Os relógios

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Guilherme 25/05/2021

Assim como Hercule Poirot quase nunca se engana, Agatha Christie quase nunca me decepciona, neste livro no foi diferente, uma ótima história, bem amarrada, e melhor ainda, muito bem contada.

Felipe Araújo 18/05/2021

ÁGATHA SEMPRE PERFEITA
Por causa de um prego,
a ferradura de se perdeu,
Por causa de uma ferradura,
o cavalo se perdeu,
Por causa de um cavalo,
o cavaleiro se perdeu,
Por causa de um cavaleiro,
a batalha se perdeu,
Por causa de uma batalha,
o reino se perdeu,
E tudo por causa de do prego de uma ferradura.

Karol 15/05/2021

Eu esperava mais...
Por se tratar de Ágatha Christie eu confesso que esperava mais, mas ainda assim o livro é um bom mistério capaz de fazer a mente trabalhar para desvendá-lo. É um bom entretenimento.

Carla 14/05/2021

Podia ser um conto
Amo Agatha Christie e já li dezenas de livros dela. Esse, definitivamente, foi uma das histórias mais mal escritas da autora.
Certamente, podia ser um conto pq houve, no meio da história, muitos diálogos desnecessários que nem serviram para dar pistas erradas.
A história tem Hercule Poirot que é desafiado a desvendar um crime. Quem o desafio é o amigo Colin Lamb, espécie de agente secreto da Guerra Fria.
Pela primeira vez ficou bastante óbvio quem era o assassino.
Não é uma história brilhante da Rainha do Crime.

Lucia101 03/05/2021

Agatha Christie mais uma vez me fazendo de boba numa leitura impossível de parar.

Norberto 30/04/2021

Fiquei pensando com qual nota avaliar e vi que o skoob classifica 2,5 como razoável, então é isto. Não vi nada demais nessa história especificamente, mas já estou sabendo que fica mesmo aquém dos melhores livros da autora, tudo certo. Próximas leituras já estão por aqui, vou ver como serão as outras experiências.

Caroline 07/04/2021

Não é o melhor da autora, mas diverte.
Confesso que não desconfiei de quem seria o assassino e achei um pouco confusa a interrelação com a outra história. Poirot estava muito apagado nesse livro e um pouco mais pedante do que de costume, rs.

Um ponto que achei divertido foi ver a metalinguagem na cena de Poirot dando suas opiniões sobre autores de romances policiais e histórias de detetives. Achei muito legal o Easter egg sobre a autora de mistérios Ariadne Oliver, que aparece em outras histórias de Poirot, como "Cartas na mesa". Agatha Christie faz dela a própria caricatura e é muito interessante ver o próprio Poirot fazendo sua análise crítica desse gênero literário do qual ele é personagem.

Erica 31/03/2021

??
Primeiro livro dela q leio, achei interessante como as coisas se interligam no fim. Hercule Poirot é realmente muito bom, nem imaginava quem seria o assassino.

Nathane6 09/03/2021

Colin Lamb é filho do Battle?
Contém uma narrativa interessante e bem construída. Um agente do serviço secreto, durante a guerra fria, pede a ajuda de Poirot pra desvendar um caso muito estranho. Colocando seus dons em prática, Hercule desvenda o assassinato usando apenas os relatos de Lamb.
Dizer que ocorrerá uma morte em algum livro da Agatha Christie não é novidade pra ninguém, certo? rs
Terminei o livro achando um pouco confuso, mas concordo que foi uma proposta legal. Adoro quando tem pouco de espionagem nos livros dela. E como sempre, nada é o que parecer ser!

Fabio Shiva 19/02/2021

Cuco!
Esse foi um dos primeiros livros de Agatha Christie que li, ainda aos 11 anos de idade. Sei disso porque, coisa curiosa, tenho a lembrança da casa onde eu morava ao ler o livro, e da qual me mudei antes de completar 12 anos. Contudo a respeito da história em si eu não guardava a menor recordação, além de um inexplicável papagaio que ficava berrando na cena do crime. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir agora, ao finalmente reler “Os Relógios”, que o tal papagaio era na verdade o cuco... de um relógio! Coisa estranha é a memória da gente...

Nessa segunda leitura, achei a trama razoavelmente divertida, embora esteja bem distante dos maiores êxitos da autora. Talvez para acrescentar algum tempero ao enredo um pouco insosso, Agatha inseriu alguns elementos de espionagem em sua história de assassinato. Eu, que amo tanto os romances policiais de Agatha Christie ao ponto de ter lido a maioria duas ou três vezes, confesso que não gosto nem um pouco de suas histórias de espionagem, que considero por demais ingênuas e inverossímeis. Sempre me intrigou muito o fato de uma mente tão ardilosa e maquiavélica para conceber mistérios de assassinato chegar a ser simplória ao elaborar suas tramas de espionagem. Por sorte, em “Os Relógios” a espionagem é apenas coadjuvante.

Achei especialmente interessante encontrarmos aqui um Poirot já bem velhinho e quase inválido, empenhado na leitura dos principais autores de histórias policiais. Isso rendeu um inesperado comentário de Poirot a respeito de Sherlock Holmes e de seu criador, Arthur Conan Doyle:

“– As aventuras de Sherlock Holmes – murmurou, com afeto. E então pronunciou só uma palavra, com reverência: – Maître!
– Sherlock Holmes? – perguntei.
– Ah, non, non, nada de Sherlock Holmes! É o autor, Sir Arthur Conan Doyle, a quem eu reverencio. As histórias de Sherlock Holmes são, na verdade, espichadas, cheias de tolices e muito artificiais. Mas a arte de escrever, ah, isso é outra coisa. O prazer da língua e, acima de tudo, a criação desse tipo formidável, que é o Dr. Watson. Ah, isso sim é que é triunfo.”

Pincei ainda essas duas tiradas, que achei bem legais:

“Não há nada mais insípido do que a pornografia explícita.”

“As pessoas rígidas sempre cedem ante a lisonja.”

E viva Agatha Christie!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

brenda 28/01/2021

O livro não é ruim, porém, por mais que não conheça muito os livros da Agatha Christie (o que pretendo conhecer), achei bem simples para o nível de livros dela, principalmente por conta do desfecho.

Thais.Cardinot 14/01/2021

Gostei bastante do livro! Nao é um dos melhores da agatha em questao do final mas o livro em si é muito bom.