Passageiro para Frankfurt

Passageiro para Frankfurt Agatha Christie

Resenhas - Passageiro para Frankfurt

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #164: É RUIM DE PROPÓSITO
Agatha Christie é conhecida por seus romances policiais, os quais foram prestigiados por diversos países e que, até hoje, fazem bastante sucesso, contando com personagens icônicos como o detetive Hercule Poirot e também Miss Marple. No entanto, nem todos os livros dela são sobre detetives, velhinhas simpáticas e assassinatos.

Alguns, como Passageiro para Frankfurt, são diferentes da maioria das obras da escritora. Na verdade, ao contrário da classificação comum dada à obra, ou seja, romance de espionagem, eu diria que, na verdade, é um romance ideológico.

Agatha Christie, através das páginas dessa história, mostra o seu lado mais conservador e pessimista sobre a juventude, colocando em pauta como o marketing e os grandes empresários podem influenciar uma geração. Ainda que eu não discorde de um todo de sua opinião, até pelo contexto da década de setenta, acredito que esse viés ideológico da escritora é um tanto exagerado.

A partir disso, Agatha traz a proposta de uma revolta nazista às escondidas, pontuando teorias da conspiração da época para o retorno de um novo Hitler. Essa característica histórica é, hoje, muito utilizada por autores de romances policiais ou históricos, como Ken Follett, mas não tão comuns na época de Christie. Além disso, esse tipo de proposta demonstrava o maior receio da escritora quanto ao rumo da vida cotidiana, tanto é que há uma introdução concisa sobre a proposta dela para a história em questão. Esse livro é para ser, estruturalmente, problemático e com um desfecho decepcionantemente fantasioso.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-164-e-ruim-de-proposito/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-164-e-ruim-de-proposito/

gabi 21/03/2021

Decepcionada...
Nunca pensei que não iria ?gostar? de um livro da Agatha Christie, mas esse realmente me decepcionou :(( a premissa é tão boa, tem uma teoria da conspiração tão legal, mas eu realmente não sei o que aconteceu. A narrativa foi se perdendo tanto que eu nem tinha vontade de ler; no final até aparenta ter um plot, mas na verdade ele nem vem. Tô triste pq a rainha do crime é sempre tão original e maravilhosa com suas histórias :( mas não vou render muito pq ele tem outros livros maravilhosos.

V_______ 20/03/2021

Passageiro Para Frankfurt
Sir Stafford Nye é abordado durante uma conexão no aeroporto de Frankfurt por uma jovem misteriosa que pede sua ajuda para que possa embarcar em seu lugar, do contrário ela corre o risco de ser assassinada. Assim Sir Stafford Nye acaba se envolvendo em uma trama de conspiração internacional que busca através da anarquia da juventude uma nova ordem para o mundo.
Com uma pegada de espionagem o livro tem uns personagens bem interessantes e caricatos, mesmo sem aprofundar muito neles, há alguns outros que aparecem em outras obras da escritora também, como é o caso de Mr. Robinson, um misterioso magnata, há toda uma trama que junta ficção com boatos históricos, como o fato de Hitler ter fugido para a América do Sul, esse pano de fundo é bem interessante e importante para a trama. O livro é daquele que promete mais do que entrega, o que dá a sensação da trama ser interrompida pela metade, apesar disso é o enredo é bom. Um problema terrível na edição são os constantes erros, até desestimulam a leitura, achei absurdo se tratando de uma grande editora, deveriam prezar mais por uma revisão adequada, de pouco adianta uma edição com capa dura e projeto gráfico elaborado se pecam no principal que é o texto.

Ângelo 04/03/2021

Extremamente decepcionado, nem parece um livro da Agatha Christie. Me perdi na história diversas vezes com tantos personagens e um enredo confuso. Ainda não entendi o que de fato o livro quis abordar.

anselmo.pessoal 04/02/2021

Enorme decepção
Se como eu você é apaixonado pelos livros da AC, com seus adoráveis Poirot e Mrs. Marple, com o ambiente das pequenas vilas, ESTE LIVRO NÃO TEM NADA DISSO!!!! Uma enorme decepção. Nunca imaginei que diria isso de um livro da AC.
Edu 04/02/2021minha estante
O Poirot é o investigador nesse?

anselmo.pessoal 05/02/2021minha estante
Não.

Santana 16/11/2020

Estranho
Comecei a leitura bastante curioso, mas ao longo do tempo a narrativa foi se perdendo, acho que foi um dos piores livros da Agatha, não gostei da abordagem

leituradacamis 14/10/2020

É um livro ok, mediano. Não é ruim, mas não é super legal. É um livro que tem um contexto histórico interessante, mas que não me prendeu muito.

PaolaBiah 28/09/2020

Não parece Agatha Christie
Eu até poderia fazer uma resenha, se eu tivesse entendido o livro. Confesso que apenas no final me situei um pouco. A maior parte do livro é confusa, com histórias desconexas, vaaaaarios personagens diferentes, e o pior: você busca na história algo de Agatha Christie e não encontra nada.
Não gosto de dar notas baixas a livros, pois acredito que depende muito do gosto do leitor... mas esse livro, na minha humilde opinião, é o pior de Agatha Christie. Porque ele foge completamente do estilo fascinante da nossa rainha dos crimes, e trata de assuntos que eu tento fugir quando estou lendo (politica). Então, por essa razão, minha nota foi baixa.

Carla Menezes de Almeida 01/09/2020

Gostei, a ideia da história é boa, mas faltou desenvolver. O arco narrativo do personagem principal quase não existe e o desfecho acontece meio do nada.

Jacq 24/05/2020

Que livro ruim!
Estou chocada como esta pode ser uma obra da Ágatha. O livro não tem uma história clara, os personagens são confusos, mal da pra lembrar os nomes. Sério, estou decepcionada! Um livro que não precisa ser lido, na minha opinião. Parecem várias histórias juntas que levam todas a lugar nenhum. Sem propósito, sem final, sem enredo. Fazia tempo que não me frustrava assim com um livro. A leitura foi difícil o tempo todo mas, me forcei a ir até o final pra ver se faria algum sentido e não fez. Realmente não gostei.

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Peguei o livro para ler sem ler a sinopse (como de costume) e me deparo com o livro menos Agatha Christie da Agatha. Explico: aqui não temos a investigação de um assassinato; tudo começa com uma troca de passageiros em um voo que desencadeia a investigação de uma instituição (vulgo quadrilha) internacional, que está de certa forma ligada à Hitler. Em algum momento da história considerei que esse seria o “projeto Laranja Mecânica” da Agatha... é um dos últimos livros que ela escreveu, talvez quisesse deixar sua opinião sobre a juventude da época. Teve até algumas menções filosóficas, o que é bem incomum. O livro é bom, se você conseguir não ter expectativas quanto à suspense policial – não foi o meu caso.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Uiara 23/05/2019

Péssimo
Nem acredito que foi a Ágatha que escreveu esse livro, seguramente foi um daqueles que escreveu sem inspiração, só para entregar a edição anual.