Um Dia, uma Vida

Um Dia, uma Vida Leão Serva (org.)

Resenhas - Um Dia, uma Vida

Mel 26/12/2023

Obituários da Folha de S. Paulo são mais do que meros registros de falecimento. Os textos diários, tão breves quanto comoventes, buscam rememorar os fatos essenciais da existência de uma pessoa, as lembranças que ela deixa a familiares e amigos, e os valores e atitudes que cultivou, suscitando admiração e reconhecimento entre os que lhe eram próximos.

Alexandre 25/01/2022

Ótima forma de refletir sobre a impermanência
Há muito tempo, obituários da Folha de S. Paulo já vinham chamando a minha atenção. Bastante tempo depois, quando vi esse livro numa estante de livraria, não resisti.

A excelente introdução de Leão Serva dá uma boa ideia do livro. Desde pessoas que fizeram algo extraordinário àquelas que viveram uma vida mais comedida, sem grandes façanhas - todas elas têm algo a nos ensinar e a nos fazer pensar como somos efêmeros e como deixar uma boa marca no curto período em que passamos por este mundo.

Em várias histórias, consegui me colocar no lugar de familiares e amigos que perderam o convívio com esses personagens tão especiais e acabei a curta leitura de cerca de 1000 caracteres com um nó da garganta.

Quanta gente boa eu gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer. Por isso, acho esses obituários uma linda homenagem, desde que caiam nas mãos de pessoas certas, com sensibilidade, ética, tempo e disposição para fazer jus ao que foram as vidas que acabaram de se encerrar.

Os que viveram a vida com generosidade e coragem são os que mais me encantaram. O idealismo sempre faz tudo valer a pena. É essa a grande lição que eu tiro deste livro singelo e ao mesmo tempo profundo.

Uma dica: não ter pressa para ler essa obra. Vale a pena ler umas dez histórias por dia e dar-se um tempo para "digerir" e refletir o que elas trazem de ensinamento. Ler muitas em sequência, como quem ter terminar um romance, não faz muito sentido e acaba embotando e diluindo o brilho de cada história.

Leitura recomendadíssima. E viva a vida!