Simples Assim

Simples Assim Martha Medeiros

Resenhas - Simples Assim

1 | 2 | 3 | 4

Jeane 05/04/2020

Mais do que um momento de deleite, a leitura de Martha Medeiros se tornou uma experiência de aprendizagem. Quero algum dia conseguir externar as minhas vivências cotidianas simples assim, tal como ela.

Eloh9 19/05/2022

Gostei e digo sem pensar duas vezes!
Me diverti muito! Sem palavras, é muito bom! São cronicas ótimas, leves, que te fazem refletir e em algumas (a maioria) dar risadas.

Super leve, com a leitura boa. A única coisa é que as folhas brancas e as falas com aspas me incomodam, mas não importa.

Sério, acho que todo mundo deve ler esse livro em qualquer época da vida. Te amo, Martha Medeiros!

Ketlin.Canalle 18/10/2022

Primeira obra de Martha Medeiros???
Neste livro conhecemos diversos aspectos da vida de Martha Medeiros na forma de crônicas. Diversos assuntos e a sua visão do mundo. Achei muito interessante e me identifiquei com muitas situações e histórias.

Não tinha ainda tido oportunidade de ler nenhuma obra dessa autora e gostei muito dessa primeira experiência.

Indico. ???

Lu 10/04/2023

Simples assim
Enquanto copio infinitos trechos deste livro, fico pensando por que gosto tanto de Martha Medeiros, a ponto de dizer que é minha cronista favorita... Em seus textos, eu me encontro tantas vezes, como se tivesse me vendo pelo espelho. A sensação que tenho é de que se fosse falar algo, diria exatamente igual, talvez não com a riqueza com que ela escreve da forma mais simples. Tenho vontade de aplaudir de pé tantas crônicas, vejo tantas pessoas nos trechos, que chego a mandá-los para brindar essas que me vêm ao pensamento... Nada mais justo do que compartilhar.

Há umas verdades doloridas de serem lidas também sobre amores ou amizades que tenho vontade de enviar, mas acabo guardando para mim com simples marcações... Mas o pensamento é enviado: essa foi pra você!

Simples assim fala um pouco sobre tudo da forma mais simples, conforme diz o título, e por esse motivo também de forma brilhante. Fala sobre o que acredito, sobre o amor, e o fim dele, sobre a esperança que as pessoas têm, sobre amizade, sobre perdas, sobre política, sobre o Brasil, sobre viagens, pessoas, comportamentos... E o tanto de dicas de livros (Pequenas Delicadezas, Mr. Gwyn, Boyhood, Os largados) filmes (Magia ao luar, Acima das nuvens) e músicas (Fan de Faith no More) que aparecem?!
A grande mensagem que vem em cada crônica é que tudo deve ser simples, vivido mesmo com simplicidade e leveza. Evite qualquer drama por qualquer motivo que seja, reaja da melhor maneira, encare o que tem para hoje e seja sempre mais você. Viver é simples assim! Apenas, viva, permita-se viver! E leia Martha Medeiros! Você vai se identificar... simples assim.
É uma delícia de saborear a qualquer hora do dia e com moderação. Não é um livro para ser devorado, mas degustado no sol ou na sombra, ao acordar ou antes de dormir, como um brinde ao final de semana, depois de um passeio na praça, uma caminhada...

Martha Medeiros é a melhor companhia para qualquer momento e lugar, um excelente exemplar para presentear qualquer pessoa (e eu penso no mínimo três que iriam amar como eu amei).

Leia mais no Blog! Acompanhe a infinita seleção de trechos e comente se desejar

site: http://lucianaavancini.blogspot.com/2023/04/simples-assim-martha-medeiros.html

Aline 18/11/2021

Leiam!!!
Nunca fui muito fã da expressão "Sou cadelinha de fulano!", PORÉM, tenho que admitir: EU SOU MUITO CADELINHA DA MARTHA!!! ??
Não consigo não ficar de cara no chão com a forma que essa mulher escreve:tão fluida, leve, tão dia a dia... A leitura flui tanto que vc tem que se segurar pra não devorar o livro inteiro em um átimo.
Difícil dizer um texto que eu goste mais, difícil não se identificar, difícil não se apaixonar por essa criatura e sua escrita!!! Se me perguntassem o que quero ser qua do crescer, eu responderia facilmente: Martha Medeiros!

Ícaro 06/07/2016

Resenha do livro: Simples Assim - Martha Medeiros
Desconfio que os leitores/fãs de Martha Medeiros foram os criadores da tão usada expressão “livro de cabeceira”. Isso porque, geralmente, a gente só coloca ao nosso lado da cama algum objeto funcional, prático, de uso contínuo, que nos faça dormir melhor. Sermos melhores, nem que seja por umas 6 horinhas, vai. Um creme hidratante que sua pele adora, um protetor labial, uma foto que guiará os seus sonhos e um livro da Martinha. Check list completo!

Ahh… inclua nessa lista também uma nova amiga. Sim, ler Martha Medeiros é bater um papo com uma melhor amiga, aquela que dá os melhores conselhos, que sabe dar uma pausa para pensarmos no assunto, que traz à tona reflexões que até então você não tinha parado para pensar. E nessa correria que vivemos refletir é um verbo difícil de ser aplicado na rotina.

“Simples Assim”, sua última coletânea de contos, originalmente publicadas nos jornais O Globo e Zero Horas, é mais um convite da autora para reflexões infinitas. Dessa vez com o mote da simplicidade: afinal, por qual motivo insistimos em deixar tudo mais confuso? Mais difícil? Menos acessível e tolerável?

As respostas não estão no livro. Estão dentro de você. Martinha só nos ajuda a encontra-las por meio de relatos pessoais, troca de e-mails com os seus leitores, indicações de obras e observações do dia a dia. Tudo em uma linguagem amigável, com um vocabulário diversificado e de fácil identificação.

Entre tantas coisas boas, destaquei dois trechinhos que exemplificam o poder dos textos do livro:

“…vale adotar desde cedo uma postura mais equilibrada entre a vida pessoal e a profissional, começando por essa questão de identidade: você não é o que você faz para ganhar dinheiro, você é o que você faz para ser feliz”. Crônica: O que você vai ser quando crescer?

“Amar é doar. Não vem do doer” – Crônica: Viciados em companhia

E por aí vai… passa pela situação política do país, por um show ao ar livre dos The Rolling Stones, pela Pont des Arts em Paris, por um abraço apertado de um pai ao despedir de um filho no aeroporto etc. Uma viagem literária riquíssima que certamente terminará ali, na cabeceira da sua cama.

site: https://vireiapaginasite.wordpress.com/2016/07/06/resenha-do-livro-simples-assim-martha-medeiros/
Karoucruz 16/03/2020minha estante
Perfeito. ??

Quedali 10/03/2020

Entrei em contato com Martha Medeiros por meio de um amigo que me enviou duas crônicas suas. Gostei de ambas e resolvi conhecer melhor a escritora. Comprei Simples Assim e comecei de pronto sua leitura. Bastaram ler de dez a doze de suas crônicas que meu estranhamento em relação a seus textos começaram. De maneira clara e objetiva, o livro é um amontoado de banalidades, senso-comum e narcisismo. Um dos piores livros de crônicas que já tive a oportunidade de ler. Ainda que a autora pretenda chamar a atenção para o valor das coisas simples da vida, o tratamento raso que ela dá aos acontecimentos, fatos e pessoas que narra em seus textos é desapaixonante! É perceptível que seu contato com o mundo ocorre por meio de valores e ideológia de uma pessoa de classe-média embasbacada que não entra verdadeiramente em relação com o que ocorre a sua volta! Assim, ela acredita, em uma de suas crônicas, que estabeleceu profundo contato com a cultura budista da Tailândia, enquanto fazia safari nas costas de um elefante ou caminhava descalça pelas praias daquele país.
Noutra crônica gasta páginas para tratar da falta de estacionamentos para automóveis e da ausência de educação de muitos motoristas como um problema quase existencial. Isto sem mencionar seus vistosos moralismo e complexo de vira-lata (também típicos de certo setor de nossa classe-média), ao falar, generalizando, de nossa corrupção endêmica e da péssima qualidade dos serviços públicos (ao mesmo tempo que fala mal dos altos impostos que pagamos).
Sinceramente, pode até ser que a autora tenha livros melhores e eu tenha escolhido o pior dela para começar. É uma possibilidade. Entretanto, não me arriscarei mais com Martha Medeiros.
rasiahrenata 02/04/2020minha estante
Comecei a ler Simples Assim essa semana, tambem meu primeiro de Martha Medeiros e so posso concordar com voce. Cronicas rasas e banais que estao me deixando frustrada, so nao sei se vale a pena continuar com a leitura :-(

Feeh 02/04/2023

Adoro a escrita da Martha Medeiros simples assim
Já comentei aqui o quanto sou fã da Martha Medeiros, amo tudo que ela escreve, li vários livros dela, publicação em colunas de jornal, eu amo a escrita dela, seu eu pudesse teria todos os livros dela na minha estante.

Simples Assim foi um 4que eu comecei a ler devagar sem presa pra concluir, mas que alongo da leitura foi me prendendo e fazendo viajar em cada tema das crônicas abordados no livro. O livro conta com 240 páginas recheada de boas histórias

Martha tem aquele olhar um olhar afiado, aponta essas pequenezas da vida que tanto trabalho nos dão e nos faz lembrar uma máxima muitas vezes esquecida: a vida está aí para ser vivida. Simples assim.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2023/04/simples-assim-autora-martha-medeiros.html

Sálvia 08/05/2022

"Simples Assim" [Martha Medeiros]
Que leitura gostosa, seus mini contos carregam muita nostalgia, além de abordar tamanha geografia nos relatos da autora em suas viagens (especificamente em Amsterdam), também abrange política, que envolve a relação de cidadão e governante, um ponto muito importante. Porém, com certeza aborda maior parte ao entretenimento, onde direciona o amor fiel da autora ao teatro e cinema. Por fim, relações entre amigos, profissionais, da família inclusive, ela relata detalhadamente sua infância, seu afeto maternal e toda sua linha de pensamento sobre.

Luiza.Andrade 20/01/2021

Simples Assim? Nem tanto
Uma leitura que parecia simples, mas não foi não, achei cansativa, pouco cativante, os textos não sincronizaram com o titulo do livro. Acredito que seja o último livro da Martha Medeiros que li. Simples Assim!

Elisa 25/12/2020

Primeiro livro de crônica que li e confesso que não gostei muito, talvez seja porque não estou acostumada com o estilo...

Ana Lyra 24/05/2021

Sobre a vida
Crônicas sobre a vida, sobre o cotidiano, algumas que identifiquei totalmente, outras já nem tanto, faz parte. Martha Medeiros,geralmente, tem uma jeito bem interessante de ver a vida, faz críticas pertinentes à política, à sociedade. É um livro leve, divertido, reflexivo, ótimo para entreter de forma inteligente.

kathrein.oliveira 18/08/2020

Martha é sempre um descanso
A Martha tem um talento de transformar o cotidiano , mesmo em suas postagens ores nuances em algo singelo e belo e é sempre um descanso ler os textos dela. Ela me faz refletir e sempre tenho vontade de escrever e de conhecer outros cronistas quando leio os livros dela

Luiza 23/04/2021

simples,genial e sensível.
não só um momento de prazer,mas também de aprendizado! martha fala sobre as nossas dores e felicidades do dia a dia,e sobre a bela complexidade humana. minha crônica preferida foi "viciados em companhia" .

Aline 20/04/2021

Ótimos textos
Martha sempre escreve de forma leve e descontraída.
Adorei a maioria dos textos.
Gosto muito quando Martha fala sobre os livros que leu. Eu gosto de anotar e colocar aqui no skoob para ler.
Cada crônica dela versa sobre variados temas.
Ela fala desde política até sobre falta de luz.
Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4