Os relógios

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Lorraine 08/01/2021

Fraco se comparado aos demais da Agatha
o livro começa interessante, o assassinato nos deixa curiosos, mas o desenrolar é lento e a resolução pouco surpreendente.

Gabi 31/12/2020

Mistérios para Poirot
Um chamado específico e um assassinato deixam Sheila Webb e Miss Pebmarsh em uma situação complicada. O homem morto é desconhecido, tanto por elas quanto por qualquer vizinho. Ninguém viu nada, ninguém sabia nada, e Colin Lamb resolveu levar o caso ao seu velho amigo, Hercule Poirot.

Além do assassinato, quatro relógios foram deixados na casa de Miss Pebmarsh. Por que? Poirot se comprometeu a desvendar esse mistério sem sair de sua poltrona. E a solução é impressionante.

A cada página, uma nova evidência, um novo mistério, uma nova versão. Agatha não nos deixou desgrudar os olhos desse livro um segundo sequer!

Erica.Conte 29/11/2020

Muito boa a história, fiquei envolvida e não desconfiei de quem eram os culpados.
Primeira obra que leio dela e de agora em diante irei recomeda-la sempre e claro lerei outras obras também.

Lucy 26/10/2020

Os relógios
Foi o meu primeiro contato com a Agatha, confesso que não foi tão bom (como outros que li posteriormente) mas foi uma leitura interessante. O caso em que a trama é centrada é bem interessante e eu fiquei curiosa e animada para entender o ocorrido do início ao fim. Mas achei a narrativa lenta e um pouco confusa. E a resolução do caso foi muito "viajada" na minha opinião.

Vanessaf 20/10/2020

Um dos livros mais fracos dessa grande escritora.
Yasmin 21/10/2020minha estante
concordo!

Bruno.Dellatorre 18/10/2020

Uma grata surpresa
No início da leitura, percebi que tratava-se de uma história com ritmo mais lento. Há pouca movimentação, o que pode tornar a leitura um pouco chata para alguns. Eu não estava sentindo falta da dinâmica costumeira dos livros da autora, mas logo aceitei o ritmo da história e decidi acompanhar sem pressa, apreciando os diálogos e a atmosfera muito bem construída do enredo.

O caso em questão é um mistério intricado, que exige um tempo maior para ser resolvido. Por isso o ritmo da história é mais demorado. Se a história tivesse muita ação, as informações ficariam perdidas. Já com ritmo lento, acabamos perdendo muitas informações cruciais pra resolução do crime. No meio de diálogos rotineiros, que julgamos ser dispensáveis e chatos, são reveladas pequenas pistas.

E nem assim o leitor é capaz de desvendar o motivo e o método do crime. O assassino (ou assassina) pode ser descoberto por observação comportamental, mas ainda assim acho difícil.

No geral, é muito bem escrito, agradável e deliciosamente complexo. O desfecho se encaixa muito bem e encerra a história com chave de ouro.

Mas....

SPOILER ABAIXO. NÃO CONTINUE LENDO SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO AINDA E QUER LER...

Achei meio injusto que o título do livro seja ?Os relógios? visto que no fim das contas, eles não significavam absolutamente nada. É uma ironia da autora, certamente, mas não deixa de ser um detalhe digno de menção.

Pra mim, o maior plot Twist nem foi saber que a Miss Martindale era a assassina. O que me deixou mais sobressaltado foi a verdadeira face da miss Pebmarsh. Desconfiei que ela não era lá boa coisa, mas fiquei surpreso com a confirmação dessa desconfiança. Achei a personalidade dela muito fascinante. Não é uma personagem que age como esperamos. Ela até tenta pegar uma faquinha pra matar o Colin! Pra mim, ela foi a melhor personagem do livro.

Wagner47 15/10/2020

16:13
Agatha trabalhando com duas tramas ao mesmo tempo. Uma longa por demais e por vezes desnecessária (mas com um incrível final) e outra sobre o crime praticamente sem rodeios e cheia de ótimos mistérios, fazendo com que o leitor não veja motivos para tal feito (por mais que o assassino de torne óbvio demais em certo ponto).
Poirot usado como coadjuvante de luxo, porém melhor utilizado do que foi em A Mansão Hollow

Erica 25/09/2020

Bem diferente dos primeiros livros, mais moderno, de acordo com a época em que foi escrito. Gostei bastante!

Jamille 21/09/2020

Não faz jus à rainha do crime
Este livro é estruturado em torno de um assassinato que ocorre em situações bem estranhas em uma casa, onde a moradora se quer conhecia a vítima.
O maior diferencial é que quem estão a frente disto são um inspetor e seu amigo que ocasionalmente estava próximo ao local; o nosso amado detetive Hercule Poirot aparece bem esporadicamente, pois ele foi desafiado a resolvê-lo a distância, "sem levantar da poltrona".
Esse foi um dos poucos livros da Agatha Christie que eu li mas não senti aquela curiosidade e vontade de devorar os capítulos. Não me afeiçoei muito pelos personagens a frente da investigação, muito menos pelos suspeitos e testemunhas, todos me pareceram um tanto superficiais e chatos.
A pouca presença do Poirot, sua forma de conduzir o mistério e seus comentários peculiares foi o que me fez mais falta. Nos capítulos em que ele aparecia, foi quando eu mais fiquei empolgada!
Sobre a edição da Globo Livros, é muito bonita! Porém está cheia de erros de tradução, com alguns caracteres aleatórios que não fazem parte do livro.
Em geral, o livro foi bem morno e não me capturou muito, porém é muito bem escrito e 100% redondo. Portanto, 3 estrelas.

site: https://www.instagram.com/rotinainspira

Diego 29/08/2020

Razoável?
Amo Agatha Christie. Sempre amei. Li vários livros dela e sempre me diverti. Entretanto, alguns livros parecem que foram escritos sem garra, sem tesão. Esse é um deles. Não me prendeu muito, arrastado além da conta. O final segue o estilo de Agatha, tudo de repente se resolve. Mas a trilha até o final não foi divertida. Agatha tem livros muito melhores.

Flavio 18/08/2020

Um crime misterioso
Um morto sem identificação, na casa de uma cega, tudo isso poderá impedir a solução deste caso??? Talvez se o detetive não fosse Hércules Poirot.

Julia.Ferraroli 18/08/2020

Maravilhoso.

Aline Juliany 26/07/2020

Agatha Christie sempre nos fazendo de de bobos em suas histórias. Como sempre, me surpreendeu o/a assassinx.

Pedro 15/07/2020

Um livro divertido
Este é o primeiro livro que leio de Agatha Christie, e admito que me surpreendi.
Faz anos que não leio um livro desse gênero, e estou bem satisfeito. Um livro para todas as idades, embora que se o leitor não tiver muitas referências no gênero, pode acabar se perdendo um pouco em algumas citações, mas nada que impeça a leitura.
Gosto muito de livros que me desafiam a imaginar quem é o responsável por determinado crime, e Os Relógios faz isso com certa maestria. Um ponto que, talvez seja mais de minha parte, é que a autora "forçou" a ideia de suspeitar de um personagem, que ficou logo obvio que ele não era o responsável pelo crime. Outro detalhe, faltou alguns diálogos que senti necessários para o decorrer da trama, o que acabou criando alguns saltos temporais meio confusos.
O final é bem surpreendente, inesperado, fechou o livro com chave de ouro. Posso dizer que vou buscar mais obras da autora.