi rodrigues 19/06/2021

não esperava
No começo do livro eu estava achando muito chato, mas me surpreendi. Eu precisei ler esse livro para uma prova do meu professor de Literatura, mas não me arrependo, é um livro bom. Eu não diria q é um dos melhores livros que eu já li, mas é bom.
Eu recomendo sim,da uma preguiça no começo, mas não desiste desse livro pq dps ele fica muito interessante.

Bruno 15/10/2009

os anos 90 se olham no espelho
Apesar de ser um romance sucinto, 'Mãos de Cavalo' consegue captar a essência da geração que viveu sua adolescência nos anos 90 - com saudosas referências à cultura pop da década - ao mesmo tempo em que se aprofunda, de forma incomum na literatura brasileira, na tarefa de revelar o perfil psicológico de seu personagem-título. Daniel Galera constrói ainda uma narrativa envolvente, na qual deixa pistas de sua visão crítica acerca de vários elementos da Porto Alegre do século XXI e, por indução, da classe média urbana brasileira nos dias de hoje. Enfim, pode até ser que eu tenha gostado tanto do livro por uma eventual identificação com observações do autor e com o personagem-título, mas acho que assim como a literatura pode significar desbravar o desconhecido, nada impede que ela também nos possibilite reconhecer um pouco de nós mesmos em outros personagens, com a vantagem de podermos fazer esse reconhecimento sob um ponto de vista alheio.

jota 31/05/2021

MUITO BOM: Daniel Galera antes do ótimo Barba Ensopada de Sangue, já exibindo seu talento nessa narrativa sobre adolescência, vida adulta e os fantasmas do passado...
Lido entre 14 e 31/05/2021

Mãos de Cavalo traz uma porção de histórias dentro de uma história maior, a de Hermano, o personagem central do romance. De início, parece que estamos lendo uma série de contos sobre o mesmo personagem, seus amigos e/ou conhecidos, mas depois essa impressão se afasta. E lá pela metade do livro, com muito mais informações e pistas sobre alguns fatos, passamos a acompanhar com atenção redobrada o processo pelo qual um garoto se torna o homem que agora tem trinta anos e é um profissional de sucesso.

Mas Hermano não é feliz, por alguma coisa que ocorreu cerca de quinze anos passados, que o incomoda demasiadamente desde então. Uma tragédia sem sentido, que mexeu profundamente com sua personalidade, que o fez ser do jeito que é, um tanto calado, um tanto fechado, misterioso a ponto de deixar sua mulher preocupada e seu melhor amigo enfurecido. Hermano também é capaz de ser violento... Suas mãos grandes lhe valeram o apelido Mãos de Cavalo. Ele as emprega na sua profissão, de cirurgião plástico.

No ótimo O Mensageiro, o inglês L. P. Hartley inicia sua narrativa escrevendo que “O passado é um país estrangeiro; lá as coisas são feitas de maneira diferente.” Frase que também vale para essa sutil história contada pelo talentoso Daniel Galera, que está um pouco abaixo do patamar que ele atingiu em Barba Ensopada de Sangue, escrito uns seis anos depois, mas que já confirmava seu apurado talento literário. Se pudesse, Hermano teria feito as coisas diferentes no passado ou, pelo menos, num dia do passado. Como isso não é possível ele vai interferir no presente...

Outro autor inglês, David Mitchell, autor de Menino de Lugar Nenhum, um livro favorito em 2013, comentou que The Shape of Bones, como Mãos de Cavalo saiu na Inglaterra, “(...) é uma obra de arte sobre a fragilidade das coisas, a presença constante do passado e as correntes ocultas que nos empurram para um lado e para o outro. Um livro de beleza visceral e terna cujos ecos persistem muito depois da última página.” Outros resenhistas estrangeiros também destacaram as várias qualidades do livro, que tanto contém trechos nostálgicos, evocativos, até mesmo comoventes, quanto cenas de muita violência, angústia e arrependimento. Enfim, vale muito a pena ler Mãos de Cavalo, vale a pena ler Daniel Galera, sem dúvida.
Paulo Sousa 31/05/2021minha estante
Dele só li ?Ate que o cão??

jota 31/05/2021minha estante
E eu somente Barba Ensopada de Sangue (ótimo) e Mãos de Cavalo (muito bom).

Carol 07/12/2009

Esse romance poderia muito bem se passar por tímido e bem-comportado caso o autor não tivesse acrescentado à sua narrativa, tão circular, de linguagem simples, quase conservadora, uma história tão bem contada.

Bebella 07/01/2021

Comovente
Esse clássico vai contar a história de Hermano em três fases de sua vida, de criança até adulto. A partir de acontecimentos na sua adolescência você compreende sua fase adulta e o porquê de ele se tornar o homem que ele se tornou. A história é muito interessante e comovente. Gostei muito do livro. Leiam!!!

Leticia.Miranda 29/09/2020

Galera melhorou com o tempo
Achei "mãos de cavalo" o livro mais fraquinho do galera. Ou, pra ser sincera, ruim mesmo: achei o livro ruim. Já tinha passado da metade sem ler nada que me interessasse ainda que minimamente. O livro começa com três narrativas diferentes que se interligam ao longo do romance, o qual tem um ar um tanto nostálgico do início da década de 90 (o que não sinto, porque não a vivi) e um pequeno suspense que sempre se adentra nos livros do galera, mas que, dessa vez, foi mínimo e sem criatividade. O autor realmente melhorou com o tempo. Mas, para nao dizer que o livro como um todo não tem qualidades, aqui vai: a busca pela não indiferença, pela não covardia e pela necessidade de definir como a vida deve ser vivida, do sentido que a mesma deve possuir, são trabalhados em uma pequena dezena de páginas escassas é o que confere como a parte boa do livro
Aline 29/09/2020minha estante
Eu gostei bastante desse livro. Não li todos do Galera, mas, sinceramente, esse foi o que mais me agradou até agora. Gosto do texto menos pretensioso e, no final, lembro de ter refletido bastante sobre como o personagem se sentia insignificante e vazio, justificado pela culpa do que aconteceu na adolescência. Na verdade, esse é justamente o tipo de leitura que me agrada: tramas simples que despertam um sentimento profundo. Acho que herdei isso lá dos tempos em que eu lia Fante (e os dinossauros ainda caminhavam pela Terra). Doideira, né? Interessante como cada um procura uma experiência distinta na literatura.

Leticia.Miranda 29/09/2020minha estante
Concordo com tu que mãos de cavalo é bem despretensioso em relação aos outros do galera e isso é muito bom. Também achei a ultima metade do livro a reflexão que ele propôs boa, mas eu tive a impressão que me arrastei o romance quase inteiro para encarar essas partes. Mas, sim, é muito interessante como as perspectivas podem ser tão diferentes. (Nunca li Fante kk)

Nélson 19/12/2014

Um ótimo livro.
As agruras de um protagonista adulto são intercaladas com capítulos sobre a sua adolescência.

Um romance de formação no qual os traumas da juventude ainda perduram na vida adulta só que de maneiras distintas. O protagonista já adulto busca a fuga, o escapismo.

As cenas de violência retratadas por Galera são impactantes. Os personagens muito bem construídos. Além disso, há diversas referências à cultura pop.

Enfim, um ótimo livro.
Arsenio Meira 20/12/2014minha estante
Boa, Nélson! Evale lembrar a idade que o Galera tinha quando escreveu este romance. Era uma promessa que, confirmou-se, posteriormente, em realidade com "A Cordilheira" e "Barba Ensopada de Sangue". E, habilmente, a gente perceber que não adianta escapar. O único jeito é encarar de frente.
Abraços

Rodrigo 08/05/2022

Escolhas
Acompanhar a trajetória de Hermano, o "Mãos de cavalo" , foi forte, impactante e transformador.
A sacada do autor em trazer os capítulos cruzados entre adolescência e vida adulta é magistral.
Retornar ao passado, às vezes, é primordial para seguir o presente em busca de um futuro de paz.

Vitor 07/03/2011

Grande final
Valeu a pena a insistência. Um livro que, depois de um primeiro capítulo muito bom, cai muito de qualidade, mas cresce de maneira incrível no final. Não por acaso o autor é um dos queridinhos da nova geração de escritores...

Kéu 22/06/2016

Leiam Daniel Galera!
Depois de adorar a escrita de Barba Ensopada de Sangue, decidi que PRECISAVA ler todos os livros deste autor. Gostei bastante de Até o Dia em que o Cão Morreu, e mais ainda de Mãos de Cavalo.

Já pela cena inicial carregada de detalhes, onde a corrida de bike é descrita com uma precisão absurda até a queda, a gente se sente energizado. E não dá pra se cansar, não dá pra largar.

Gostei muito dos dois arcos. A soturna crise do cirurgião plástico trintão, suas escapadas pessoais nas escaladas, suas frustrações, o casamento que esfriou, um personagem tão complexo quanto qualquer pessoa real. Mas o seu retrato de adolescente me cativou ainda mais! - o sentimento nostálgico dos anos 90 colaborou muito pra isso, e olha que eu nem era adolescente nessa época. Os apelidos, as aproximações, as separações, as referências. As festinhas de 15 anos com "Patience", o galão de 5 litros de vinho em volta da fogueira, a notícia irreal de um amigo próximo virar pai aos 16 anos.

A gente se enxerga em Hermano em várias cenas e pensamentos, e até quando discordamos não conseguimos julgar - no máximo sentir raiva de nós mesmos por nos identificarmos tanto.
Os outros personagens tem suas participações na dosagem correta, a gente gosta mais de uns do que de outros, conhece eles o suficiente pra que tudo faça "sentido". Aliás, a escrita toda de Galera é na dosagem correta, não é simplista ou rebuscada, é necessária.

Que livro denso.
Cara, muito obrigada por isso.
Aline 03/08/2016minha estante
Através da sua resenha concluí que nós tivemos a mesma impressão sobre o livro. Você até usou a mesma palavra que eu: "Dose". Rsrsrs.

Biahhy 18/03/2017

o tipico livro não sei nada a respeito e me encantei
Comigo aconteceu exatamente isto, eu não sabia nada a respeito do livro, tinha ouvido apenas a Nina comentando sobre ele e nunca havia lido nada do Daniel Galera, o livro que peguei li a sinopse e falei pode ser legal, mas foi muito mais do que legal essa capa e o titulo e um pouquinho mesmo de tudo que existe nesta historia que simplesmente eu me encantei; com os personagens, com o próprio Hermano, a escrita do Daniel Galera me pegou de jeito que eu não queria parar de ler, e agora quero tipo ler tudo que ele já escreveu e recomendo muito esse livro!

site: https://aliteraturanasuavidablog.wordpress.com/2017/03/28/maos-de-cavalo-daniel-galera/

@eleeoslivros 22/02/2017

Então...
... de verdade, eu gostei do livro. Apesar de acha-lo cansativo, no geral a história é bem bacana. Uma coisa que me fez dar essa nota para o livro foi a sensação de que o livro está inacabado, de que ainda falta história, porém, é uma leitura válida.

João Luiz Ramos 16/01/2022

Uma grande leitura
Daniel Galera é um dos poucos autores que consegue conversar comigo de uma forma bastante intimista. Em Mãos de Cavalo não é diferente. Este livro consegue mostrar que traumas podem sim ser superados e a redenção pode vir quando a gente menos espera.

Sou suspeito pra avaliar os livros do Galera. 5 estrelas favoritado e super recomendado a todos os leitores.
Ruber 03/02/2023minha estante
João Gilberto Noll? dê uma conferida, vai te fazer esquecer o D. G.

Nanda Lima 10/12/2014

Mais uma dose da visceralidade do Galera
A escrita de Daniel Galera é sempre muito visceral, pontuada de “arquivos de memórias” de seus personagens e com uma carga emocional muito grande. Suas obras podem parecer enfadonhas (ou, em outras palavras, com pouca ação) para os leitores desatentos, mas é válido ressaltar que não se deve ler Galera à procura de ação. Não espere uma Literatura fácil, mastigada e pronta para ser engolida. O melhor está sob a superfície e, acredite, você vai precisar cavar.

Neste livro, como no resto de sua obra (à exceção do livro “Cordilheira”), o autor conta a história a partir do ponto de vista de seu protagonista masculino. Temos aqui, também, todos os elementos que permeiam “Baba ensopada de sangue”, que é considerada a melhor obra de Galera: a busca pela grandeza, a fome de provar sua coragem e bravura, a dificuldade em compreender e lidar com os sentimentos da mulher que ama e de fazê-la feliz e um repentino desejo por isolamento e busca por suas origens, como forma de redenção e autoconhecimento.
Na obra as cenas do protagonista já homem feito são entrecortadas por suas lembranças de quando era apenas um garoto. Lembranças essas que são de acontecimentos aparentemente triviais na vida de um adolescente, mas que ficariam indelevelmente marcados em sua memória e ajudariam a moldar sua personalidade.

Um livro cheio de diálogos rápidos e interessantes e que fazem as páginas passarem rapidamente sem que você se dê conta. O tipo de obra que faz você continuar pensando nela por um tempo e que te transforma, de alguma forma, em algum grau. Considerado por alguns críticos como um representante do que há de melhor no cenário da Literatura Contemporânea Brasileira, merece ser lido, discutido e refletido por todos. Recomendadíssimo!

site: http://www.umaleitoraassidua.blogspot.com.br/2014/12/resenha-maos-de-cavalo-daniel-galera.html
Mariana - @escreve.mariana 12/12/2014minha estante
ótima resenha! :DD