A Casa a Vapor

A Casa a Vapor Júlio Verne

Resenhas - A Casa a Vapor

deuxdesoleil 05/04/2024

Sobre viajar sem sair do lugar, sobre a curiosidade que transporta.
Ler Júlio Verne é presenciar uma aula de história, geografia, matemática, filosofia e arte. Verne não escrevia somente entreter, mas para transportar o leitor. Transportar para outras terras, culturas e sociedades. “A casa a vapor” é muito semelhante à tantas outras histórias do autor, inclusive, assemelha-se muito à “Vinte mil léguas submarinas”, porém, traz uma riqueza histórica e cultural muito superior. O que me faz entender que não obteve tanto sucesso por causa dos ingleses. É uma obra que fala sobre invasão, guerras e, apesar do autor não ser crítico ao ponto de definir heróis e vilões, é uma temática delicada.

Digo que Verne não é crítico, mas em muitos momentos eu penso ter lido o narrador tomando lados não ortodoxos. Comentários sarcásticos, visibilidade a respeito da dor dos oprimidos e por aí vai! Pensando na narrativa, é fascinante. Verne descreve tudo com uma riqueza que nos permite enxergar a cultura indiana como se estivéssemos lá. Ele se preocupa em descrever a fauna, a flora, os costumes, o respeito religioso e as diferentes nuances culturais pelo território onde viajam. É surpreendente que um autor do século XIX tenha tanta informação sobre tantos elementos! (ainda mais sabendo que o Verne narrou histórias em diversas outras regiões do globo).

Gosto das personagens, mas são previsíveis dentro dos padrões do escritor francês. Um grupo de ingleses, com certo prestígio social, burgueses, aventurando-se no mundo. O foco da história é um automóvel enorme criado à imagem de um elefante, que conduzirá o grupo inglês para diversas aventuras pela Índia. Porém, o enredo paralelo consegue roubar toda a atenção. A intriga entre Nana Sahib e o coronel Munro me prenderam do início ao fim! E na primeira metade do livro, é impossível não criar teorias e esperar pelo encontro das personagens. Verne, todavia, dá sua própria direção à história e enrola um pouco para satisfazer a curiosidade do leitor (enrolando de maneiras cansativas, em diversas cenas).

Este é o único motivo de “A casa a vapor” não ter sido favoritada e nem levado 5 estrelas. Tenho certeza que Verne entenderia. Eu amo a curiosidade dele, e consigo ver “Verne” em cada atitude e rumo que a história toma. É um autor que pavimentou o caminho, deu origens às primeiras ficções-científicas e continua inspirando leitores e escritores de todas as idades.

“A vida nem sempre é alegre e, não obstante, eu de boa vontade viveria dez séculos por simples curiosidade”- A casa a vapor (Verne, p. 92).

Julio.Argibay 03/04/2018

Debalde
Um bom romance, do primeiro escritor de ficção cientifica, Júlio Verne. A casa a vapor eh uma máquina fabricada por um inglês que transporta os personagens do autor numa aventura pela india. Do Ganges ao Himalaia nossos viajantes partem numa viagem cheia de emoção e suspense. Nela, a colônia britanica eh apresentada com sua fauna exuberante e uma natureza indomável. Os indígenas são apresentados de forma servil, mas há as revoluções contra o colonizador opressor. Muito recomendado.