Guardiola Confidencial

Guardiola Confidencial Martí Perarnau

Resenhas - Guardiola confidencial

bartoleti 08/05/2021

Muito mais que um treinador
Pep é muito mais que treinador, é um apaixonado pelo que faz.
E como todo apaixonado devota seu tempo integralmente a isso, coloca todo seu esforço no futebol e em fazer seus jogadores darem o máximo.

Art 31/12/2021

Guardiola Confidencial - um livro de aprendizado para todo fã de futebol
O livro é um prato cheio para qualquer amante de futebol, sobretudo aqueles que gostam de tática e buscam compreender mais a fundo o trabalho de um treinador. A obra não só aborda a genial personalidade de Pep, mas também toda a sua metodologia de treino e pensamento sobre o futebol, o qual é explicado de forma precisa e muito didática pelo autor, o qual viveu 1 ano dentro da comissão técnica do Bayern, sabendo de todos os bastidores.

Membros da comissão, jogadores do clube e até mesmo funcionários do clube alemão se tornam personagens importantes do livro. Você acaba conhecendo melhor sobre cada um daqueles que estamos acostumados assistir pela televisão, sendo que o livro conta com muitos relatos de conversas e entrevistas com eles. Além disso, o autor nos apresenta amigos próximos de Guardiola, os quais não necessariamente estão ligados ao futebol, mas são fundamentais para ajudar Pep a construir seu modelo de jogo.

Guardiola: Confidencial não só faz com que você se sinta mais próximo do treinador, mas compreenda o motivo dele ser tão genial e suas filosofias de jogo, entender a forma como ele se adapta aos recorrentes problemas em seu primeiro ano como treinador e como consegue gerir um elenco de tantas estrelas, não tendo medo de transformar quase todos os seus jogadores em polivalentes.

Pep não tem um objetivo fácil, ele vem substituir Heynckes, treinador alemão que venceu a tríplice coroa com a equipe bávara, além disso, precisa se adaptar ao estilo de futebol alemão e lidar com o choque de cultura entre suas ideias de jogo e o que é praticado no país. Todo o trajeto de Pep está presente no livro, de forma bem detalhada e remetendo toda a sua filosofia. Consideravelmente, o livro é como uma aula para quem gosta de futebol.

DrK 03/06/2022

Entregou o que eu esperava
Um ótimo livro pra quem quer conhecer melhor as características e qualidades que justificam a fama de Pep Guardiola. Muito além do tiki-taka e das rodas de bobinho nos treinos, o livro explica e detalha muito bem cada ação e pensamento importante ocorrido dentro do Bayern de Guardiola em 2013/14. Uma ótima indicação para quem é fã de futebol -de preferência da parte mais tática do jogo- e admirador da figura do Guardiola ou do Bayern de Munique
DANILÃO1505 03/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

João Jardim 07/01/2022

Espetacular. Mostra com muita profundidade os métodos de treinos de Guardiola, suas inseguranças na transição Espanha/Alemanha. E humaniza esse gênio do esporte bretão, ao revelar seus erros e acertos.

Icaro Sena 21/04/2023

Legal conhecer um pouco os detalhes de Guardiola, seu método de trabalho. No entrando esperava um pouco mais de detalhe...acho que uma autobiografia teria sido melhor pra esse fim.
Apenas bom.
Rodrigo 09/09/2023minha estante
Tbm achei amigo, chega uma hora que fica repetitivo até. Talvez um ano seja um recorte curto para fazer um livro realmente interessante. Uma biografia seria mto mais relevante

Samuca 12/04/2023

Guardiola: Confidencial
Guardiola: Confidencial escrito por Martí Perarnau cujo o próprio técnico permite que o o mesmo tenha acesso a diversas áreas dentro do Bayern de Munique e escreva sobre o técnico e sua forma de trabalhar e etc é simplesmente SENSACIONAL E VICIANTE.

É INACREDITÁVEL COMO ESSE LIVRO PRENDEU A MINHA ATENÇÃO E FEZ QUE EU O DEVORASSE EM TÃO POUCO TEMPO!

Pra quem acompanha futebol não é dúvida nenhuma que Guardiola é um gênio, em minha opinião pessoal é simplesmente o melhor técnico que já existiu, apenas. A sua forma de pensar futebol e a paixão pelo esporte é coisa de louco!

Poder acompanhar e aprender alguns ensinamentos com o próprio Guardiola dentro desse livro foi surreal para mim, porque o foco no fim das contas vai além de ser só sobre o futebol, se você parar pra prestar atenção existe muitas lições PRA VIDA ao decorrer dos acontecimentos diários de Guardiola. A disciplina, paixão, inteligência, constância, paciência e etc são pontos extremamente cativantes ao decorrer do período de leitura, você de certa forma aprende junto com os jogadores!

É clichê essa frase mas agora faz sentido: Não é só futebol, nunca foi. Guardiola é o futebol, é um maestro que sempre busca organizar a melhor sinfonia possível para os ouvintes.

Enfim, qualquer ser que não entenda de futebol ou entenda deveria dar uma lida nesse livro assim quando surgir a chance, porque sério, GUARDIOLA LENDÁRIO!

Nota: 10/10 (fica a dúvida agora pra mim se esse livro consegue superar "A revolução dos Bichos" no top lidos esse ano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Humberto.Martins 26/11/2023

Entender como funciona a cabeça de um dos maiores treinadores da história é fascinante.
Aprendi com o livro que basta apenas uma decisão errada e todo um trabalho pode ser destruído. As técnicas de posicionamento, a demonstração de que cada jogador tem sua importância no esquema tático bem conciso proposto por guardiola.

Vitorugo 19/10/2021

O mais próximo que chegarei de Guardiola
Infelizmente a vida dificilmente me dará a oportunidade de contato com um dos maiores técnicos da história do futebol.

Por isso agradeço ao autor, aprendi como se comporta essa mente brilhante, esse filósofo da bola, esse gênio tático.

Obrigado por me ensinar a quer buscar as coisas com o coração, a vencer, perder.

A obra é um diário imersivo durante o primeiro ano da passagem de Guardiola pelo Bayern de Munique. Todos os dramas, relacionamentos, conquistas, derrotas, mazelas que acometeram o elenco e seu líder.

Super indico a leitura, obrigatória para amantes do futebol e principalmente admiradores de Pep.

?(...) o relaxamento é inevitável quando se ganha. ?Sim é claro, é até lógico que aconteça, mas eu não aceito (...)?
Heliton 19/10/2021minha estante
Taí um livro q parece mt bom! Um dia eu leio, admiro esse cara desde o comando do Barça, um time mágico.

Victor Oliveira 08/08/2022

Guardiola Confidencial
Um documento para a posteridade de um dos maiores técnicos de futebol da história.

O que mais gostei no livro, é que ele não se trata de um culto a personalidade do Pep, mas de retratar suas idéias sobre o jogo, tanto no sentido tático/técnico quanto humano. Vale não só pra quem gosta de futebol, mas para quem aprecia grandes lideranças e personalidades, como o caso do Pep.

O livro é muito gostoso de ler. Como são retratados "momentos" da temporada do Bayern, separados por 5 ou 6 páginas no máximo, a leitura não fica cansativa e o leitor não se perde nos argumentos, além do texto fluído.

fh_barcellos 15/07/2020

Didático.
Pep Guardiola é um dos maiores técnicos dos últimos tempos, e não é por acaso. Em seu livro ele conta mais sobre sua filosofia de jogo e táticas, além de descrever seu relacionamento dentro do vestiário do Bayern de Munique.

Leandro.Monteiro 01/06/2016

Futebol de um inovador ponto de vista
Guardiola Confidencial é sem dúvidas um livro que extrapola o tema pelo qual Guardiola ganhou projeção: futebol. O livro mostra como equipes são como organismos vivos, capazes de atingir grandes feitos e logo em seguida tropeçar.

Martí Perarnau demonstrou grande imersão no dia a dia do técnico e de sua estrutura de trabalho, os capítulos muito bem divididos e a forma de falar do jogo de futebol e seus meandros foram sem dúvidas o ponto forte da obra.

Infelizmente não pegou o trabalho todo de Guardiola frente ao Bayer de Munique, apenas o primeiro ano do técnico. A saída de Toni kroos e Schweinsteiger dois símbolos do time e o jogo da Champions de 2015 contra o Barcelona mereciam terem os bastidores publicados devido a relevância dos fatos.

Recomendo!!!

Gilcimar 29/04/2022

Os maiores são os mais cobrados
?... porque no futebol quem não evolui fica para trás.?

Durante sua passagem pelo Futebol Alemão, Guardiola deixa sua marca, não apenas com títulos, mas, principalmente, com a tentativa de implantação de um projeto futebolistico ousado e totalmente diferente daquele praticado neste país.
Diante de uma narrativa simples e direta, o autor vai transcrevendo nas páginas deste livro todo o dia a dia vivenciado por Pep Guardiola durante o seu primeiro ano dirigindo o maior clube do futebol alemão, o Bayer de Munique.
Sinta-se convidado para se deliciar numa narrativa não apenas sobre taticas de futebol, mas sobre gestão de pessoas.

Ótimo livro.

Teo 09/03/2022

GÊNIO!
Não tem o que falar, depois do Sir Alex Ferguson e do Cruyff, o Guardiola é o maior técnico da história!

E digo mais! Esse Bayern só não ganhou a champions por causa de um tal de Cristiano Ronaldo ?.

Miquéiäs 30/04/2020

Um cara que revolucionou, o futebol mostrando que a posição, não em porta é sim a função, aulas do dia a dia com o pep Guardiola!!!

Miguel 05/06/2020

Gênio.
Criou uma nova era no futebol. Ler sobre a paixão do Pep pelo futebol é contagiante. Vida longa mestre!