A noite dos desesperados

A noite dos desesperados Horace McCoy

Resenhas - A noite dos desesperados

Andre.Gomes 02/06/2020

Obra crítica ao Capitalismo.
A história do livro enfoca o contexto pós crise de 29, em que pessoas participam de concursos de dança visando as premiações e também obtenção de visibilidade, como o personagem principal, que é um ator desempregado. Muitos consideram essa obra precursora dos atuais Reality shows. O desenrolar da história deixa clara a intenção de que o show tem que continuar, independentemente da condição física ou mental dos participantes. Vale a pena conferir o livro, assim como o filme.

FelipeFalado 20/01/2015

Pra ler no busão: A noite dos desesperados
A noite dos desesperados é a versão brasileira do livro They shoot horses, don't they?, de Horace McCoy, escrito em 1935. O livro fala principalmente das competições de dança durante a Grande Depressão e foca a atenção no inocente protagonista Robert Syverten. Ele tem o sonho de ser um ator de Hollywood e vê na competição de dança um meio de ganhar dinheiro e atrair a atenção de diretores ou atores que possam estar assistindo a competição. A competição, no entanto, é de duplas. O par de Robert é a peça-chave do livro e motiva o leitor a chegar até a última página. O nome dela é Glória Beatty.

O relacionamento entre Gloria e Robert evolui enquanto conhecemos o quanto ingênuo robert é e o quanto Gloria representa os ideais perdidos daquela geração. Mais do que uma história que retrata uma época ou uma história sobre o relacionamento conturbados de dois párias, A noite dos desesperados é um livro surpreendente e que nos leva, ainda nos dias de hoje, a repensar o modo como vivemos e temos que viver para sobreviver ou se tornar o que queremos.

O livro já fora adaptado para o cinema em 1969 sob o mesmo título do original e foi dirigido por Sydney Pollack. Em 1983, o livro virou peça de teatro. O livro influenciou bandas e outros autores, entrando para minha lista de must-read.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/2014/08/pra-ler-no-busao-noite-dos-desesperados.html