Um Destino Ignorado

Um Destino Ignorado Agatha Christie

Resenhas - Um Destino Ignorado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isabel 15/02/2024

Uma leitura empolgante. Fui surpreendida com esse livro. Agatha Christie escreve uma aventura de espionagem, tem também um pouco de ficção científica. Gostei muito.
Lorena.Naben 17/02/2024minha estante
ebaaaa, espero conseguir esse em breve

Isabel 18/02/2024minha estante
Encontrei em um sebo.

Wesley 04/01/2014

Não gostei.
Foi o primeiro livro que li da Agatha Cristie e realmente não gostei. Trama fraca com personagens desinteressantes e mistérios previsíveis. Espero tentar ler outros livros da autora e conhecer melhor a sua obra.
Maria Lúcia 07/03/2017minha estante
A trama de espionagem é muito interessante e envolvente.Afinal é uma obra da grande Dama do Crime. Um livro que vale a pena ler..No entanto, também não recomendo para aqueles que estão começando a conhecer essa autora. Porque suas obras mais fascinantes,sem dúvida, são aquelas protagonizadas por seus grandes detetives Poirot e Miss Marple, em ambientes onde predominam personagens ingleses, como seu humor característico e uma sutileza que nos transporta ao verdadeiro mundo de Agatha Christie. E se existe um toque de "savoir faire" dos franceses (ou belgas, como Poirot), é apenas para dar um sabor levemente apimentado a essa receita infalível. Então, quando finalmente tivermos lido ávidamente toda sua obra mais conhecida, poderemos chegar a "Um destino ignorado" como se fôssemos íntimos da autora, e então lhe daremos esse direito de navegar por outros mares desconhecidos...e apreciá-los devidamente...!

Cris 22/03/2015

Nesse livro não temos Poirot, nem Marple e nem um assassinato a ser descoberto. O livro trata do desaparecimento de um cientista e o que é feito para resgatá-lo.
Como toda estória de Agatha Christie, ela conseguiu me prender até o final. Apesar de não ser cheio de suspense, possui algumas boas reviravoltas e os toques românticos da autora também estão presentes.
Fer Kaczynski 29/03/2015minha estante
Agatha nunca nos decepciona, adoro os livros dela!

Sandrinha 29/12/2023

Ótimo livro! Um Destino ignorado, escrito por Agatha Christie, publicado em 1955.

Agatha nos apresenta a uma trama bastante interessante, complexa de espionagem e conspirações internacionais.

A narrativa tem como ponto principal o desaparecimento de vários jovens acadêmicos em uma conferência em Paris. Entre eles está Thomas Betterton um jovem cientista nuclear.

O Serviço Secreto Britânico convoca Jessop para investigar e resolver o mistério. Durante suas investigações conhece Hilary Craver, uma jovem que planeja se suicidar, mas é impedida por Jessop. Ele a convence a ajudá-lo nas investigações. A fez acreditar que poderia assumir a identidade de Olive, a esposa de Thomas Betterton. Morta recentemente. Hilary, ciente de todos os perigos, aceita o convite e embarca nessa aventura, sem saber ao certo o que a aguarda, acompanhada de estranhos rumo ao destino ignorado por ela.

O ?suspense? ao longo da narrativa, nos prende a atenção e nos deixa ansiosos para descobrir como a história vai acabar.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Coruja 20/09/2022

Um Destino Ignorado é um dos romances isolados de Christie - menos história de detetives e mais thriller político mergulhado no contexto da Guerra Fria. Publicado originalmente em 1954, começa com uma série de cientistas desaparecendo misteriosamente na Europa Ocidental, para então nos apresentar Hilary Craven, uma mulher que não tem nada a perder, anseia pela morte, e é convidada a uma missão potencialmente suicida que talvez ajude a identificar quem está por trás dos sumiços.

Sem Poirot, Miss Marple, os Beresford, ou quaisquer dos outros personagens emblemáticos da autora, dá até para esquecer que se trata de uma obra da Rainha do Crime. E se, a princípio, fiquei comparando mentalmente o roteiro de Um Destino Ignorado com os romances de espionagem de Le Carré; a medida em que avançamos o enredo vai se tornando tão inverossímil que cheguei a conclusão de que a comparação tenderia para o lado Indiana Jones ou os filmes mais rocambolescos da franquia de James Bond.

Temos ruivas convenientes, mais de um acidente de avião, a inserção oficial de uma civil completamente leiga numa investigação altamente sensível de agências de inteligência europeia no auge da Guerra Fria, vilões estereotipados que se escondem por trás das cortinas, uma colônia de leprosos, e até um romance que engrena tão de súbito que dá até para se perguntar se você pulou algumas páginas.

Em resumo, o roteiro das aventuras de Craven é rídiculo - e é exatamente esse plot inacreditável que salva o livro. Eu fui me arrastando na leitura até o momento em que Hilary realmente consegue entrar no grupo dos cientistas cooptados, quando então devorei todo o resto de uma sentada, porque eu precisava desesperadamente saber como cargas d’água essa missão impossível conseguiria encontrar uma resolução, enquanto ria de nervoso como cada novo improvável lance.

Um Destino Ignorado não é nem de longe um dos melhores trabalhos da Christie, mas acaba se tornando divertido por partir tão completamente do que se costuma esperar do gênero. Eu recomendo mais a quem se interessa por seguir um projeto de leitura completa da bibliografia da autora do que para quem está começando nos trabalhos da Christie ou para quem prefere um dos seus refinados mistérios em que tudo faz sentido no final. Afinal… sentido é algo tão ignorado quanto o destino nesse volume…

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/09/projeto-agatha-christie-um-destino.html
Thiago275 26/09/2022minha estante
Amei sua resenha. Agatha tem altos e baixos, coisa compreensível sobre alguém que escreveu tanto.

Marcela Nacazato 19/01/2022

Diferente
Livro diferente de todos que já li da Agatha Christie. Não tem nenhum assassinato que ocorreu, e a história se baseia na espionagem.

Apesar da espionagem não ser meu tema favorito da Agatha Christie, este me surpreendeu positivamente. Esperava ter ficado mais entediada lendo, mas devorei esse livro como qualquer outro.

A leitura vale a pena!
plmddsilvia 01/04/2022minha estante
Sinaliza o comentário com spoiler, mulher

Ewerton 26/05/2024

Um destino ignorado
Que história envolvente! Agatha Christie, mulher, de onde vem tanta inspiração? Essa foi a primeira história da Agatha que li sem seus personagens principais (Poirot e Ms. Murple), achei até que eles fossem aparecer em algum momento, mas não. Entretanto, isso não tirou o brilho e o feitiço que te prende na leitura como a Agatha é mestra em fazer. Além disso, foi a primeira história dela que li contendo teorias da conspiração, política etc. Eu achei muito bem escrita. E vamos falar de plot? É chuva de plot até a última página. Quem diria que as coisas estariam ligadas entre os personagens do jeito que foram colocadas? Fiquei bobo, mas feliz também.

Um dos melhores livros que li esse ano. Agatha não decepciona nunca.

Joice (Jojo) 16/06/2010

Um destino interessante
Confesso que, no início, pensei que "Um Destino Ignorado" fosse um outro "Homem do Terno Marrom". Todavia, a história é muito interessante e bastante intrigante. O casal Hillary e Andy é cativante e as saídas que a escritora encontra para solucionar os becos sem saída são muito bons. Recomendo, principalmente se você quiser ler algo da Agatha que não envolva (diretamente) assassinatos.

Lucia Sousa 15/08/2010

Um bom livro
Eu o li há muito tempo,e não me lembro muito bem dos personagens,nem do enredo,só sei que envolvia uma moça e ela se via envolvida na trama sem querer.Na época foi uma leitura agradável!

Cristiano 06/02/2013

Apenas Bom.
Como um fã de Agatha, gosto de dizer que não por isso me torno "alienado" por todos os seus livros. A história de Um Destino Ignorado é muito boa, e é melhor aproveitada do que em Os Quatro Grandes (livros mais o menos do mesmo "gênero"). Porém, existem momentos no livro que causam uma tremenda irrealidade dos fatos o que torna o livro tolo, e toda a atmosfera de espionagem e etc se perde. Contudo, recomendo a leitura como uma boa distração para os admiradores de Agatha, não recomendo como primeira leitura da autora, pois nesse livro não é demonstrado todo o talento da autora, que não se aplica na espionagem e sim nos mistérios da psicologia humana, e de crimes.

Matheus P. 17/04/2014

Longe de ser um dos melhores trabalhos de Agatha Christie e eu jamais recomendaria este livro a alguém, mas, mesmo assim, não me arrependo de ter lido. Sem Poirot, Miss Marple e nenhum crime de aldeia em vista, Agatha Christie parece perdida e sem ar enquanto tenta desenvolver um romance sobre espionagem.

A história em si parte de um princípio legal: o sumiço de cientistas. Fica mais legal ainda quando Hilary Craven, uma mulher que estava perto de se matar, aceita se envolver na investigação. Conforme o livro avança, a história vai ficando inverossímil, forçada, salva apenas pelas boas descrições, desenvolvimento de alguns personagens e diálogos sobre ideologias que se mostram muito interessantes.

Pontos fortes: o desenvolvimento de Hilary Craven durante o livro e sua relação com Jessop. Muitos veem esta personagem como um reflexo de Christie em certa época de sua vida - uma mãe solteira amargurada após o fim de um casamento.

Também é muito interessante as descrições das viagens durante os anos 50. Christie sempre teve certo fascínio pelo norte da África e, neste livro, somos levados a conhecer o Marrocos.

Legal também conhecer a posição política de Agatha Christie (infelizmente, em meio a um roteiro muito fraco). Contudo, ela trata com maestria a respeito do lado ditatorial do comunismo (ou, se o leitor da resenha preferir, 'socialismo real'), fazendo comparações deste com o nazismo. "O senhor gosta de ser dirigido, de ser mandado e de não ter opinião própria?". Alguns amam apontar evidências de preconceito racial ou étnico nos trabalhos de Christie, mas eu tenho certeza que ela era bastante liberal.

Paulo Silas 18/08/2014

Interessante trama em mais um dos bons livros de Agatha Christie.

Tendo Jessop como o investigador protagonista, a história possui uma onda de suspense constante. Do início ao fim do livro, a névoa de mistério permanece, quando aos poucos o quebra-cabeça vai sendo montado. Um típico, mas ainda mais cativante romance policial da autora.

Hillary Craven, a verdadeira protagonista da história, após desiludir-se com a vida por tragédias pessoais, é induzida por Jessop a participar ativamente de uma importante investigação, quando esta tem de assumir a identidade de outra pessoa para auxiliar no desvendar do caso de desaparecimento corriqueiro de diversos cientistas.

Tendo como pano de fundo o período da "Cortina de Ferro" pós-Segunda Guerra, a trama empolga e aproveita a situação histórica para apresentar elementos de tal época.

Vale a pena. Recomendo!

Carol Galvão 17/05/2016

Espionagem e Agatha
Gostei muito desse livro, prendeu minha atenção do inicio ao final.
Conta a historia de Hilary que vive o momento mais triste e sem esperança da sua vida, que vê numa serie de coincidências uma solução melhor para todo seu sofrimento.
No momento que ela inicia sua jornada uma serie de eventos e surpresas acontecem, fazendo com que muitas mudanças aconteçam.

Mais uma historia de espionagem, sem os principais personagens da Agatha que muito me agradaram.

Sol 19/06/2016

Boa história
Como todo romance policial da Agatha, esse não deixa de ser muito bom. Se trata de um mistério que vem acontecendo em todo o mundo. Cientistas e mentes brilhantes estão desaparecendo. Um investigador, Jessop, resolve usar uma mulher comum para se infiltrar e tentar desvendar o mistério de dentro. Não é o melhor que já li da Agatha, mas é muito bom. História bem escrita e cheia de revelações de última hora.

Mr. Jonas 12/02/2018

Um destino ignorado

“Um suspense de primeira classe.”
Birmingham Post

Em Um destino ignorado, Agatha Christie demonstra mais uma vez seu talento como escritora de suspense, envolvendo o leitor em uma surpreendente trama de espionagem e intriga internacional.

Durante uma conferência em Paris, o cientista nuclear Thomas Betterton desaparece misteriosamente. Ele é apenas um entre vários acadêmicos de elite que sumiram sem deixar rastros, causando inquietação entre as autoridades de diversos países. Cabe ao Serviço Secreto de Inteligência Britânico investigar o paradeiro dos pesquisadores, bem como descobrir quem os está sequestrando e por quê. A chave para este mistério parece estar nas mãos de uma mulher enigmática, que se encontra à beira da morte...

1 | 2 | 3 | 4 | 5