Maquetes de Papel

Maquetes de Papel Paulo Mendes da Rocha

Resenhas - Maquetes de Papel

JuKirchhof 10/09/2023

Obra de arte
Para falar desse livro, primeiro temos que chamar ao foco a edição da Cosac Naify. Um verdadeiro tesouro artístico, suas páginas cortadas quase como curvas de nível já comunicam metade do caminho.

E no seu interior? As reflexões de um grande projetista, artista, arquiteto. Brasileiro que mostra que a nossa contribuição para o mundo transcende o "jeitinho".

Júlia 21/07/2021

Muito bom!
Edição lindíssima da Cosac Naify (que se não me engano fechou as portas, então aproveitem a oportunidade de obter alguma edição linda dessas deles na estante) e sobre o conteúdo não tenho nem o que opinar. Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto inteligentíssimo que manisfesta extrema criatividade e principalmente funcionalidade em seus projetos. O livro é um curso que ele deu há alguns anos. Uma perda grande para a arquitetura brasileira nesse ano de 2021. RIP

Pedro 03/06/2021

A graça e a beleza da vida feita com concreto e tijolo
Paulo Mendes da Rocha fala sobre não só a arquitetura, mas a vida como um todo, com uma paixão contagiante. O livro-aula consiste na transcrição de um curso dado por ele falando sobre a maquete de estudo no processo projetual. Seu método e descrição de projeto é feito de naturalidade tamanha que em pouco tempo você já está imerso na experiência, inclusive dos dois projetos trabalhados na aula, os quais não foram construídos . Sempre bom aprender com um dos maiores mestres da arquitetura que continua influenciando diariamente a mim e muitos outros, uma perda imensa o seu falecimento recentemente.

Maria 19/03/2021

?A graça e a beleza da vida feita com concreto e tijolo?
Uma mente brilhante, Paulo Mendes da Rocha é uma pessoa muito humilde, e isso foi pra mim o que mais transpareceu nessa obra.
No caso, foi um curso o qual ele foi convidado a dar sobre, como ele as chama, ?maquetinhas?. Ao longo da leitura foi passada a mim a leveza com a qual o arquiteto, ganhador do Pritzker de 2006, concebe seus projetos.
Meus trechos favoritos foram os em que ele foi mais informal, e onde ele trata a arquitetura como poesia...
Essa facilidade de passar suas ideias e humildade aliada ao seu conhecimento são, para mim, traços de grandes arquitetos e gênios, como ele.

Rodrigo.Ferreira 20/09/2020

Um grande livro
Incrível! Muito importante para quem participa de qualquer processo criativo e entende a importância dos primeiros passos de criação para o desenvolvimento e resultado!

Ianeoag 15/09/2020

Perfeito!!!
Uma aula incrível para quem se interessa pelo assunto!!!
Com referências e muitos ensinamentos

MF (Blog Terminei de Ler) 13/07/2020

Uma aula do maior arquiteto vivo
Livro “Maquetes de papel” do capixaba Paulo Mendes da Rocha, considerado o maior arquiteto brasileiro na atualidade, tendo conquistado o Prêmio Pritzker (o Oscar da arquitetura) de 2006, o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza (Itália), o Prêmio Imperial do Japão, em Tóquio, dentre outras premiações nacionais e internacionais.

Trata-se da transcrição de uma aula dada pelo professor Paulo Mendes da Rocha em meados de 2006, na cidade de Curitiba (PR). Em seus projetos, ele costuma criar maquetes de papel simples, de baixo custo de confecção. Tal maquete não é para ser exibida ao público. Ela é feita pelo arquiteto para ser utilizada pelo próprio arquiteto, como uma etapa de visualização física da ideia manifestada no papel, como uma forma de experimentação. Ainda segundo o professor, essa etapa é como uma “brincadeira” que traz em si, de certa maneira, um caráter lúdico.

O professor chama a atenção para a necessidade que o arquiteto tem de pesquisar aquilo que já foi realizado. Precisa pesquisar livros, lugares. Mais do que isso: é necessário entender a dinâmica das cidades contemporâneas, consideradas “mais ou menos infelizes”, nas palavras do professor, e tentar definir o papel social, político e crítico do arquiteto na apresentação de seus projetos. É necessário pensar bem naquilo que o projeto falará para as pessoas.

Embora voltado para arquitetos, ao utilizar uma linguagem mais informal, consultando outras áreas do conhecimento como História, Geografia, Filosofia, Artes Plásticas, etc., sua aula se torna acessível a pessoas de outras áreas. De certa forma, transforma o livro em um material interessante para qualquer pessoa que lide ou venha a lidar com algum tipo de projeto.

No livro, são citados dois projetos específicos: a Praça dos Museus da Universidade de São Paulo (2000) e o reservatório da cidade de Urânia (SP) (1968). Durante a elaboração das maquetes, segundo o professor, o arquiteto verifica o diâmetro certo, a altura certa, a escala humana, faz experimentações com um abajur/luminária para testar o efeito da luz sobre o conjunto, tenta se enxergar dentro da construção. Como se trata de uma maquete para experimentação, podem ser utilizados materiais de baixo custo e que permitam dinamismo nas alterações.

O grande destaque da aula do professor é a preocupação com o município, seus habitantes e todo o conjunto em si, em uma linguagem que recorre bastante a metáforas poéticas. Paulo Mendes da Rocha fala de forma apaixonada e cativante.

O livro, editado pela falecida Cosac Naify, como era costume da editora, é um projeto gráfico primoroso. O livro é uma maquete em si. As páginas, em diferentes tamanhos, simulam uma maquete topográfica.

Enfim, mesmo sendo um livro de arquitetura, é uma leitura interessante para qualquer profissional e/ou interessado no assunto. Entendo que o livro deve ser fiel à aula que foi ministrada. Contudo, sinto que poderia ter mais materiais de anexo como fotos de outros projetos do autor, comparativos entre planta, maquete e obra pronta, bem como mais notas de rodapé para o público mais leigo, etc.. Uma boa leitura.