Os Segredos do Rei do Fogo

Os Segredos do Rei do Fogo Kim Edwards

Resenhas - Os Segredos do Rei do Fogo

Lyce 03/03/2023

Não foi um livro que eu gostei de ler. Achei extremamente chato e complicado. São 14 contos completamente diferentes entre si, alguns são horríveis de ler. Demorei uma eternidade pra terminar pq não consigo parar um livro na metade. Teve alguns que eu achei até legal, entre todos, o meu preferido foi o que traz referência ao nome do livro. Mas enfim, não foi uma leitura muito agradável.

Corinne 27/02/2023

Um livro de pequenos contos...a maioria deles gostaria que tivessem tido as histórias completas, ou que virassem um livro. Leitura fácil e envolvente.

Nine Stecanella 26/10/2010

Os segredos do Rei do Fogo
Faz MUITO tempo que tenho esse livro. Certa vez comecei a ler, mas parei logo em seguida. Vi ele novamente e resolvi ler até o fim. Não conheço muito a Kim Edwards, autora desse livro e também do Guardião de Memórias. Mas não foi um livro que gostei.

São 14 contos, como conta ali em cima, dos mais variados estilos. E esse foi um dos pontos que me afastaram do livro. São muitas situações diferentes, muitas culturas e muitos sentimentos, resumidos em poucas páginas. A essência dos sentimentos e situações é bem compreensível, mas sempre acho chocante um escritor abordar tantas coisas em um único livro.

Pra mim não foi uma leitura muito rápida. Me arrastei bastante pra ler. Mas isso foi minha antipatia com o livro. Confesso que prefiro o Guardião de Memórias, embora também não seja um livro muito, na minha opinião. De qualquer maneira, separei três contos para contar aqui.

Equilíbrio conta a história de um casal que viaja com seu circo itinerante. Depois de muitos anos de união, eles começam a se questionar sobre seus sentimentos e se suas vidas não se tornaram muito pacatas e repetitivas. Gostei desse conto porque ele se reproduz facilmente na vida real. Caso dos meus pais, hoje separados, mas que por 20 anos tentaram um relacionamento que não satisfazia nenhum.

O Convite conta a história de Joyce, uma mulher que vive a cerca de sua comunidade. Derrepente uma nova jovem chega na cidade. Como faz todas as vezes, Joyce a convida para o chá, conta como são os costumes e hábitos e durante a conversa subestima a linda menina. Joyce está a dias aguardado a chegada do convite da grande festa do sultão, o homem mais poderoso da região, quando descobre que a novata foi convidada e ela não. E o melhor, Joyce passa o ano contando sua entrada triunfal na festa do ano anterior quando descobre que cometeu um grave erro com suas roupas e por isso não foi convidada novamente.

Não só por dar nome ao livro, mas o conto Os segredos do Rei do Fogo é o melhor. E conta como um jovem superou seu mestre, e foi superado pelo seu aprendiz. O fogo na verdade faz parte do número de magia que ele apresenta em um circo. E claro, é a atração principal. Até que vê uma linda jovem e seu irmão. O garoto passa a ser ajudante do "Rei do Fogo", que permite a presença do menino por interesse em sua irmã. Outro personagem que subestima os outros e perde tudo. Se muda, sofre por anos pela perda da moça, quando descobre que a vida lhe pregou uma grande lição!

Luiz Ehlers 24/12/2009

Contos "novelísticos"
A descrição na contra capa me chamou bastante a atenção. É bem complicado avaliar um livro com tantas histórias diferentes. Mesmo que na contra capa diga que elas estão relacionadas pelos sentimentos, na verdade, são textos bem diferentes e falar sobre o ser humano é algo MEGA vasto.

Enfim, há vários contos bons, especialmente o que dá título à antologia, que por conhecidência é o meu favorito. O interessante desta autora é que grande parte dos contos tem temas "novelísticos", quem ler vai encontrar muitas "inspirações" de temas abordados em novelas recentes. Lendo alguns deles, pode-se perceber que os nossos autores de novelas não são digamos, criativos.

Críticas à parte, há vários contos bons que têm temas um pouco pesados, mas que garantem uma boa reflexão. Um antologia como esta é bom para quem tem pouco tempo para ler, pois consegue ler um conto de cada vez e se tem o devido tempo para a "digestão" das mensagens humanas que a autora passa.

Narah 06/12/2009

Título nada haver
O livro e a sua sinopse nos remetem a ter uma idéia completamente diferente do seu conteúdo, daí a decepção imediata ao começo da leitura. Os contos em si são razoáveis, mas não contextualizam com a promessa do livro.

Gi 02/08/2009

Mais ou menos
Gostei como começou. Cada conto traz, por meio dos fatos, a descrição de cada sentimento humano. Infelizmente, com o decorrer das páginas, cada conto deixou a sensação de que ainda teria algo por vir. Talvez seja o objetivo.