O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Vanessinha 13/12/2021

Gostei muito
O livro está totalmente inserido na Jornada do Herói. O (A) Escolhido (a) que é a reencarnação do Dragão que está destinado, depois de inúmeras derrotas em vidas anteriores, a derrotar o Tenebroso. É um livro de alta fantasia com descrições detalhadas e nada entediantes. Existem inúmeros personagens, mas no momento foquei mais na Moraine, Nynaeve, Perin, Mat, Rand, Egwene, Lan e Thom Merrilin. Temos entre eled o possível Dragão, aliados e mentores. Eu me lembrei muito dos livros do Tolkien, mas não se trata de uma cópia nem nada parecido. Também me lembrei em alguns momentos de Duna por causa das Aes Sadai. Já virei fã da série e quero ler os próximos livros. A escrita do autor é uma delícia de ler.

Nayro.Liniky 24/10/2022

Um Livro Incrível
A Roda do Tempo já começa de uma maneira incrível. Gostei bastante do Livro, a história tem um progresso um pouco lento em algumas partes o que faz desanimar um pouco, mas não tira o mérito do World Building criado por Jordan, os personagens, suas tramas e personalidades. O meu personagem favorito foi o Rand e espero que ele evolua muito ainda nos próximos livros. Só esperava um melhor desenvolvimento de personagens de fundo como o Logain por exemplo. Mas no geral é um ótimo livro, e recomendo pra quem gosta de fantasia! Dou 4 estrelas porque acho que os próximos livros prometem ser melhores!

ana :) 08/03/2021

No primeiro livro da série "A Roda do Tempo" (série longa, que possui 14 livros, tendo apenas 6 publicados no Brasil) iremos acompanhar a vida de 3 jovens, ambos de Dois Rios (uma espécie de cidadezinha afastada do mundo), sendo eles: Rand (o nosso "protagonista", Perrin e Mat. A história tem seu ponto inicial quando uma pessoa desconhecida chega na cidade e, a partir disso, a jornada se inicia nessas 800 páginas do primeiro livro.
Robert Jordan, nessa obra INCRÍVEL, mistura elementos de diversas culturas ao redor do mundo. Além disso, a narrativa de Jordan é bem construída e possui muitos detalhes, mas, isso não faz com que nos percamos na grande quantia de páginas.
Mesmo sendo o primeiro livro de uma extensa série, é uma obra incrível e que, com certeza, será bem desenvolvida no decorrer dos próximos volumes.

Akiharo 22/12/2022

MUITO BOM!
Um livro extremamente imersivo, faz eu me apaixonar ainda mais pelo mundo que me conquistou ao ver a série. Uma história bem cativante, recheada de detalhes, o que pode ser um ponto maçante para pessoas que gostam de uma leitura mais dinâmica, mas que eu não senti incomodar no ritmo ser mais uma ferramenta que faz você se sentir dentro do ambiente do livro. Adorei o desenvolvimento de cada personagem, eles são muito complexos e cada um tem capacidade de ser o protagonista, apesar da história sempre acabar focando mais no Rand, e tudo bem também porque acho que isso torna a leitura mais coesa de certa forma. Super recomendo!

Milena Tramontin 28/04/2021

Gostei muito muito mesmo de livro. Ele é introdutório a esse novo universo, com muitos detalhes, muita aventura, ao mesmo tempo que o tempo passa devagar está sempre acontecendo alguma coisa. Quero ler o próximo logo.

Guilherme.Franca 19/03/2023

Cansativo no começo, porém, muito divertido e boa do meio pro fim... gostei bastante, bora pro próximo livro.

Fred 07/03/2023

Um mundo espetacular
A sensação ao iniciar a saga da roda do tempo foi semelhante ao iniciar a série do senhor dos anéis, tive o mesmo sentimento apesar da ambientação ser totalmente diferente.
A saga se inicia numa vila de fazendeiros e trabalhadores agrícolas onde nada importante ou digno de fofoca acontece, os camponeses vivem suas vidas de forma monótona e simples. Os eventos que mudam a rotina da vila são geralmente festas e uma delas esta para se iniciar, durante este período chega ao local 2 pessoas estrangeiras e se hospedam na vila. Qual seria o motivo de duas pessoas de fora estarem na vila onde nada acontece, onde receber ?turistas? são raros?
Tudo muda então e acontece invasão de nestas/quimeras, fugas, mortes, perseguição e muita magia.

Um adendo sobre o prólogo, não se atenha a entendê-lo, ele foi feito apenas para ser confuso e talvez vc só entenda o que está ali após ler vários livros da série.

Protagonistas são bem diferentes, apesar do ambiente ser similar e todos estarem submetidos a mesma situação de vida. As mulheres têm papel de liderança sobre a sociedade, visão curiosa para uma série escrita na década de 90.

Mapas são simples, ambientação bem delimitada e de fácil compreensão.

Sistema de magia bem clichê mas sem ser chato baseado nos elementos

O livro não faz jus ao vilão, não tive a sensação de muito perigo ao ler, nem de urgência. Espero que seja melhor trabalhado nos demais livros, tive mais raiva ou medo dos filhos da luz por exemplo e de uma Aes Sedai.

Não ganhou 5 estrelas devido à presença de uma barriga existente, faltou um bom editor para cortar certas páginas pois algumas coisas se repetem na ideia e devido ao final meio xoxo.

Livro recomendado. Leiam!!!

ju.cardozso 09/08/2021

sim eu me odeio a ponto de começar uma saga de quinhentos livros incompleta aqui no brasil
bom, é uma fantasia épica?? confesso que esperava algo bem mais lento e cansativo, mas a leitura fluiu p mim
também tive receio de como seriam tratadas as personagens femininas, levando em consideração o ano de publicação e tal, e na realidade só uma coisinha ali e outra aqui me incomodaram
dito isso, gostei muito e pretendo continuar, quero ver a evolução dos personagens pq o tempo todo eu pensava PELO AMOR DE DEUS PAREM DE SER CABEÇUDO
a, e as aes sedai me lembraram as bene gesserit de duna

Leehrz 06/02/2022

Comecei esse livro sem muitas expectativas e devo dizer que ele não me prendeu muito até 50%, mas depois disso?
Ler O Olho do Mundo foi uma experiência incrível! Aprender sobre esse universo, acompanhar os personagens e suas jornadas? AMEI
Passei pelo menos uma semana inteira falando desse livro após ter concluído a leitura e, definidamente, estou ansiosa pra começar o próximo e descobrir o que mais a Roda está tecendo.

Zé Roberto 19/12/2022

Difícil descrever a sensação depois de um livro desses. Não foi um favorito, mas está longe de ser ruim. Toda a história é muito bem construída, deixa várias aberturas para os outros livros da série fecharem. São 800 páginas que te contam muita coisa, que de início você não entende, e aos poucos o autor vai fechando aquele ponto na sua cabeça (e abrindo outros é claro kkkk). É um grande prólogo, acredito, pra uma série de 14 volumes. Além disso, Gostei da forma com que os personagens foram desenvolvidos. Cada um teve/tem seu lugar na história e sua importância ressaltada. Por mais que o livro em alguns momentos deixe claro que o principal é aquela pessoa, o foco não vai como um todo para ela. É dividido, e isso torna o olho do mundo uma grande história. Várias foram as referências a Tolkien, mas não de uma forma plagiadora, e sim, como base de inspiração. Como ponto negativo, na minha visão, é o fluxo da história. Ao mesmo tempo que acontece muita coisa, em vários outros momentos não acontece nada e isso prejudica a experiência de leitura. Porém, acredito que seja o começo de grandes coisas, o que foi apresentado nesse livro. No geral, uma experiência mais que positiva.

Juliete.Lourenco 02/10/2021

Gostei como um todo. O final foi amarrado e deixou um bom gancho para o próximo. Tenho vontade de ler os próximos, talvez não com tanta pressa.

Prii 17/02/2022

Finalmente acabei e com isso estou indecisa
Tenho que falar: Ufa! Finalmente terminei esse livro!!!!

Falo isso que realmente foi uma leitura cansativa para mim, demorou muito para eu ficar animada com o livro e querer lê-lo de uma vez - o que só veio ocorrer nos últimos dias. Ainda não assisti a série da Amazon toda, mas na metade do livro eu já tava vendo pelo menos o primeiro episódio torcendo para ser bom pois assim só teria que ler esse livro e de resto assistiria só a série para matar a curiosidade.

Contudo, como eu disse, agora estou indecisa. O livro é bom, muito bem escrito, de fácil leitura - principalmente pensando na época que foi escrita e na escrita de outros livros que o universo possa se comparar com esse aqui. E falando do universo, que universo fantástico o desse livro, esplendido a imaginação do Robert Jordan e é isso que me faz continuar a leitura dos livros, mesmo que não passe de um livro por ano.

Estou muito curiosa também acerca dos destino dos personagens apresentados. Real me encantei pela Princesa Herdeira e pela história do Tam. Vou terminar agora a série e ver como me sinto acerca de continuar os livros!!

Lau 06/11/2021

amei amei amei
Guardado há 10 anos na minha estante, agora dei uma chance! Bom demais! Pra quem gosta de fantasia é um prato cheio. Personagens cativantes (Loial ?), sistema mágico interessante, criaturas do mal bem trabalhadas. Tem de tudo, tudo de bom!! Agora vou seguir lendo a serie!

Hugo. 20/08/2023

A culpa foi da série.
Comecei a ler o livro por causa da série, entendendo que o primeiro livro de uma grande fantasia sempre é introdutório demais, então por causa disso a leitura foi meio massante e chata porque meio que sabia de algumas coisas. O final do livro não me deu vontade de continuar, uma amiga disse que melhora muito onde começa de fato a fantasia. Indico demais não ver a série se quer ler o livro.

Marcela 17/09/2023

A Roda Gira
Nossa! Como foi sofrida a leitura desse livro, misericórdia.
O livro é bom, é uma fantasia 150% clichê? É. Mas não deixa de ser uma boa fantasia, com criaturas novas, elementos interessantes, uma trama redonda e coesa que deixa muito espaço pra mais.
Mas assim, é um arroz com feijão de 800 páginas, o autor enrola em um nível magistral.
Eu cansei de contar quantas vezes os personagens se repetiam, frases, pensamentos, ações, tudo repetia com uma ou duas palavras diferentes.
O livro podia, fácil, mas assim, fácil, cortar umas boas 300 páginas, que ia ficar de um tamanho excelente.

Eu vou sim dar uma chance pra saga, porque não é possível que ela seja tão renomada por nada.

Recomendo apenas a pessoas com muita força de vontade e pouca bagagem fantástica, assim quem sabe, você possa ter alguma surpresa.
Detelvina 29/09/2023minha estante
Nossa siim! Essa leitura é maçante. O livro não é ruim, e eu acredito em construção de personalidade, na necessidade de uma jornada fantástica para autoconhecimento e capacitação dos personagens, mas nesse nível, cansa demais!
Além disso, e eu acredito que seja proposital, alguns personagens ali são muitos chatos, Como o Mat e a gana dele por achar um tesouro, a Egwene com a necessidade de uma aventura fantástica e a Nynaeve com o senso deturpado de proteção dela (e ela é a que eu menos desgosto dentre eles).
Muitos detalhes poderiam ser cortados facilmente, e não alterariam o enredo, nem o desenrolar da história.
Exemplo com spoiler: Todos os fazendeiros por quem o Mat e o Rand passam enquanto sozinhos desde ponte branca, não precisava de tantos detalhes, nomes, características e etc. Tirando a estalagem que pega fogo, a mulher que o Mat quase mata e o cara da última carroça, eles não mudam NADA, não acrescentam em em NADA, É só mais um monte de nomes pra decorar e torcer pra reaparecer em algum momento.

Ademais, existem fatores externos e pessoais meus que interferem na minha leitura. Eu me forcei a sair de uma ressaca literária com um livro beirando 800 páginas, cometi o erro de assistir alguns episódios da série antes de ler e de quebra me obriguei a ler um autor que é comparado a outro que eu odeio, Tolkien.
Vi muitas resenhas comparado a escrita dos dois, e aí entendi o porque o livro foi tão maçante para mim. Desde criança tento regularmente ler Tolkien, mas é um autor muito cansativo pra mim, que não me agrada e as pessoas insistem que eu deveria dar uma chance.
Ainda assim, talvez eu dê uma chance para o resto da saga, mas daqui a muito tempo, depois de digerir esse livro e me acostumar com a ideia de ler mais não sei quantas páginas de enrolação.